Faz a tua parte que Deus coopera
Existe um provérbio que diz “Faz a tua parte que eu te ajudarei”, o qual é atribuído a Deus e dizem constar na bíblia. Será assim mesmo? Vamos analisar essa tese e ver o que pode ser aproveitado dela.
Quando Deus ressuscitou a Lázaro, antes ele mandou que os homens retirassem a pedra que vedava a caverna onde ele estava sepultado. Mas, já que ele tinha poder de ressuscitar um morto de quatro dias, acaso ele também não tinha poder para remover a pedra com uma ordem sua? Certamente. Entretanto ele quis que outros tivessem participação no episódio e demonstrassem obediência a sua ordem. Aqueles homens poderiam dizer: Não, já fede. Eu que não vou querer sentir fedor de morto.
Quando ele conversou com a mulher samaritana na beira do poço de Jacó, antes ele mandou os seus discípulos à cidade comprar alimento para eles. Ele, que havia multiplicado pães e peixes e alimentado milhares, não poderia fazer que o alimento aparecesse para eles ali? Com certeza. Mas ele queria um tempo a sós com ela, a fim de manifestar que ele era o profeta que eles, os samaritanos, também esperavam.
Muitos querem o pão nosso de cada dia, mas não querem o vosso reino. Outros querem o milagre, mas não querem cooperar para isso.
Há pessoas que estão precisando de um milagre, mas não fazem a parte que lhes cabe. O filho(a) está oprimido, possuído, nas drogas, mas o tal não quer jejuar em benefício deles. Ora, esse comportamento demonstra a sua inépcia e o seu comodismo e conveniência.
A que foi minha genitora dizia que “choro não paga dívida”. Então, não adianta chorar e não fazer a parte que lhe cabe.
Conheci uma varoa que era um vaso (profetiza), que tinha um marido possuído por uma legião. Ele era traficante e, quando bebia, também comia o copo de vidro. Ela fez jejuns por quarenta dias em seu benefício. Ao final, ele, espontaneamente, pediu para ela passar uma camisa para ele, e disse: hoje eu vou aceitar o teu Jesus. E os demônios o deixaram. Explicando o jejum que ela fez: Ela se alimentava apenas uma vez por dia.
Deus responde as orações feitas por seus servos tementes a ele, ou seja, os guardadores dos seus mandamentos, mas há que haver também o que ele diz: “Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e me buscar, então eu ouvirei do céu e perdoarei o seu pecado e sararei a sua terra." Diz também: “Buscar-me-eis e achar-me-deis quando buscares de todo o vosso coração e de toda a vossa alma”. E ainda: “Eu amo os que me amam; os que de madrugada me buscam me acharão”. Pv. 8:17.
É desse modo que o provérbio pode ter a sua aplicação prática.
Portanto, faça o que está no seu poder fazer, e Deus fará aquilo que você não pode.
Manaus-Am, 27/10/2017
Oli Prestes
Missionário
Enviado por oliprest em 27/10/2017