Textos

Fuja também disto
Há pessoas e coisas das quais precisamos fugir; de pessoas que podem nos fazer tropeçar, e coisas que são tropeços e não concorrem para a santificação, senão para erro. Quais?

Paulo, o maior Evangelista do qual se tem conhecimento, escrevendo para Timóteo, seu filho na fé, mandou que ele fugisse da paixão da mocidade. Veja:

‘Fuja das paixões da mocidade. Siga a justiça, a fé, o amor e a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor”. 2 Tmt. 2:22.

Que paixão seria essa?

Há certa confusão entre amor e paixão, o que leva a muitos a se apaixonarem perdidamente por pessoas, o que não convém. Porque mesmo que fosse amor, nem sempre o outro merece, ou o outro já tem compromisso ou não tem o mesmo sentimento por quem lhe ama. Se for paixão é pior, porque esta é loucura, como disse Salomão. Pv. 9:13.

A paixão leva a desvario, o que leva alguém a fazer o que não deve, tanto pra si como para outros.

Outrossim, falando ainda da paixão da mocidade, há tantas coisas fúteis pelas quais os jovens se apaixonam, que os leva a viver uma vida pouco altruísta. Pode ser a busca da beleza facial, o corpo ideal, esportes, enfim. Lembrando que Deus inspirou Salomão para dizer que tudo é vaidade, e que a juventude da vida também é vaidade. Ec. 1:2 e 12:8. Ele diz mais para eles:

“Alegre-se, jovem, na sua mocidade, e que o seu coração lhe dê muita alegria nos dias da sua juventude. Ande nos caminhos que satisfazem ao seu coração e agradam aos seus olhos; saiba, porém, que de todas estas coisas Deus te pedirá contas”. Ec. 11:9.

Mas ainda há coisas das quais todos devem fugir, tanto jovens quanto adultos. Uma delas é a idolatria. E isto é muito sério e é uma ação que tem sido praticada por inúmeras pessoas. E o Espírito Santo diz por Paulo: “Portanto, meus amados, FUJAM DA IDOLATRIA”. 1 Co.10:14.

Ressalvando que idolatria não é só o culto prestado a imagens e se encurvar (ajoelhar) diante delas, mas o amor ao dinheiro também, veja:

“Fiquem sabendo disto: nenhuma pessoa imoral, impura ou avarenta — PORQUE A AVAREZA É IDOLATRIA — tem herança no Reino de Cristo e de Deus”. Ef. 5:5.

“Portanto, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena: imoralidade sexual, impureza, paixões, maus desejos E A AVAREZA, QUE É IDOLATRIA.” Cl. 3:5.

Portanto, fuja também dessas coisas, pois quem as pratica não pode herdar o reino de Deus.

Guarulhos-Sp, 02/02/2024

Oli Prestes
Missionário
oliprest
Enviado por oliprest em 01/02/2024


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr