Um nome sobre todo nome II parte
Também noutra passagem diz:
“Onde está aquele que os fez subir do mar com os pastores do seu rebanho? Onde está o que pôs no meio deles o seu Espírito Santo? Aquele cujo braço glorioso ele fez andar à mão direita de Moisés? Que fendeu as águas diante deles, para criar um nome eterno? Mas tu és nosso Pai, ainda que Abraão nos não conhece, e Israel não nos reconhece: Tu, ó Senhor, és nosso Pai; nosso Redentor desde a antiguidade é o teu nome.” Is. 63:12 e 16.
Observe que nessa passagem novamente se fala de três pessoas. Daquele que pôs no meio deles o seu Espírito Santo, do Espírito Santo que foi posto no meio do povo, e daquele que era o braço glorioso do Senhor. E para quê? Para criar um nome eterno.
Sobre ser o Filho o braço eterno do Pai, leia o artigo por nós codificado e intitulado o “Corpo de Deus” e o “Anjo do Senhor".
No livro de João é dito:
“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o verbo era Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens; e a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam. Houve um homem enviado de Deus, cujo nome era João. Este veio para testemunho para que testificasse da luz; para que todos cressem por ele. Não era ele a luz, mas para que testificasse da luz. Ali estava a luz verdadeira, que alumia a todo o homem que vem ao mundo. Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu. Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; aos que creem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus. E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.” Jo. 1:1-14.
Esse texto bíblico é rico em revelações sobre aquele em quem está o nome de Deus, e que é a palavra ou o Verbo, e que desde o princípio já era Deus também. Já discorremos sobre a deidade do Filho no trabalho por nós codificado com o título “A Deidade de Jesus”.
Mas aquele texto de João tem confundido a indoutos; aos que pensam que o Filho só veio à existência depois de ter sido gerado no ventre de Maria. Entretanto o texto é claro quando diz: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.” Vv. 1 a 3.
Vamos analisar parte do texto, no aspecto que estamos discorrendo no momento, a saber, o nome sobre todo nome.
Diz o Espírito Santo por João:
“Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens.” Versículo quatro.
Observe bem o que diz o escritor: “Nele estava a vida.”
Agora vamos comparar com outros textos das Escrituras, e constantes nos seus livros.
“O Senhor é a minha luz e a minha salvação.” Sl. 27:1, p.parte.
“Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.” Sl. 119:105.
“A tua palavra é a verdade desde o princípio.” Sl. 119:160, p.parte.
“A tua justiça é uma justiça eterna, e a tua lei é a verdade.” Sl. 119:142.
“Deus é o Senhor que nos deu a luz.” Sl. 118:27.
“Vinde, ó casa de Jacó, e andemos na luz do Senhor.” Is. 2:5.
Assim, o Senhor, aquilo que domina sobre nós, é a nossa luz e a nossa salvação. Ela é a lâmpada para os nossos pés e a luz para o nosso caminho. Essa palavra, que é a verdade desde o princípio, é a sua lei.
Diz João:
“Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; aos que crêem no seu nome.” Jo. 1:11 e 12.
Há tradução que fala em aceitaram em lugar de receberam. Então vamos considerar o que isso significa.
“Quem me recebe a mim, recebe aquele que me enviou.” Mt. 10:40, ú.parte.
“Quem me rejeitar a mim, e não receber as minhas palavras, já tem quem o julgue; a palavra que tenho pregado, essa o há de julgar no último dia.” Jo. 12:48.
Mas quais eram as palavras que Jesus pregava aos homens?
“Mas, porque vos digo a verdade, não me credes. Quem dentre vós me convence do pecado? E se vos digo a verdade, por que não credes?” Jo. 8:45 e 46.
Que verdade era essa?
“A tua lei é a verdade.” Sl. 119:142, ú.parte.
“Quem é de Deus escuta as palavras de Deus; por isso vós não as escutais, porque não sois de Deus.” Jo. 8:47.
Que palavra era essa?
“A tua palavra é a verdade desde o princípio.” Sl. 119:160, p.parte.
“Eu não busco a minha glória; há quem busque, e julgue. Em verdade, em verdade vos digo que, se alguém guardar a minha palavra, nunca verá a morte. Disseram-lhe pois os judeus: Agora conhecemos que tens demônio. Morreu Abraão e os profetas; e tu dizes: Se alguém guardar a minha palavra, nunca verá a morte. És tu maior do que o nosso pai Abraão, que morreu? E também os profetas morreram; quem te fazes tu ser? Jesus respondeu: Se eu me glorifico a mim mesmo, a minha glória não é nada; quem me glorifica é meu Pai, o qual dizeis que é vosso Deus. E vós não o conheceis, mas eu conheço-o; e, se disser que não o conheço, serei mentiroso como vós; mas conheço-o e guardo a sua palavra.” Jo. 8:50-54.
Para que saibamos que palavra irá julgar os homens, precisamos recorrer às outras Escrituras para termos a confirmação, já que todo sim de Deus tem também o amém. E tem mesmo a comprovação, veja:
“Alegre-se o campo com tudo o que há nele; então se regozijarão todas as árvores do bosque. Ante a face do Senhor, porque vem; porque vem a julgar a terra; julgará o mundo com a sua justiça e os povos com a sua verdade.” Sl. 96:12 e 13.
Jesus na sua oração intercessória, disse dos seus discípulos:
“E Jesus falou assim, e, levantando seus olhos ao céu, disse: Pai, é chegada a hora; glorifica a teu Filho, para que também o teu Filho te glorifique a ti; assim como lhe deste poder sobre toda a carne, para que dê a vida eterna a todos quantos lhe deste. E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti só; por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste. Eu glorifiquei-te na terra, tendo consumado a obra que me deste a fazer. E agora glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha contigo antes que o mundo existisse. Manifestei o teu nome aos homens que do mundo me deste; eram teus, e tu mos deste, e guardaram a tua palavra. Agora já têm conhecido que tudo quanto me deste provém de ti; porque lhes dei as palavras que tu me deste; e eles as receberam, e têm verdadeiramente conhecido que saí de ti; e creram que me enviaste. Eu rogo por eles; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus. E todas as minhas coisas são tuas, e as tuas coisas são minhas; e nisso sou glorificado. E eu já não estou mais no mundo; mas eles estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, guarda em teu nome aqueles que me deste, para que sejam um, assim como nós. Estando eu com eles no mundo, guardava-os em teu nome. Tenho guardado aqueles que tu me deste, e nenhum deles se perdeu senão o filho da perdição, para que a Escritura se cumprisse. Mas agora vou para ti, e digo isto no mundo, para que tenham a minha alegria completa em si mesmos. Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os aborreceu, porque não são do mundo, assim como eu não sou do mundo. Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal. Não são do mundo, como eu do mundo não sou. Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.” Jo. 17:1-17.
Em certa ocasião disse Jesus:
“Pai, glorifica o teu nome. Então veio uma voz do céu que dizia: Já o tenho glorificado, e outra vez o glorificarei.” Jo. 12:28.
E isso se referindo a si mesmo, em quem está o nome ou a fama de Deus. Pelo que vimos que quando o Pai diz que sua glória ele não dará a outrem, não está de modo nenhum incluindo o Filho, já que o Filho é um com o Pai. Jo. 10:30. Além do mais o Pai diz que de modo nenhum dará a sua glória a outrem. E o Filho não é outro, posto que um com o Pai.
E isso afirmamos com base nas Escrituras, veja:
“Quem me vê a mim, vê aquele que me enviou.” Jo. 12:45.
“Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra, e o Espírito Santo; e estes três são um.” I Jo. 5:7.
Já discorremos sobre o nome de Cristo no trabalho codificado por nós com o título “Justificados por Cristo”, no qual demonstramos que esse nome traduz a palavra de Deus ou a sua lei. Por isso recomendamos a sua leitura.
Muito engano tem sido divulgado no meio evangélico. E um desses enganos é quando dizem que quem crer no nome de Jesus receberá o perdão dos seus pecados, pensando que essa passagem significa tão somente a palavra Jesus. Também quando dizem que quem crer em Jesus será salvo. E isso se referindo apenas na crença no nome como palavra designativa da pessoa Jesus, e não daquilo que ele representa.
Ora, hoje vemos que não só os evangélicos usam o nome de Jesus como emblema de povo de Deus. Mas, os gentios não convertidos também o fazem. Vemos toda classe de pessoas com esse nome em roupas, anéis, pulseiras, adesivos, outdoor, etc. Prostitutas, assassinos, ladrões, traficantes, políticos corruptos, ímpios, todos estão usando esse nome, apesar das suas condições de transgressores. Estão como falsários ou fraudadores. E esse nome não lhes dá segurança, porque Deus não está neles, já que para estar em Deus é necessário guardar os seus mandamentos. Pois diz a Escritura: “E aquele que guarda os seus mandamentos, está em Deus, e Deus nele.” I Jo. 3:24, p.parte.
Mandou Deus que Moisés falasse a Faraó:
“Porque esta vez enviarei todas as minhas pragas sobre o teu coração, e sobre os teus servos, e sobre o teu povo, para que saibas que não há outro como eu em toda a terra. Porque agora tenho estendido minha mão, para te ferir a ti e ao teu povo com pestilência, e para que sejas destruído da terra; mas deveras para isto te mantive, para mostrar o meu poder em ti, e para que o meu nome seja anunciado em toda a terra.” Êx. 9:14-16.
Paulo, escrevendo aos crentes de Roma, diz:
“Tu, que te glorias na lei, desonras a Deus pela transgressão da lei? Porque como está escrito, o nome de Deus é blasfemado entre os gentios por causa de vós.” Rm. 2:23 e 24.
Quando o apóstolo Tiago pergunta: “Não blasfemam eles o bom nome que sobre vós foi anunciado?” Ele refere-se aos mandamentos de Deus que os evangélicos transgridem, blasfemando assim o nome de Deus.” Tg. 2:7. Porque o nome de Jesus como representação de sua pessoa é reverenciado pelos gentios.
Se a Escritura diz que pelo seu nome vos são perdoados os pecados (I Jo. 2:12), é necessário que se saiba que isso não significa crer na palavra designativa da sua pessoa, mas aquilo que o representa e que é como ele próprio, o Verbo, a palavra de ação. Pois o apóstolo diz que a igreja é purificada com a lavagem da água, pela palavra. Ef. 5:26.
Disse Jesus, falando do que sobreviria aos seus servos:
“E odiados de todos sereis por causa do meu nome; mas aquele que perseverar até ao fim será salvo. Mt. 10:22. Então vos hão de entregar para serdes atormentados, e matar-vos-ão; e sereis odiados de todas as gentes por causa do meu nome.” Mt. 24:9. Mas hoje tanto evangélicos quanto gentios chamados cristãos professam o nome de Jesus. Mas os guardadores dos mandamentos têm sido por eles rejeitados, porque não são do mundo, e por isso o mundo os odeia.
Numa das cartas dadas pelo Anjo do Senhor a João, diz:
“E ao anjo da igreja que está em Pérgamo escreve: Isto diz aquele que tem a espada aguda de dois fios: Eu sei as tuas obras, e onde habitas, que é onde está o trono de Satanás; e reténs o meu nome, e não negaste a minha fé, ainda nos dias de Antipas, minha fiel testemunha, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita.” Ap. 2:12 e 13.
“E ao anjo da igreja que está em Filadélfia escreve: Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi; o que abre, e ninguém fecha; e fecha, e ninguém abre: Eu sei as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar tendo pouca força; guardaste a minha palavra, e não negaste o meu nome.” Ap. 3:7 e 8.
Julgamos ser dispensável o uso da partícula “e” entre um período e outro, acima sublinhados. Porque a palavra que foi guardada pelo anjo (pastor) da igreja de Filadélfia, corresponde ao nome que não fora por ele negado.
Hoje encontramos muitas igrejas com nomes (fachadas) que reivindicam para si direitos exclusivo dos fiéis. Dentre elas existem:
Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos dias; Igreja do Deus Vivo; Igreja Universal do Reino de Deus, etc.
E por isso já o Senhor deixou as cartas aos anjos (pastores) das igrejas, onde diz:
“E ao anjo da igreja que está em Sardes escreve: Isto diz o que tem os sete Espíritos de Deus, e as sete estrelas: Eu sei as tuas obras, que tens nome de que vives, e estás morto. Sê vigilante, e confirma os restantes, que estavam para morrer; porque não achei as tuas obras perfeitas diante de Deus. Lembra-te pois do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te. E, se não vigiares, virei sobre ti como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei. Mas também tens em Sardes algumas pessoas que não contaminaram seus vestidos, e comigo andarão de branco; porquanto são dignas disso. O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.” Ap. 3:1-6.
Sendo os mandamentos de Deus a vida eterna (Jo. 12:50), essas igrejas que reivindicam para si direitos exclusivos, mas não guardam os mandamentos de Deus, não podem estar na condição de santos (separados). Pois diz a Escritura: “Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.” Ap. 14:12.
Por conseguinte, nestes últimos tempos se tem levantado um homem chefiando uma igreja com um nome de blasfêmia, qual seja: Igreja Universal do Reino de Deus.
Ora, como temos demonstrado no trabalho por nós codificado “O reino dos céus e o reino de Deus”, o reino de Deus ainda virá (Lc. 13:29), enquanto que o reino dos céus está dentre nós (Lc. 17:21). Assim, esse homem que está à frente dessa entidade religiosa, se coloca no lugar de Deus, parecendo Deus. E isso é o que está previsto nas Escrituras com relação ao anticristo, que já começou a reinar. Pois ele sairia do meio dos evangélicos.
Diz o Espírito Santo por João:
“Se receberdes o testemunho dos homens, o testemunho de Deus é maior; porque o testemunho de Deus é este, que de seu Filho testificou. Quem crê no Filho de Deus, em si mesmo tem o testemunho; quem a Deus não crê mentiroso o fez; porquanto não creu no testemunho que Deus de seu Filho deu. E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho. Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida. Estas coisas vos escrevi, para que saibais que tendes a vida eterna, e para que creiais no nome do Filho de Deus.” I Jo. 5:9-13.
Mas quem é o Filho?
“E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e verdadeiro; e julga e peleja com justiça. E os seus olhos eram como chama de fogo; e sobre a sua cabeça havia muitos diademas; e tinha um nome escrito, que ninguém sabia senão ele mesmo. E estava vestido de uma veste salpicada de sangue; e o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus.” Ap. 19:11-13.
Portanto, diz ainda a Escritura: “Mas para vós, que temeis o meu nome nascerá o sol da justiça, e salvação trará debaixo das suas asas; e saireis, e crescereis como os bezerros do cevadouro. E pisareis os ímpios, porque se farão cinza debaixo das plantas de vossos pés naquele dia que farei, diz o Senhor dos Exércitos.” Ml. 2:2 e 3.
Por Oli Prestes
Missionário
Enviado por oliprest em 10/12/2016