Textos

Caminhos diferentes e divergentes
Como um caminho diferente altera a formação de  pessoas, mesmo que elas tenham o mesmo princípio e estejam na mesma direção, e como o meio em que alguém vive pode implicar nisso? É o destino? Vejamos.

Dois irmãos ainda na infância foram apartados de si. Isso foi uma solução encontrada pela mãe deles que tinha expectativa de melhor vida para eles, visto que ela vivia uma vida dura e de pouca ou nenhuma expectativa de melhoria no curto prazo. Assim, eles foram doados para duas famílias e enviados para diferentes países distantes.

Os anos se passaram, e, por interesses de um deles, voltaram a se encontrar. Já eram adultos, tinham família, estavam vivendo as suas vidas seguindo os princípios que cada um recebeu dos seus tutores.

Mas o primeiro impacto que houve no reencontro tão esperado foi que eles não se entendiam. Foram educados com idiomas diferentes. Assim, era preciso usar intérprete entre eles, o que foi uma barreira muito grande. Pois não podiam manifestar toda ternura de ambos. E porque nem tudo poderia ser dito ou expressado através de intérprete. Ainda assim, continuaram demonstrando empatia e desejo de ser fraternos.

Mas outra barreira houve que não foi menor. Eles haviam sido criados e ensinados em princípios religiosos diferentes e antagônicos. Isso os fez se verem com desconfiança. Como se um não fosse amigo do outro, mas opositor.

E mais outro fator concorreu para os fazer serem ou parecerem mais estranhos, mesmo com todo desejo que houve no princípio de se confraternizar. Foi as suas sexualidades. Isso foi como uma pá de cal sobre o que já parecia mesmo diferente. Assim, acabaram por se separar com certa tristeza.

Assim, o homem, ser humano, é fruto do princípio ou do meio. Mas o princípio pode ser deixado se o meio for muito influente.

Então, nesse caso, a consanguinidade não pode determinar o comportamento e igualdade no caráter de alguém. Assim, dizer que "tá na veia ou tá no sangue", cai por terra. A verdade é que ninguém traz traço de caráter no sangue. Isso é questão de formação e influencia do meio.

Guarulhos-Sp, 25/06/2022

Oli Prestes
Missionário
oliprest
Enviado por oliprest em 25/06/2022


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr