Textos

Mais barato ou menos caro?
A linguagem que é usada no dia a dia ou até mesmo na mídia nem sempre é uma linguagem correta ou que dá o verdadeiro sentido ou significação ao que é dito.

E um exemplo disso é o uso do “mais”.

Se usa muito a expressão “mais barato”, quando se deveria usar a expressão “menos caro”. Porque, quando se diz que uma coisa está mais barato, é porque ela estava barato, mas agora está mais.

Eu não sou professor de línguas muito menos de gramática, mas, como escritor, eu percebo certas nuances na linguagem usada cotidianamente para expressar situações que não correspondem aos fatos.

Uma outra coisa que se passou a usar na linguagem é o vocábulo forma em lugar de modo. Ora, forma se refere a figura, e modo a comportamento. Entretanto, hoje elas são sinônimas. Assim, ao invés de se dizer desse modo, se diz dessa forma.

Outro vocábulo que está em voga na linguagem é o uso e abuso de “você”. Isso não seria problema na fala nativa para nativos falantes do nosso idioma, mas para um gringo, ou para fazer a tradução correta do que se fala, fica muito difícil, principalmente se usando o tradutor mecânico. Há youtuber, como o do “ancapsu”, que abusa dessa palavra tornando difícil a compreensão do que ele quer dizer.

É verdade que a língua é viva e dinâmica, mas isso não nos dá o direito de usá-la ao nosso bel prazer, e jogar com as palavras de modo incoerente, ou fazer da comunicação coisa para grupo restrito.

A comunicação é uma das artes mais bonitas que Deus criou para o homem, mas que está em um processo de deterioração. Há no nosso país linguagem tão difícil de entender, que só os do grupo a que o falante pertence entende.

Eu tive um discípulo que, quando ele foi adotado no nosso meio, eu não entendia metade do que ele falava. E olha que ele é de um Estado brasileiro do qual eles dizem ter o melhor modo de falar, o Maranhão. Felizmente ele me deu ouvidos no que eu lhe orientei e buscou estudar pela web, e alcançou conhecimento, que melhorou muito a sua comunicação.

É bom se fazer entender naquilo que se diz, e isso requer estudo e exercício.

Oli Prestes
Missionário
oliprest
Enviado por oliprest em 07/03/2024


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr