Textos

Arrependimento não paga dívida
Eu penso que um sem número de religiosos quando oram não confessam as suas faltas e pecados para Deus, mas pedem perdão de modo genérico.

Entretanto, segundo alguns textos bíblicos, isso não é correto nem vale como pedido de perdão. Senão vejamos.

Disse o justo Jó:

“…se, como Adão, encobri as minhas transgressões, ocultando a minha iniquidade em meu íntimo, porque eu tinha medo da grande multidão, e o desprezo das famílias me apavorava, fazendo com que eu me calasse e não saísse da porta…” Jó 31:33 e 34.

Ora, é preciso que reconheçamos o pecado cometido e o confessemos. Afinal, como diz o Espírito Santo por João, “Pois, se o nosso coração nos acusar, Deus é maior do que o nosso coração e conhece todas as coisas.” 1 Jo. 3:20.
  
“TÃO SOMENTE RECONHEÇA A SUA INIQUIDADE, RECONHEÇA QUE VOCÊ TRANSGREDIU CONTRA O SENHOR, seu Deus, E QUE VOCÊ SE PROSTITUIU com os estranhos debaixo de todas as árvores frondosas E NÃO DEU OUVIDOS À MINHA VOZ”, diz o Senhor.” Jr. 3:13.

O publicano se reconheceu como indigno, veja:

“O publicano, estando em pé, longe, nem mesmo ousava levantar os olhos para o céu, mas batia no peito, dizendo: “Ó DEUS, TEM PENA DE MIM, QUE SOU PECADOR!” Lc. 18:13.

Os que iam para ser batizados por João, também confessavam os pecados deles, veja.

“Então os moradores de Jerusalém, de toda a Judéia e de toda a região em volta do Jordão iam até onde ele estava. E, CONFESSANDO OS SEUS PECADOS, ERAM BATIZADOS POR ELE no rio Jordão.” Mt. 3:5 e 6.

Mas é preciso que haja arrependimento e conversão, veja:

“Portanto, ARREPENDAM-SE E SE CONVERTAM, PARA QUE SEJAM CANCELADOS OS SEUS PECADOS,” At. 3:19.

Portanto, “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.” 1 Jo. 1:9.

Guarulhos SP, 03/02/2024

Oli Prestes
Missionário
oliprest
Enviado por oliprest em 02/02/2024
Alterado em 09/02/2024


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr