Textos

O próximo distante
Vamos falar do próximo no sentido de pessoas. Pessoas que estão bem próximas mesmo, mas que ao mesmo tempo estão longe do coração dos seus circundantes.

Muito se fala no meio evangélico sobre amar o próximo como a si mesmo, embora pareça que não haja perfeito entendimento disso. Porque o amor não faz mal, e o amor, nesse caso, é amar segundo os mandamentos, ou seja, honrar o pai e a mãe, não matar, não roubar, não adulterar, não cobiçar e não levantar falso testemunho contra o próximo. Mt. 19:17-19.

Entretanto, Paulo, o apóstolo, o elastece, e faz uma conceituação empírica, dizendo que o amor age assim:
"O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. 1 Co. 13:4-7.

Mas o que se vê é que os filhos desprezam os pais, os cônjuges vivem em conflitos, os familiares não são harmoniosos, etc.

Assim, se cumpre o que estava profetizado sobre o comportamento humano. E isso tanto nas Escrituras antigas, a que nomeiam de velho testamento, como no que convencionaram chamar de novo testamento.

Isso mostra a grande sabedoria de Deus, o qual previu tudo com milhares de anos de antecedência. Veja:

Não creiais no amigo, nem confieis no vosso guia; daquela que repousa no teu seio, guarda as portas da tua boca.
Porque o filho despreza ao pai, a filha se levanta contra sua mãe, a nora contra sua sogra, os inimigos do homem são os da sua própria casa. Miquéias 7:5-6.

E Jesus também falou sobre isso, veja:

E o irmão entregará à morte o irmão, e o pai o filho; e os filhos se levantarão contra os pais, e os matarão. Mateus 10:21.

Porque daqui em diante estarão cinco divididos numa casa: três contra dois, e dois contra três. O pai estará dividido contra o filho, e o filho contra o pai; a mãe contra a filha, e a filha contra a mãe; a sogra contra sua nora, e a nora contra sua sogra. Lucas 12:52-53.

E falando do comportamento humano, diz o Espírito Santo pelo apóstolo Paulo:

Sabe, porém, isto: Que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, DESOBEDIENTES A PAIS E MÃES, ingratos, profanos, sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, intemperantes, cruéis, sem amor para com os bons, traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus. 2 Timóteo 3:1-4.

E quem não tem cuidado dos seus é pior do que incrédulo.

"Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel." 1 Timóteo 5:8.

Portanto, como diz Deus pelo profeta Miquéias, não vos fieis do amigo, e guarda a tua boca daquela que repousa no teu seio, a tua mulher.

Natal-Rn, 22/10/2022.

Oli Prestes
Missionário
oliprest
Enviado por oliprest em 22/10/2022


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr