Textos

A assembleia de Deus
O que significa assembleia e qual a de Deus? Vamos saber isso nesse breve trabalho. Existem muitas assembleias, mas seriam todas de Deus? Vejamos.

Quando os homens constituem uma organização religiosa, também dão nomes a elas, tanto nome para registro jurídico como nome de fantasia ou de fachada.

Assim, existem milhares de organizações religiosas e milhares de nomes para representa-las. Entretanto muitas têm o mesmo credo canônico, ou crêem nos mesmos princípios dogmático ou na mesma doutrina.

Se verificarmos os pontos doutrinários sobre os quais as igrejas neopentecostais estão fundadas, talvez possamos achar alguma doutrina pontual divergente, mas nada relevante.

Assim, a maioria se reúne no domingo para cultuar aquele que elas têm como Deus; não têm abstinência quanto aos alimentos, achando que isso é irrelevante para a salvação e vida eterna; acham que batismo nas águas é fundamental para o perdão dos pecados; não têm o lava pés na ceia, etc.

Também crêem na justificação do pecador pela ação sacrificial de Jesus no calvário, mas não crêem que é necessário obedecer certas regras propostas por Deus para a justificação do pecador, como obedecer a lei Dele ou os seus mandamentos, o decálogo.

Bem, assembleia significa ajuntamento de fiéis, de constituintes, de membros que comungam de certos princípios dogmático ou que tem interesses comuns; congregação.

Diz Deus em um texto bíblico que Ele está na assembleia dos justos, veja:
“...porque Deus está na congregação dos justos”. Sl. 14:5, última parte.

Entretanto, muitos usam esse mesmo salmo 14 para postular a tese de que não há nem um justo entre os humanos. E isso contraria a regra da hermenêutica, pois no texto diz que Deus está na congregação dos justos. Já discorremos sobre isso no texto que intitulamos “interpretando o Salmo 53”, e publicado em http://www.recantodasletras.com.br

O meu nickname nessa página é oliprest.

Mas certamente que Deus tem a sua assembleia. Pois diz um texto bíblico “A universal assembleia e igreja dos primogênitos inscritos nos céus. Hb. 12:23, primeira parte. João viu uma grande multidão no céu diante do trono, e uma voz lhe perguntou: “Quem são estes e de onde vieram? E ele respondeu, “Senhor! Tu sabes quem são e de onde vieram”. E lhe foi dito: “Estes vieram da grande tribulação...”. Ap. 7:14.

O povo referido por Joel é parte desse povo, veja: “Como o estrondo de carros sobre os cumes dos montes vão eles saltando, como o ruido da chama de fogo que consome o restolho, como um povo poderoso, posto em ordem de combate”. Joel 2:5.

Mas quem são os justos referendados em Salmo 14:5? Veja:
Filhinhos, ninguém vos engane, quem pratica a justiça é justo assim como Ele é justo. I Jo. 3:7. E que justiça é essa? “...Os teus mandamentos são a justiça”. Sl. 119:172 última parte.  

Mas eles não foram abolidos na nova dispensação da graça? Diz o Espírito Santo por Paulo: “Porque assim como a morte reinou pelo pecado, assim a graça reina pela justiça”. Rm. 5:21.

Portanto, há sim justos, os quais são os guardadores dos mandamentos de Deus, e que formam a assembleia dos santos, embora eles nem congreguem em assembleias, assim como Elias, que se julgava sozinho no meio do povo de Israel, mas a quem Deus disse que tinha separado sete mil varões que não tinham dobrado os seus joelhos a Baal, embora houvesse a assembleia de Jezabel e dos seus seguidores. Como foi naquele tempo, também hoje existem as congregações a que nomeiam de “assembleia de Deus”, embora eles não guardem os mandamentos de Deus, e até manifestem opinião contrária a eles. Por coisas que o Espírito de Deus realiza nos seus meios, presumem que Deus é com eles e que se agrada deles.
Guarulhos-SP, 16/06/2022
Oli Prestes
Missionário
oliprest
Enviado por oliprest em 16/06/2022
Alterado em 01/04/2023


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr