Áudios


NÃO FARÁS IMAGEM DE ESCULTURA
Na ordem que encontramos nas Escrituras, esse é o segundo mandamento da Lei de Deus. Vamos considerar esse mandamento, e ver como ele está sendo transgredido mesmo pelo povo que se nomeia de povo de Deus, e que também diz reprovar a confecção de imagens para adorar.

Para tudo o homem quer ter representação, e para tudo ele faz imagem; mesmo para as coisas que não se vêem, como energia elétrica, vento, pensamento, além de sentimentos e abstrações como: amor, ódio, desejo, paixão, etc.

Assim, o homem quer sempre ter algo diante de seus olhos, a fim de formar idéia e juízo delas. Por isso também quer fazer imagens dos seus objetos de cultos e adorações. Mas isso não está de acordo com o propósito divino, que, na síntese moral deixada para o homem, disse expressamente: “Não farás para ti imagem de escultura. Não te encurvarás a ela, nem lhe darás culto”. Ex. 20:4 e 5.

O próprio Deus, quando da formação da nação de Israel, não apareceu em forma alguma a eles a fim de que o povo não fizesse imagem dele para adorar, veja:

"Guardai, pois, com diligência as vossas almas, pois nenhuma figura vistes no dia em que o Senhor, em Horebe, falou convosco do meio do fogo; para que não vos corrompais, e vos façais alguma imagem esculpida na forma de qualquer figura, semelhança de homem ou mulher; figura de algum animal que haja na terra; figura de alguma ave alada que voa pelos céus; figura de algum animal que se arrasta sobre a terra; figura de algum peixe que esteja nas águas debaixo da terra; que não levantes os teus olhos aos céus e vejas o sol, e a lua, e as estrelas, todo o exército dos céus; e sejas impelido a que te inclines perante eles, e sirvas àqueles que o Senhor teu Deus repartiu a todos os povos debaixo de todos os céus." Dt. 4:9-15.

Por conseguinte, quando Moisés morreu, o próprio Deus providenciou o sepultamento de Moisés. Pois Moisés era muito temido e querido pelo povo contemporâneo seu, os que sob a sua liderança estiveram demandando para Canaã, a terra da promissão.

Apesar do respeito que os seus liderados tinham por seu líder, ele previu que, após a sua morte, eles iriam se desviar do propósito determinado por Deus para eles, e que eles fariam imagens e adorariam os exércitos dos céus, e que por isso eles seriam espalhados pelo meio dos povos, e que Deus os puniria por isso, veja:

"Mas o Senhor vos tomou, e vos tirou da fornalha de ferro do Egito, para que lhe sejais por povo hereditário, como neste dia se vê. Também o Senhor se indignou contra mim por causa das vossas palavras, e jurou que eu não passaria o Jordão, e que não entraria na boa terra que o Senhor teu Deus te dará por herança. Porque eu nesta terra morrerei, não passarei o Jordão; porém vós o passareis, e possuireis aquela boa terra. Guardai-vos e não vos esqueçais da aliança do Senhor vosso Deus, que tem feito convosco, e não façais para vós escultura alguma, imagem de alguma coisa que o Senhor vosso Deus vos proibiu. Porque o Senhor teu Deus é um fogo que consome, um Deus zeloso. Quando, pois, gerardes filhos, e filhos de filhos, e vos envelhecerdes na terra, e vos corromperdes, e fizerdes alguma escultura, semelhança de alguma coisa, e fizerdes o que é mau aos olhos do Senhor teu Deus, para o provocar à ira; hoje tomo por testemunhas contra vós o céu e a terra, que certamente logo perecereis da terra, a qual passais o Jordão para a possuir; não prolongareis os vossos dias nela, antes sereis de todo destruídos. E o Senhor vos espalhará entre os povos, e ficareis poucos em número entre as nações às quais o Senhor vos conduzirá. E ali servireis a deuses que são obra de mãos de homens, madeira e pedra, que não vêem, nem ouvem, nem comem, nem cheiram." Dt. 4:20-28.

Mas não é fácil, o povo quer ver para crer. E assim, não atentando para as palavras do Senhor, imaginam fantasias e vaidades, que sutilmente vão medrando como erva daninha no meio da comunidade separada e escolhida para ser povo escolhido, nação santa e sacerdócio real.

Enquanto Moisés demorava no monte de Sinai, o povo instou com seu irmão Arão, o sacerdote, para que lhe fizesse um deus para que fosse diante deles, o qual dando ouvidos a ele fez conforme a sua vontade, o que resultou em ira da parte de Deus, e morte para milhares do povo. E Deus teria destruído todo aquele povo se Moisés não se tivesse interposto entre o povo e Deus, suplicando por ele ao Senhor.

No passado, talvez devido à prática dos povos pagãos que circunvizinhavam o povo escolhido, eles fizeram imagens do sol, da lua, das estrelas, além de imagens de homens que eles consideravam iminentes ou ilustres, transgredindo os mandamentos da Lei de Deus, veja:

"E serão assolados os vossos altares, e quebradas as vossas imagens do sol e derrubarei os vossos mortos, diante dos vossos ídolos." Ez. 6:4.

"E a glória do seu ornamento ele a pôs em magnificência, mas eles fizeram nela imagens das suas abominações e coisas detestáveis; por isso eu lha tenho feito coisa imunda." Ez. 7:20.

"E disse-me: Filho do homem, vês tu o que eles estão fazendo? As grandes abominações que a casa de Israel faz aqui, para que me afaste do meu santuário? Mas ainda tornarás a ver maiores abominações. E levou-me à porta do átrio; então olhei, e eis que havia um buraco na parede. E disse-me: Filho do homem, cava agora naquela parede. E cavei na parede, e eis que havia uma porta. Então me disse: Entra, e vê as malignas abominações que eles fazem aqui. E entrei, e olhei, e eis que toda a forma de répteis, e animais abomináveis, e de todos os ídolos da casa de Israel, estavam pintados na parede em todo o redor. E estavam em pé diante deles setenta homens dos anciãos da casa de Israel, e Jaazanias, filho de Safã, em pé, no meio deles, e cada um tinha na mão o seu incensário; e subia uma espessa nuvem de incenso. Então me disse: Viste, filho do homem, o que os anciãos da casa de Israel fazem nas trevas, cada um nas suas câmaras pintadas de imagens? Pois dizem: O Senhor não nos vê; o Senhor abandonou a terra. E disse-me: Ainda tornarás a ver maiores abominações, que estes fazem. E levou-me à entrada da porta da casa do Senhor, que está do lado norte, e eis que estavam ali mulheres assentadas chorando a Tamuz. E disse-me: Vês isto, filho do homem? Ainda tornarás a ver abominações maiores do que estas. E levou-me para o átrio interior da casa do Senhor, e eis que estavam à entrada do templo do Senhor, entre o pórtico e o altar, cerca de vinte e cinco homens, de costas para o templo do Senhor, e com os rostos para o oriente; e eles, virados para o oriente adoravam o sol. Então me disse: Vês isto, filho do homem? Há porventura coisa mais leviana para a casa de Judá, do que tais abominações, que fazem aqui? Havendo enchido a terra de violência, tornam a irritar-me; e ei-los a chegar o ramo ao seu nariz. Por isso também eu os tratarei com furor; o meu olho não poupará, nem terei piedade; ainda que me gritem aos ouvidos com grande voz, contudo não os ouvirei." Ez. 8:6-18.

"E tomaste dos teus vestidos, e fizeste lugares altos pintados de diversas cores, e te prostituíste sobre eles, como nunca sucedera, nem sucederá. E tomaste as tuas joias de enfeite, que eu te dei do meu ouro e da minha prata, e fizeste imagens de homens, e te prostituíste com elas. E tomaste os teus vestidos bordados, e as cobriste; e o meu azeite e o meu perfume puseste diante delas. E o meu pão que te dei, a flor de farinha, e o azeite e o mel com que eu te sustentava, também puseste diante delas em cheiro suave; e assim foi, diz o Senhor Deus. Além disto, tomaste a teus filhos e tuas filhas, que me tinhas gerado, e os sacrificaste a elas, para serem consumidos; acaso é pequena a tua prostituição? E mataste a meus filhos, e os entregaste a elas para os fazerem passar pelo fogo. E em todas as tuas abominações, e nas tuas prostituições, não te lembraste dos dias da tua mocidade, quando tu estavas nua e descoberta, e revolvida no teu sangue. E sucedeu, depois de toda a tua maldade (ai, ai de ti! diz o Senhor Deus), que edificaste uma abóbada, e fizeste lugares altos em cada rua. A cada canto do caminho edificaste o teu lugar alto, e fizeste abominável a tua formosura, e alargaste os teus pés a todo o que passava, e multiplicaste as tuas prostituições. Também te prostituíste com os filhos do Egito, teus vizinhos grandes de carne, e multiplicaste a tua prostituição para me provocares à ira. Por isso estendi a minha mão sobre ti, e diminuí a tua porção; e te entreguei à vontade das que te odeiam, das filhas dos filisteus, as quais se envergonhavam do teu caminho depravado. Também te prostituíste com os filhos da Assíria, porquanto eras insaciável; e prostituindo-te com eles, nem ainda assim ficaste farta. Antes multiplicaste as tuas prostituições na terra de Canaã até Caldéia, e nem ainda com isso te fartaste. Quão fraco é o teu coração, diz o Senhor Deus, fazendo tu todas estas coisas, obras de uma meretriz imperiosa! Edificando tu a tua abóbada ao canto de cada caminho, e fazendo o teu lugar alto em cada rua! Nem foste como a meretriz, pois desprezaste a paga; foste como a mulher adúltera que, em lugar de seu marido, recebe os estranhos. A todas as meretrizes dão paga, mas tu dás os teus presentes a todos os teus amantes; e lhes dás presentes, para que venham a ti de todas as partes, pelas tuas prostituições. Assim que contigo sucede o contrário das outras mulheres nas tuas prostituições, pois ninguém te procura para prostituição; porque, dando tu a paga, e a ti não sendo dada a paga, fazes o contrário. Portanto, ó meretriz, ouve a palavra do Senhor. Assim diz o Senhor Deus: Porquanto se derramou o teu dinheiro, e se descobriu a tua nudez nas tuas prostituições com os teus amantes, como também com todos os ídolos das tuas abominações, e do sangue de teus filhos que lhes deste; portanto, eis que ajuntarei a todos os teus amantes, com os quais te deleitaste, como também a todos os que amaste, com todos os que odiaste, e ajuntá-los-ei contra ti em redor, e descobrirei a tua nudez diante deles, para que vejam toda a tua nudez. E julgar-te-ei como são julgadas as adúlteras e as que derramam sangue; e entregar-te-ei ao sangue de furor e de ciúme. E entregar-te-ei nas mãos deles; e eles derrubarão a tua abóbada, e transtornarão os teus altos lugares, e te despirão os teus vestidos, e tomarão as tuas jóias de enfeite, e te deixarão nua e descoberta. Então farão subir contra ti uma multidão, e te apedrejarão, e te traspassarão com as suas espadas. E queimarão as tuas casas a fogo, e executarão juízos contra ti aos olhos de muitas mulheres; e te farei cessar de ser meretriz, e paga não darás mais. Assim satisfarei em ti o meu furor, e os meus ciúmes se desviarão de ti, e me aquietarei, e nunca mais me indignarei. Porquanto não te lembraste dos dias da tua mocidade, e me provocaste à ira com tudo isto, eis que também eu farei recair o teu caminho sobre a tua cabeça, diz o Senhor DEUS, e não mais farás tal perversidade sobre todas as tuas abominações. Eis que todo o que usa de provérbios usará contra ti este provérbio, dizendo: Tal mãe, tal filha. Tu és filha de tua mãe, que tinha nojo de seu marido e de seus filhos; e tu és irmã de tuas irmãs, que tinham nojo de seus maridos e de seus filhos; vossa mãe foi hetéia, e vosso pai amorreu. E tua irmã, a maior, é Samaria, ela e suas filhas, a qual habita à tua esquerda; e a tua irmã menor, que habita à tua mão direita, é Sodoma e suas filhas. Todavia não andaste nos seus caminhos, nem fizeste conforme as suas abominações; mas como se isto fora mui pouco, ainda te corrompeste mais do que elas, em todos os teus caminhos. Vivo eu, diz o Senhor Deus, que não fez Sodoma, tua irmã, nem ela, nem suas filhas, como fizeste tu e tuas filhas. Eis que esta foi a iniqüidade de Sodoma, tua irmã: Soberba, fartura de pão, e abundância de ociosidade teve ela e suas filhas; mas nunca fortaleceu a mão do pobre e do necessitado. E se ensoberbeceram, e fizeram abominações diante de mim; portanto, vendo eu isto as tirei dali. Também Samaria não cometeu a metade de teus pecados; e multiplicaste as tuas abominações mais do que elas, e justificaste a tuas irmãs, com todas as tuas abominações que fizeste. Tu, também, que julgaste a tuas irmãs, leva a tua vergonha pelos pecados que cometeste, mais abomináveis do que elas; mais justas são do que tu; envergonha-te logo também, e leva a tua vergonha, pois justificaste a tuas irmãs. Eu, pois, farei voltar os cativos delas; os cativos de Sodoma e suas filhas, e os cativos de Samaria e suas filhas, e os cativos do teu cativeiro dentre elas; para que leves a tua vergonha, e sejas envergonhada por tudo o que fizeste, dando-lhes tu consolação. Quando tuas irmãs, Sodoma e suas filhas, tornarem ao seu primeiro estado, e também Samaria e suas filhas tornarem ao seu primeiro estado, também tu e tuas filhas tornareis ao vosso primeiro estado. Nem mesmo Sodoma, tua irmã, foi mencionada pela tua boca, no dia da tua soberba, antes que se descobrisse a tua maldade, como no tempo do desprezo das filhas da Síria, e de todos os que estavam ao redor dela, as filhas dos filisteus, que te desprezavam em redor. A tua perversidade e as tuas abominações tu levarás, diz o Senhor. Porque assim diz o Senhor Deus: Eu te farei como fizeste, que desprezaste o juramento, quebrando a aliança. Contudo eu me lembrarei da minha aliança, que fiz contigo nos dias da tua mocidade; e estabelecerei contigo uma aliança eterna. Então te lembrarás dos teus caminhos, e te confundirás, quando receberes tuas irmãs maiores do que tu, com as menores do que tu, porque tas darei por filhas, mas não pela tua aliança. Porque eu estabelecerei a minha aliança contigo, e saberás que eu sou o Senhor; para que te lembres disso, e te envergonhes, e nunca mais abras a tua boca, por causa da tua vergonha, quando eu te expiar de tudo quanto fizeste, diz o Senhor Deus." Ez. 16:16-63.

"E aumentou as suas impudicícias, porque viu homens pintados na parede, imagens dos caldeus, pintadas de vermelho; cingidos de cinto nos seus lombos, e tiaras largas e tingidas nas suas cabeças, todos com parecer de príncipes, semelhantes aos filhos de Babilônia em Caldéia, terra do seu nascimento. E enamorou-se deles, ao lançar sobre eles os seus olhos; e lhes mandou mensageiros à Caldéia. Então vieram a ela os filhos de Babilônia para o leito dos amores, e a contaminaram com as suas impudicícias; e ela se contaminou com eles; então a sua alma apartou-se deles. Assim pôs a descoberto as suas devassidões, e descobriu a sua vergonha; então a minha alma se apartou dela, como já tinha se apartado a minha alma de sua irmã. Todavia ela multiplicou as suas prostituições, lembrando-se dos dias da sua mocidade, em que se prostituíra na terra do Egito. E enamorou-se dos seus amantes, cuja carne é como a de jumentos, e cujo fluxo é como o de cavalos. Assim trouxeste à memória a perversidade da tua mocidade, quando os do Egito apalpavam os teus seios, por causa dos peitos da tua mocidade." Ez. 23:14-21.

Apesar de toda experiência que hoje temos recebido através das Sagradas Escrituras, ainda assim não são poucos que transgridem o mandamento, e fazem imagens ou utilizam-se de imagens, ainda que não para adorar, mas para reverenciar e ou representar. É o caso das imagens que os evangélicos utilizam para representar a Jesus e ao Espírito Santo. A primeira obtida de um pintor pagão, que idealizou uma imagem vaidosa de um varão vistoso, de olhos verdes e cabelos louros e longos. É vaidosa porque o Jesus que a Escritura lhe traça o perfil era sem beleza ou formosura, veja:

"Quem deu crédito à nossa pregação? E a quem se manifestou o braço do Senhor? Porque foi subindo como renovo perante ele, e como raiz de uma terra seca; não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos." Is. 53:1 e 2.

Outrossim, também fazem representação do Espírito Santo usando a figura de um pássaro para isso. Apesar de o apóstolo Paulo ser enfático quando diz o motivo pelo qual Deus entrega os homens a espíritos devassos, ou pré-disposição mental reprovável, que resulta em homossexualismo: por fazerem e adorarem imagens, veja:

"Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça. Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou. Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis; porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu. Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos. E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis. Por isso também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si; pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém. Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza. E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro. E, como eles não se importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convêm; estando cheios de toda a iniqüidade, prostituição, malícia, avareza, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade; sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais e às mães; néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, irreconciliáveis, sem misericórdia; os quais, conhecendo a justiça de Deus (que são dignos de morte os que tais coisas praticam), não somente as fazem, mas também consentem aos que as fazem." Rm. 1:18-32.

Apesar de os evangélicos dizerem que conhecem a Deus, a escritura diz que quem diz que conhece a Deus e não guarda os seus mandamentos é mentiroso.

Mesmo as igrejas que dizem ter os mandamentos de Deus, como os Adventistas, estão transgredindo o mandamento de Deus nesse aspecto. Uma usa a imagem de um varão loiro de olhos azuis para representar a Jesus, e outra faz uma galeria de fotografias dos homens que foram seus líderes, para reverenciá-los, o que contraria frontalmente a Lei do Senhor.

As crianças pertencentes a essas organizações utilizam-se de objetos que fazem-nas também transgredirem os mandamentos de Deus, quais sejam: ídolos de homens e mulheres, e que chamam de bonecas. Além de outros que representam poderes humanos e malignos, imagens de feras carnívoras, como ursos. Todas essas coisas são abomináveis a Deus, aborrecem a Deus, e são reprováveis por Deus, que em seu mandamento expressamente diz: “Não farás imagem de escultura, não as servirás, nem lhe darás culto”.

Aqueles que se dizem mais sábios que os gentios, tomam emprestado estes símbolos utilizados por eles para inserir nas suas literaturas e templos, como a imagem do que dizem ser o coração, símbolo utilizado pelos pagãos como símbolo de amor, apesar de Deus, pelo profeta Jeremias, dizer que o coração do homem é perverso, e Jesus ter dito que do coração do homem procede maus pensamentos, adultérios e a loucura da vida.

Ainda outros símbolos utilizados pelos gentios são também usados pelos evangélicos, quais sejam: imagens do sol, de estrelas, de astros, etc. Hoje inventaram a imagem da “formiguinha de Jesus”, fazendo tal qual os gentios que não conhecem a Deus, se esquecendo assim do Deus que tanto dizem amar e adorar.

Como vimos, não é sem razão que Deus não mais opera com poder no meio desse povo, ainda que vivam dizendo que Deus tem feito maravilhas nos seus meios.

Além de tudo isso, há ainda outras formas de transgressão. Alguns templos são adornados com pinturas paisagísticas nos seus altares, além de árvores junto ao altar que deveria ser de Deus, mas que assim são dedicados aos demônios, já que contraria a vontade de Deus.

Por isso, “Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás”. Êx. 20:4 e 5.


NÃO FARÁS PARA TI IMAGEM DE ESCULTURA


1)  Que expressa ordem deu Deus ao seu povo?
Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima no céu, nem em baixo na terra nem nas águas debaixo da terra. Ex. 20:4 e 5.

2)  Quem está em cima nos céus, em baixo na terra e nas águas debaixo da terra?
Deus e anjos; homens e animais; peixes e répteis das águas.

3)  Que é imagem?
Réplica, ícone, figura, desenho, simulacro.

4)  Por que não apareceu Deus ao povo no monte Sinai?
Guardai, pois, com diligência as vossas almas, pois nenhuma figura vistes no dia em que o Senhor, em Horebe, falou convosco do meio do fogo; para que não vos corrompais, e vos façais alguma imagem esculpida na forma de qualquer figura, semelhança de homem ou mulher; figura de algum animal que haja na terra; figura de alguma ave alada que voa pelos céus; figura de algum animal que se arrasta sobre a terra; figura de algum peixe que esteja nas águas debaixo da terra; que não levantes os teus olhos aos céus e vejas o sol, e a lua, e as estrelas, todo o exército dos céus, e sejas impelido a que te inclines perante eles, e sirvas àqueles que o Senhor teu Deus repartiu a todos os povos debaixo de todos os céus. Dt. 4:15-19.

5)  Como nomeia Deus os ídolos?
Vultos inertes, espantalho. Jr. 10:5.

6)  Como também nomeia Deus os ídolos?
As imagens de escultura de seus deuses queimarás a fogo; a prata e o ouro que estão sobre elas não cobiçarás, nem os tomarás para ti, para que não te enlaces neles; pois abominação é ao Senhor teu Deus. Não porás, pois, abominação em tua casa, para que não sejas anátema, assim como ela; de todo a detestarás, e de todo a abominarás, porque anátema é. Dt. 7:25-26.

7)  Como chama Deus aos que escolhem os ídolos?
Insensatos, ímpios, loucos, malditos, obstinados, rebeldes, surdos, cegos, abominação, veja:
- Eu apliquei o meu coração para saber, e inquirir, e buscar a sabedoria e a razão das coisas, e para conhecer que a impiedade é insensatez e que a estultícia é loucura. Ec. 7:25.
- Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça. Rm. 1:18. Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu. Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos. E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis. Rm. 1:21-23.
- Maldito o homem que fizer imagem de escultura, ou de fundição, abominação ao Senhor, obra da mão do artífice, e a puser em um lugar escondido. Dt. 27:15.
- E disse-me: Filho do homem, eu te envio aos filhos de Israel, às nações rebeldes que se rebelaram contra mim; eles e seus pais transgrediram contra mim até este mesmo dia. E os filhos são de semblante duro, e obstinados de coração; eu te envio a eles, e lhes dirás: Assim diz o Senhor Deus. E eles, quer ouçam quer deixem de ouvir (porque eles são casa rebelde), hão de saber, contudo, que esteve no meio deles um profeta. E tu, ó filho do homem, não os temas, nem temas as suas palavras; ainda que estejam contigo sarças e espinhos, e tu habites entre escorpiões, não temas as suas palavras, nem te assustes com os seus semblantes, porque são casa rebelde. Mas tu lhes dirás as minhas palavras, quer ouçam quer deixem de ouvir, pois são rebeldes. Ez. 2:3-7.
- Tornarão atrás e confundir-se-ão de vergonha os que confiam em imagens de escultura, e dizem às imagens de fundição: Vós sois nossos deuses. Surdos, ouvi, e vós, cegos, olhai, para que possais ver. Is. 42:17 e 18.
- Eis que sois menos do que nada e a vossa obra é menos do que nada; abominação é quem vos escolhe. Is. 41:24.

8)  Que sentença de maldição determina Deus para os que servem a ídolos?
Semelhantes a eles se tornem os que os fazem, e todos os que confiam neles. Sl. 135:18.

9) Como pode uma criança que não pecou voluntariamente sofrer conseqüências dos pecados de seus progenitores?
Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos. Êx. 20:5.

10)  Como define Deus um ídolo?
Os ídolos dos gentios são prata e ouro, obra das mãos dos homens. Têm boca, mas não falam; têm olhos, e não vêem; têm ouvidos, mas não ouvem, nem há respiro algum nas suas bocas. Sl. 135:15-17.

11)  Que poder tem uma imagem?
Nenhum. Não pode fazer bem, nem mal, veja:
Anunciai-nos as coisas que ainda hão de vir, para que saibamos que sois deuses; ou fazei bem, ou fazei mal, para que nos assombremos, e juntamente o vejamos. Is. 41:23.

12) Que diz Deus dos que carregam imagens em procissão?
Nada sabem os que conduzem em procissão as suas imagens de escultura, feitas de madeira, e rogam a um deus que não pode salvar. Is. 45:20.

13) Que é idolatria?
Culto a imagem de escultura.

14) É sabido que povos bárbaros adoravam réplicas de animais, e, hoje, ainda fazem isso?
Sim. Quando louvam a simulacros de animais, cantando e dançando diante de bois de panos; quando fazem imagem de um pássaro e dizem que representa o Espírito Santo.

15) Os homens adotam a imagem de um varão de olhos azuis e cabelos loiros, e dizem que é a imagem de Jesus, que autenticidade há nisso?
Nenhuma. Jesus, o Cristo, que esteve como homem entre os homens, não tinha beleza nem formosura, pois isso diz o Espírito Santo, veja:
Não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos. Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum. Is. 53:2-3.

16) Que diz a Escritura farão os homens num dia designado por Deus?
Naquele dia o homem lançará às toupeiras e aos morcegos os seus ídolos de prata, e os seus ídolos de ouro, que fizeram para diante deles se prostrarem. Is. 2:20.

17) Que manda Deus aos homens ponderar?
- Eu anunciei, e eu salvei, e eu o fiz ouvir, e deus estranho não houve entre vós, pois vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor; eu sou Deus. Is. 43:12.
- Olhai para mim, e sereis salvos, vós, todos os termos da terra; porque eu sou Deus, e não há outro. Is. 45:22.
- Lembrai-vos das coisas passadas desde a antiguidade; que eu sou Deus, e não há outro Deus, não há outro semelhante a mim. Is. 46:9.

18) Finalizando, que mais diz Deus por Salomão?
Até quando, ó símplices, amareis a simplicidade? E vós escarnecedores, desejareis o escárnio? E vós insensatos, odiareis o conhecimento? Atentai para a minha repreensão; pois eis que vos derramarei abundantemente do meu espírito e vos farei saber as minhas palavras*. Entretanto, porque eu clamei e recusastes; e estendi a minha mão e não houve quem desse atenção, antes rejeitastes todo o meu conselho, e não quisestes a minha repreensão, também de minha parte eu me rirei na vossa perdição e zombarei, em vindo o vosso temor. Vindo o vosso temor como a assolação, e vindo a vossa perdição como uma tormenta, sobrevirá a vós aperto e angústia. Então clamarão a mim, mas eu não responderei; de madrugada me buscarão, porém não me acharão. Porquanto odiaram o conhecimento*; e não preferiram o temor do Senhor: Não aceitaram o meu conselho, e desprezaram toda a minha repreensão. Portanto comerão do fruto do seu caminho, e fartar-se-ão dos seus próprios conselhos. Porque o erro dos simplices os matará, e o desvario dos insensatos os destruirá. Mas o que me der ouvidos habitará em segurança, e estará livre do temor do mal. Pv. 1:22-33.
* As palavras de Deus são os seus mandamentos, e o conhecimento de Deus a guarda desses mandamentos. Examine o questionário “A palavra de Deus” e “Conhecendo a Deus”, constantes neste trabalho.
Enviado por oliprest em 17/07/2007




Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr