Textos

A casa de Deus
Onde é a habitação de Deus, se é que Ele tem um lugar para habitar? Acaso Ele precisa de um lugar no qual, como os humanos, possa estar? Vejamos.

"Mas, na verdade, habitaria Deus na terra? Eis que os céus, e até o céu dos céus, não te poderiam conter, quanto menos esta casa que eu tenho edificado". 1 Rs. 8:27.

Por esse texto de Salomão, quando da oração dele por ocasião da dedicação do templo que ele construiu para nele habitar o nome do Senhor, vemos que uma construção não é capaz de conter Deus. Pois disse Estevão:
"Mas o Altíssimo não habita em templos feitos por mãos de homens, como diz o profeta: O céu é o meu trono, e a terra o estrado dos meus pés. Que casa me edificareis? diz o Senhor, ou qual é o lugar do meu repouso? Porventura não fez a minha mão todas estas coisas?" At. 7:48-50.

Outro texto diz: "Por que dirão os gentios: Onde está o seu Deus? Mas o nosso Deus está nos céus; fez tudo o que lhe agradou." Sl. 115:2 e 3. Ou: "Não te precipites com a tua boca, nem o teu coração se apresse a pronunciar palavra alguma diante de Deus; porque Deus está nos céus, e tu estás sobre a terra; assim sejam poucas as tuas palavras." Ec. 5:2.

Bem, mas um texto diz que Ele também habita com humanos, veja: Isaías 57:15 Porque assim diz o Alto e o Sublime, que habita na eternidade, e cujo nome é Santo: NUM ALTO E SANTO LUGAR HÁBITO; COMO TAMBÉM COM O CONTRITO E ABATIDO DE ESPÍRITO, para vivificar o espírito dos abatidos, e para vivificar o coração dos contritos.

Mas, se o céu e os céus dos céus não podem conte-Lo, como Ele poderia habitar em humano?

"ESTAI EM MIM, E EU EM VÓS; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. Eu sou a videira, vós as varas; QUEM ESTÁ EM MIM, E EU NELE, ESSE DÁ MUITO FRUTO; porque sem mim nada podeis fazer. Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito." João 15:4, 5 e 7.

Como isso é possível?

"E AQUELE QUE GUARDA OS SEUS MANDAMENTOS NELE ESTÁ, E ELE NELE. E nisto conhecemos que ele está em nós, e que tem nos dado o seu Espírito." 1 Jo. 3:24.

Então os templos onde os religiosos se reúnem é casa de Deus? Disse o próprio Jesus:

"E, entrando no templo, começou a expulsar todos os que nele vendiam e compravam, dizendo-lhes: Está escrito: A minha casa é casa de oração; mas vós fizestes dela covil de salteadores." Lc. 19:45 e 46.

Acaso isso não acontece nos templos de hoje?

Além de todo tipo de coisas que comercializam neles, também fazem negócio com a fé dos desavisados e descuidados, pois prometem a Terra e o céu para eles em troca dos seus bens e haveres.

Portanto, como disse o Mestre, "Olhai que ninguém vos engane; porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos. Mc. 13:5 e 6.

Guarulhos SP, 17/06/2023

Oli Prestes
Missionário
oliprest
Enviado por oliprest em 16/06/2023


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr