Textos

Terapia preventiva
Já que terapia é tratamento, como tratar algo que ainda não adoeceu? O dicionário define terapia assim:

Tratamento que busca amenizar ou acabar com os efeitos de uma doença (física, psíquica, motora etc.); terapêutica. Técnica que trata doenças ou problemas psíquicos; psicoterapia. Terapia Ocupacional.

Então a terapia preventiva tem o objetivo de evitar que um mal ou uma enfermidade se instale no no organismo ou na psique.

Paulo, o apóstolo escolhido como o apóstolo dos gentios ensina como se exercitar de modo a não dar espaço para as doenças oportunistas.

Ele diz para um discípulo dele, o que também serve para nós:

1 Timóteo 4:15 OCUPA-TE DESSAS COISAS, DEDICA-TE INTEIRAMENTE A ELAS, PARA QUE TODOS POSSAM VER TEU PROGRESSO. 16 Tem cuidado de ti mesmo e do teu ensino; persevera nessas coisas. Dessa forma, salvarás tanto a ti mesmo como os que te ouvem.

E quais eram elas?

1 Timóteo 4:1  O Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns se desviarão da fé e darão ouvidos a espíritos enganadores e a doutrinas de demônios, 2 sob a influência da hipocrisia de homens mentirosos, que têm a consciência insensível. 3 Eles proíbem o casamento e ordenam a abstinência de alimentos que Deus criou para serem recebidos com ações de graças pelos que são fiéis e conhecem bem a verdade. 4 Visto que todas as coisas criadas por Deus são boas, nada deve ser rejeitado se for recebido com ações de graças, 5 pois são santificadas pela palavra de Deus e pela oração. 6 Ensinando essas coisas aos irmãos, serás bom ministro de Cristo Jesus, nutrido pelas palavras da fé e da boa doutrina que tens seguido. 7 Mas rejeita as fábulas profanas e insensatas. Exercita-te na piedade. 8 Pois O EXERCÍCIO FÍSICO É PROVEITOSO PARA POUCA COISA, mas A PIEDADE É PROVEITOSA PARA TUDO, visto que tem a promessa da vida presente e da futura. 9 Esta palavra é digna de crédito e de toda aceitação. 10 Pois é para isso que trabalhamos e lutamos, porque temos colocado nossa esperança no Deus vivo, o Salvador de todos os homens, especialmente dos que crêem. 11 Ordena e ensina essas coisas. 12 Ninguém te menospreze por seres jovem, mas procura ser exemplo para os fiéis, na palavra, no comportamento, no amor, na fé e na pureza. 13 Enquanto aguardas a minha chegada, aplica-te à leitura, à exortação e ao ensino. 14 Não deixes de desenvolver o dom que há em ti, que te foi dado por profecia, com a imposição das mãos dos presbíteros.

Hoje existe teoria de quê é preciso malhar, correr, caminhar, remar, etc a fim de manter o corpo saudável. Mas não é o que o apóstolo diz ou ensina para estar saudável física e psiquicamente.

Aliás, como vimos atrás, o exercício físico é de pouco proveito, MAS A CARIDADE, QUE SIGNIFICA A GUARDA DOS MANDAMENTOS, PARA TUDO É PROVEITOSA.

Vamos ouvir o que Jesus diz:

Mateus 24:42 Portanto, vigiai, pois não sabeis em que dia vem o vosso Senhor; 43 mas compreendei isto: se o dono da casa soubesse a que hora da noite o ladrão viria, vigiaria e não deixaria arrombar sua casa. 44 Por isso, ficai também preparados, pois o Filho do homem virá numa hora que não esperais.

E o ladrão aqui não é apenas uma comparação com a sua vinda, pois o inimigo pode assediar e acessar a mente ou psique e manipular o ser humano.  

Mateus 25:13 Portanto, vigiai, pois não sabeis nem o dia nem a hora.

Mateus 26:41 Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito está pronto, MAS A CARNE É FRACA.

Já que é assim, como se fortalecer?

2 Coríntios 12:10 Por isso, eu me contento nas fraquezas, nas ofensas, nas dificuldades, nas perseguições, nas angústias por causa de Cristo. Pois, quando sou fraco, então é que sou forte.

Então, quando Paulo enfraquecia a sua carne, ele ficava forte no Espírito.

Marcos 13:33 Tende cuidado! Vigiai! Porque não sabeis quando chegará o tempo.

Marcos 13:35 Portanto, vigiai, pois não sabeis quando o senhor da casa chegará; se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar do galo, se pela manhã, 36 para que, se chegar de repente, não vos ache dormindo. 37 O que vos digo, digo a todos: Vigiai!
Lucas 21:36 Vigiai, pois, orando em todo o tempo, para que possais escapar de todas essas coisas que haverão de acontecer e ficar em pé na presença do Filho do homem.

Jesus disse aos discípulos que vigiassem. E lançou-lhes em rosto por não terem ficado em oração nem por uma hora. E isso os levou a fugirem quando os guardas o prenderam

1 Coríntios 16:13 Vigiai, permanecei firmes na fé, portai-vos corajosamente, sede fortes.

Romanos 16:17 IRMÃOS, EXORTO-VOS QUE TENHAIS CUIDADO COM OS QUE CAUSAM DIVISÕES e colocam obstáculos ao ensino que aprendestes; AFASTAI-VOS DELES. 18 PORQUE ELES NÃO SERVEM A CRISTO, nosso Senhor, MAS A SEUS PRÓPRIOS INTERESSES; E ENGANAM O CORAÇÃO DOS INOCENTES COM PALAVRAS DOCES E lisonjas. 19 Pois a vossa obediência é conhecida por todos. Portanto, alegro-me em vós e quero que sejais sábios em relação ao bem, mas puros em relação ao mal.

Colossenses 2:8 TENDE CUIDADO PARA QUE NINGUÉM VOS TOME POR PRESA, POR MEIO DE FILOSOFIAS E SUTILEZAS VAZIAS, segundo a tradição dos homens, conforme os espíritos elementares do mundo, e não de acordo com Cristo.

Tito 2:2 EXORTA OS MAIS VELHOS PARA QUE SEJAM EQUILIBRADOS, respeitáveis, sóbrios, SADIOS NA FÉ, NO AMOR E NA CONSTÂNCIA; 3 AS MULHERES MAIS VELHAS, DE IGUAL MODO, SEJAM REVERENTE A NO VIVER, não caluniadoras, não dadas a muito vinho, MESTRAS DO BEM, 4 para que ensinem as mulheres novas a amarem o marido e os filhos, 5 a serem equilibradas, puras, eficientes no cuidado do lar, bondosas, submissas ao marido, para que não se fale mal da palavra de Deus. 6 EXORTA DE IGUAL MODO OS JOVENS PARA QUE SEJAM EQUILIBRADOS. 7 Que a tua conduta seja exemplar em tudo; na doutrina, mostra integridade, sobriedade, 8 linguagem sadia e irrepreensível, para que todo adversário seja envergonhado, não tendo como nos criticar. 9 Exorta os servos para que sejam submissos a seus senhores em tudo, agradando-os sem reclamar, 10 e que não furtem; em vez disso, devem demonstrar perfeita lealdade, para que em tudo mostrem a beleza da doutrina de Deus, nosso Salvador. 11 PORQUE A GRAÇA DE DEUS SE MANIFESTOU, TRAZENDO SALVAÇÃO A TODOS OS HOMENS e 12 ensinando-nos PARA QUE, RENUNCIANDO À IMPIEDADE E ÀS PAIXÕES MUNDANAS, VIVAMOS NESTE MUNDO DE MANEIRA SÓBRIA, JUSTA E PIEDOSA, 13 aguardando a bendita esperança e o aparecimento da glória do nosso grande Deus e Salvador, Cristo Jesus, 14 que se entregou a si mesmo por nós PARA NOS remir de toda a maldade e PURIFICAR PARA SI um povo todo seu, consagrado às boas obras. 15 FALA ESSAS COISAS, EXORTA E REPREENDE COM TODA AUTORIDADE. Ninguém te menospreze.

Hebreus 3:12 Irmãos, CUIDADO para que NUNCA SE ACHE EM QUALQUER UM DE VÓS UM CORAÇÃO PERVERSO E INCRÉDULO, QUE VOS DESVIE DO DEUS VIVO; 13 ANTES, EXORTAR UNS AOS OUTROS TODOS OS DIAS, durante o tempo que se chama Hoje, PARA QUE NENHUM DE VÓS SEJA ENDURECIDO PELO ENGANO DO PECADO.

Hebreus 12:15 Cuidado para que ninguém se abstenha da graça de Deus. QUE NENHUMA RAIZ DE AMARGURA, BROTANDO, VOS PERTURBE E muitos SEJAM CONTAMINADOS POR MEIO DELA. 16 Ninguém seja imoral ou profano, como Esaú, que por uma simples refeição vendeu o seu direito de primogenitura. 17 Porque sabeis que, mais tarde, querendo ele ainda herdar a bênção, foi rejeitado; e não achou lugar de arrependimento, ainda que o buscasse com lágrimas.

1 Pedro 5:7 LANÇANDO SOBRE ELE TODA VOSSA ANSIEDADE, pois ele tem cuidado de vós. 8 Tende bom senso e estai atentos. O Diabo, vosso adversário, anda em derredor, rugindo como leão que procura a quem possa devorar. 9 Resisti-lhe firmes na fé, sabendo que os mesmos sofrimentos estão acontecendo entre vossos irmãos no mundo. 10 E o Deus de toda graça, que em CRISTO vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes sofrido um pouco, ELE MESMO VOS HAVERÁ DE REABILITAR, CONFIRMAR, FORTALECER E ALICERÇAR.

2 João 1:8 Tende cuidado de vós mesmos para não destruirdes o fruto do nosso trabalho, mas para que, pelo contrário, venhais a receber plena recompensa. 9 Todo que vai além do ensino de Cristo e não permanece nele, não tem Deus. Quem permanece no ensino, esse tem tanto o Pai como o Filho.

1 Timóteo 5:11 Mas não inclua as viúvas mais novas, porque, quando suas paixões sensuais as afastam de Cristo, querem casar-se 12 e, por violar o primeiro compromisso de fé, tornam-se condenáveis. 13 ALÉM DISSO, APRENDEM TAMBÉM A SER OCIOSAS, ANDANDO DE CASA EM CASA, e não somente ociosas, mas TAMBÉM FALADEIRAS E IRREQUIETAS, FALANDO O QUE NÃO CONVÉM.

Como vimos, a terapia preventiva alcança jovens e velhos, homens e mulheres, inclusive mulheres casadas e mesmo viúvas.

Então saia da academia, deixe de querer mostrar boa forma física, e busque se exercitar no que é proveitoso para tudo, a caridade, a qual é a observância dos mandamentos de Deus, e isso lhes tornará aptos em tudo, inclusive fisicamente.

Guarulhos-Sp, 4/07/2022

Oli Prestes
Missionário
oliprest
Enviado por oliprest em 04/07/2022
Alterado em 04/07/2022


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr