Textos

Agigantando o inimigo
O medo faz uma lagartixa se tornar um crocodilo aos olhos do medroso. Isso aconteceu com alguns espias de Israel enviados por Moisés. As consequências são terríveis.

Dos doze espias enviados por Moisés para espiarem a terra da promissão, dez deram relatório aterrador sobre os moradores da terra. Veja.

Números 13:1 E FALOU o Senhor a Moisés, dizendo: 2 Envia homens que espiem a terra de Canaã, que eu hei de dar aos filhos de Israel; de cada tribo de seus pais enviareis um homem, sendo cada qual maioral entre eles. 3 E enviou-os Moisés do deserto de Parã, segundo o dito do Senhor; todos aqueles homens eram cabeças dos filhos de Israel. 17 Enviou-os pois Moisés a espiar a terra de Canaã: e disse-lhes: Subi por aqui para a banda do sul, e subi à montanha: 18 E vede que terra é, e o povo que nela habita; se é forte ou fraco; se pouco ou muito; 19 E qual é a terra em que habita, se boa ou má: e quais são as cidades em que habita, se em arraiais, se em fortalezas. 20 Também qual é a terra, se grossa ou magra: se nela há árvores, ou não: e esforçai-vos, e tomai do fruto da terra. E eram aqueles dias os dias das primícias das uvas. 21 Assim subiram, e espiaram a terra desde o deserto de Zim, até Reobe, à entrada de Hamate. 22 E subiram para a banda do sul, e vieram até Hebrom; e estavam ali Aimã, Sesai, e Talmai, filhos de Enaque: e Hebrom foi edificada sete anos antes de Zoã no Egito. 23 Depois vieram até ao vale de Escol, e dali cortaram um ramo de vide com um cacho de uvas, o qual trouxeram dois homens sobre uma verga: como também romãs e figos. 24 Chamaram àquele lugar o vale de Escol, por causa do cacho que dali cortaram os filhos de Israel. 25 Depois voltaram de espiar a terra, ao fim de quarenta dias. 26 E caminharam, e vieram a Moisés e a Aarão, e a toda a congregação dos filhos de Israel no deserto de Parã, a Cades, e, tornando, deram-lhes conta a eles, e a toda a congregação, e mostraram-lhes o fruto da terra. 27 E contaram-lhe, e disseram: Fomos à terra a que nos enviaste; e verdadeiramente mana leite e mel, e este é o fruto. 28 O POVO PORÉM QUE HABITA NESSA TERRA É PODEROSO, e AS CIDADES FORTES E MUITO GRANDES; e também ali vimos os filhos de Enaque. 31 Porém os homens que com ele subiram disseram: NÃO PODEREMOS SUBIR CONTRA AQUELE POVO, PORQUE É MAIS FORTE DO QUE NÓS. 32 E INFAMARAM A TERRA, QUE TINHAM ESPIADO, PERANTE OS FILHOS DE ISRAEL, dizendo: A TERRA, PELO MEIO DA QUAL PASSAMOS A ESPIAR, É TERRA QUE CONSOME OS SEUS MORADORES; E TODO O POVO QUE VIMOS NO MEIO DELA SÃO HOMENS DE GRANDE ESTATURA. 33 Também VIMOS ALI GIGANTES, FILHOS DE ENAQUE, DESCENDENTES DOS GIGANTES: e ÉRAMOS AOS NOSSOS OLHOS COMO GAFANHOTOS, ASSIM TAMBÉM ÉRAMOS AOS SEUS OLHOS.

Isso foi o bastante para desanimar o povo de Israel, o qual tinha visto tudo o que Deus havia feito por ocasião da libertação daquele povo de sob o jugo de Faraó. Por causa disso o povo se voltou contra Moisés, e chorou e se lamentou, levando Deus a se irritar e tomar a decisão de punir aquele povo e fazê-lo voltear pelo deserto por quarenta anos, até que todos os guerreiros fossem exterminados na peregrinação. Dos seiscentos e três mil e quinhentos que manejavam espada, que haviam saído do Egito, só Josué e Calebe entraram na terra prometida.

Apesar desse grande exemplo registrado nas Sagradas Escrituras, ainda hoje muitos do povo que se diz de Deus continuam agigantando os seus inimigos e os seus problemas, murmurando e se maldizendo como fez aquele povo naquela ocasião.

E, com isso, nega a Deus e não confia nele, razão porque não recebe Dele aquilo que almeja. Pois há um texto bíblico que diz: "Peça-a, porém, com fé, não duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento e lançada de uma para outra parte. NÃO PENSE TAL HOMEM QUE RECEBERÁ DO SENHOR ALGUMA COISA. O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos". Tg. 1:6-8.

Portanto, não convém pintar o bicho de tal modo que ele pareça um monstro invencível. Afinal, Deus é sobre tudo e sobre todos. Mas diz: "Humilhai-vos pois debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte; lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós ". 1 Pe. 5:6 e 7.

São Paulo SP, 28/09/2023

Oli Prestes
oliprest
Enviado por oliprest em 28/09/2023


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr