Textos

Diamante sem valor
O diamante é uma das pedras preciosas mais duras que existem. Deus compara o coração do seu povo com ela. Mas, em que aspecto? Vejamos.

Apesar de que existe pensamento de que o coração é simplesmente um órgão para bombear sangue no corpo, há também referência a ele como capaz de pensar, de ter emoção, de ser a sede dos sentimentos humanos. E, quanto a isso, é o que Deus diz sobre ele. Falamos disso no texto que compomos e intitulado "um coração pensante".

Mas, apesar de ele ser capaz de poder fazer uma pessoa agir para bem, ele também pode agir para mal. Assim, se ele for de um homem natural, ele pode ser insensível, sem compreensão das coisas espirituais e também perverso. Afirmo isso porque Deus diz que o homem natural não entende as coisas do espírito de Deus, porque elas se discernem espiritualmente, mas que o homem espiritual entende todas as coisas e de ninguém ele é discernido. Literalmente diz:

"Ora o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido". 1 Co. 2:14 e 15.

Assim, Deus afirma através da Bíblia, que o coração do seu povo é inclinado para "O MAL", ou seja, para o pecado, e que o faz de coração, ou seja, de caso pensado.

Nesse caso não faz sem saber o que faz, mas opta por fazê-lo.

E isso é muito ruim, porque "quem sabe fazer O BEM e não faz, comete pecado". Tg. 4:17. Quero ressalvar que "O BEM" é um adjetivo da Lei de Deus, enquanto que O MAL é o pecado. Rm. 7:7-23.

Por isso, já que é uma decisão do coração humano fazer contrário ao propósito do criador, então é rebeldia e, portanto, dureza de coração. E essa dureza é comparada por Deus à dureza do diamante. Textualmente diz:

"Sim, FIZERAM OS SEUS CORAÇÕES DUROS COMO DIAMANTE, para que não ouvissem a lei, nem as palavras que o Senhor dos Exércitos enviara pelo seu Espírito mediante os profetas precedentes; donde veio a grande ira do Senhor dos Exércitos." Zc. 7:12. E vejamos que Deus diz que fazem isso para não dar ouvidos a Lei Dele.

Diz o Espírito Santo:

"Eis que tu que tens por sobrenome judeu, e repousas na lei, e te glorias em Deus; e sabes a sua vontade e aprovas as coisas excelentes, sendo instruído por lei; e confias que és guia dos cegos, luz dos que estão em trevas, instruidor dos néscios, mestre de crianças, que tens a forma da ciência e da verdade na lei; tu, pois, que ensinas a outro, não te ensinas a ti mesmo? Tu, que pregas que não se deve furtar, furtas? Tu, que dizes que não se deve adulterar, adulteras? Tu, que abominas os ídolos, cometes sacrilégio? Tu, que te glorias na lei, desonras a Deus pela transgressão da lei? Rm. 2:17-23.

Portanto, já que isso é uma decisão pessoal, optemos por dar ouvidos à Lei de Deus, a fim de que Ele possa operar através de nós o seu querer e o seu efetuar, como diz o seu Espírito por Paulo. Fp. 2:13.

São Paulo-Sp, 23/09/2023.

Oli Prestes
Missionário
oliprest
Enviado por oliprest em 22/09/2023


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr