Textos

Quem está em Cristo, nova criatura é
Isso disse Paulo, o maior evangelista que já houve. Mas, o que isso significa? Como é possível estar em Cristo e com Ele? Vejamos!

Em relação a Cristo, poucos chegaram ao entendimento perfeito, de que Ele não é um outro nome de Jesus, mas a pessoa jurídica de Deus, ou seja, a palavra d Deus.

Um texto bíblico diz: Romanos 8:1 PORTANTO agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o espírito. 2 Porque a lei do espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte. 3 Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne; 4 Para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o espírito. 5 Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o espírito para as coisas do espírito. 6 Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do espírito é vida e paz. 7 Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser. 8 Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus. 9 Vós, porém, não estais na carne, mas no espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. 10 E, SE CRISTO ESTÁ EM VÓS, O CORPO, NA VERDADE, ESTÁ MORTO POR CAUSA DO PECADO, MAS O ESPÍRITO VIVE POR CAUSA DA JUSTIÇA. 11 E, se o Espírito daquele que dos mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dos mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita. 12 De maneira que, irmãos, somos devedores, não à carne para viver segundo a carne. 13 PORQUE, SE VIVERDES SEGUNDO A CARNE, MORREREIS; MAS, SE PELO ESPÍRITO MORTIFICARDES AS OBRAS DO CORPO, VIVEREIS. 14 PORQUE TODOS OS QUE SÃO GUIADOS PELO ESPÍRITO DE DEUS ESSES SÃO FILHOS DE DEUS.

Esse texto do apóstolo Paulo aos Romanos, por si só é suficiente para o entendimento de como estar em Cristo, e de como andar em espírito.

Mas os escribas fizeram uma tradução espúria de parte desse texto, a saber, do versículo três, o qual eu reproduzo a seguir:

Porquanto o que era impossível à LEI, visto como estava ENFERMA PELA CARNE, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne.

Lei enferma? É pra rir.

Veja esta proposta de tradução: Porquanto o que era impossível à carne, visto como estava enferma pelo pecado, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pela Lei condenou o pecado na carne.

Por causa disso, muitos são enganados, e rejeitam a Lei Perfeita e Eterna, a qual é A Verdade de Deus, e que pode libertar da lei do pecado e da morte o homem. Rm. 8:2.

No texto "Varões perfeitos", eu evidencio como ser perfeito, segundo o conceito divino.

Viver segundo a carne é esclarecido neste texto:

Gálatas 5:19 Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: Prostituição, impureza, lascívia, 20 Idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, 21 Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.

Elas são opostas a Lei do Espírito, que são:

Mas o fruto do Espírito é: caridade, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. 23 Contra estas coisas não há lei. 24 E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. 25 Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito. Gl. 5:22-25.

Outros textos enfatizam que a nova criatura não é quem passou por um batismo físico, mas os que cumprem os mandamentos de Deus, veja:

1 João 2:29 Se sabeis que ele é justo, sabeis que todo aquele que pratica a justiça é nascido dele.

Ora, a Justiça de Deus são os seus mandamentos. Sl. 119:172, u.parte. Ou

1 Pedro 1:23 Sendo DE NOVO GERADOS, não de semente corruptível, mas da incorruptível, PELA PALAVRA DE DEUS, viva, e que permanece para sempre.

A Palavra de Deus não é as Escrituras, como alguns afirmam, mas a Lei de Deus, a qual é o Caminho, a Verdade, a vida, a luz, a lâmpada, a justiça e o amor de Deus. Ml. 2:8; Sl. 119:160, p.parte e 142, u.parte; Jo. 12:50, p.parte; Sl. 119:105; Pv. 6:23; Sl. 119:172, u.parte; I Jo. 5:3 e Jo. 15:9 e 10.

Portanto, guarde a lei de Deus, para estar em Cristo e ser nova criatura.

São Paulo, 31/08/2023

Oli Prestes
Missionário
oliprest
Enviado por oliprest em 31/08/2023


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr