Textos

OUSADIA E TEMERIDADE
OUSADIA E TEMERIDADE

O mundo valoriza a temeridade a qual é confundida com ousadia. Mas vamos verificar se temeridade é sinônimo de ousadia ou não. O dicionário Michaelis, publicação online do UOL, define temeridade como: s. f. Qualidade de temerário; imprudência, ousadia, arrojo. E dá como definição de ousadia: s. f. 1. Qualidade de ousado; coragem, galhardia. 2. Arrojo, atrevimento, audácia. Entretanto existe uma distância enorme entre uma atitude e outra, senão vejamos:
As escrituras sagradas dizem que “um justo é ousado como um leão” Pv. 28:1, ú.parte. E outra escritura diz que “se houvesse uma pessoa temerária no meio do povo de Deus, que ela seria extirpada do meio do povo”.
Segundo as Sagradas Escrituras, Davi era um mancebo ousado, veja:

Então disse Davi a Saul: Teu servo apascentava as ovelhas de seu pai; e quando vinha um leão e um urso, e tomava uma ovelha do rebanho, eu saía após ele e o feria, e livrava-a da sua boca; e, quando ele se levantava contra mim, lançava-lhe mão da barba, e o feria e o matava. Assim feria o teu servo o leão, como o urso; assim será este incircunciso filisteu como um deles; porquanto afrontou os exércitos do Deus vivo. 1 Sm.17:34-36.

Afora alguns poucos casos narrados pelas sagradas escrituras, nunca se ouviu que alguém agisse desse modo. Aliás, quem assim procedesse seria considerado louco. Pois é sabido que tanto o leão, que é o mais forte e ousado animal dentre os animais, como o urso, que é um dos mais truculentos dentre as feras, são animais que não tem iguais dentre os quadrúpedes terrestre.

E o episódio ocorrido entre Davi e o gigante filisteu mostra que a ousadia de Davi excedia em muito a dos servos e soldados de Saul, primeiro rei constituído como rei de Israel por Deus, veja:

E disse Jessé a Davi, seu filho: Toma, peço-te, para teus irmãos um efa deste grão tostado e estes dez pães, e corre a levá-los ao arraial, a teus irmãos. Porém estes dez queijos de leite leva ao capitão de mil; e visitarás a teus irmãos, a ver se vão bem; e tomarás o seu penhor. E estavam Saul, e eles, e todos os homens de Israel no vale do carvalho, pelejando com os filisteus. Davi então se levantou de madrugada, pela manhã, e deixou as ovelhas com um guarda, e carregou-se, e partiu, como Jessé lhe ordenara; e chegou ao lugar dos carros, quando já o exército saía em ordem de batalha, e a gritos chamavam à peleja. E os israelitas e filisteus se puseram em ordem, fileira contra fileira. E Davi deixou a carga que trouxera na mão do guarda da bagagem, e correu à batalha; e, chegando, perguntou a seus irmãos se estavam bem. E, estando ele ainda falando com eles, eis que vinha subindo do exército dos filisteus o homem guerreiro, cujo nome era Golias, o filisteu de Gate; e falou conforme àquelas palavras, e Davi as ouviu. Porém todos os homens em Israel, vendo aquele homem, fugiram de diante dele, e temiam grandemente. E diziam os homens de Israel: Vistes aquele homem que subiu? Pois subiu para afrontar a Israel; há de ser, pois, que, o homem que o ferir, o rei o enriquecerá de grandes riquezas, e lhe dará a sua filha, e fará livre a casa de seu pai em Israel. Então falou Davi aos homens que estavam com ele, dizendo: Que farão àquele homem, que ferir a este filisteu, e tirar a afronta de sobre Israel? Quem é, pois, este incircunciso filisteu, para afrontar os exércitos do Deus vivo? E o povo lhe tornou a falar conforme àquela palavra dizendo: Assim farão ao homem que o ferir. E, ouvindo Eliabe, seu irmão mais velho, falar àqueles homens, acendeu-se a ira de Eliabe contra Davi, e disse: Por que desceste aqui? Com quem deixaste aquelas poucas ovelhas no deserto? Bem conheço a tua presunção, e a maldade do teu coração, que desceste para ver a peleja. Então disse Davi: Que fiz eu agora? Porventura não há razão para isso? E desviou-se dele para outro, e falou conforme àquela palavra; e o povo lhe tornou a responder conforme às primeiras palavras. E, ouvidas as palavras que Davi havia falado, as anunciaram a Saul, que mandou chamá-lo. E Davi disse a Saul: Não desfaleça o coração de ninguém por causa dele; teu servo irá, e pelejará contra este filisteu. Porém Saul disse a Davi: Contra este filisteu não poderás ir para pelejar com ele; pois tu ainda és moço, e ele homem de guerra desde a sua mocidade. 1 Sm. 17:17-33.

Como vemos, os homens de guerra temiam ao gigante Golias, e fugiam de diante dele quando ele se levantava para guerrear contra eles. Mas Davi agiu diferente. E falou: “Quem é, pois, este incircunciso filisteu, para afrontar os exércitos do Deus vivo?”

Mas veja o que aconteceu com o homem que conseguiu tirar a vergonha que havia sobre o exército do Deus vivo:

E procurou Saul encravar a Davi na parede, porém ele se desviou de diante de Saul, o qual feriu com a lança a parede; então fugiu Davi, e escapou naquela mesma noite. Porém Saul mandou mensageiros à casa de Davi, que o guardassem, e o matassem pela manhã; do que Mical, sua mulher, avisou a Davi, dizendo: Se não salvares a tua vida esta noite, amanhã te matarão. Então Mical desceu a Davi por uma janela; e ele se foi, e fugiu, e escapou. 1 Sm. 19:10-12.

Ainda que Davi tinha confiança no Senhor, ele foi prudente, e não só nessa vez, veja:

E Davi levantou-se, e fugiu aquele dia de diante de Saul, e foi a Aquis, rei de Gate. Porém os criados de Aquis lhe disseram: Não é este Davi, o rei da terra? Não se cantava deste nas danças, dizendo: Saul feriu os seus milhares, porém Davi os seus dez milhares? E Davi considerou estas palavras no seu ânimo, e temeu muito diante de Aquis, rei de Gate. Por isso se contrafez diante dos olhos deles, e fez-se como doido entre as suas mãos, e esgravatava nas portas de entrada, e deixava correr a saliva pela barba. 1 Sm. 21:10-13.

Vamos ver um outro episodio em que homens do povo de Deus foram temerários e sofreram revés por isso.

Assim naquele tempo vos ordenei todas as coisas que havíeis de fazer. Então partimos de Horebe, e caminhamos por todo aquele grande e tremendo deserto que vistes, pelo caminho das montanhas dos amorreus, como o Senhor nosso Deus nos ordenara; e chegamos a Cades-Barnéia. Então eu vos disse: Chegados sois às montanhas dos amorreus, que o Senhor nosso Deus nos dá. Eis aqui o Senhor teu Deus tem posto esta terra diante de ti; sobe, toma posse dela, como te falou o Senhor Deus de teus pais; não temas, e não te assustes. Então todos vós chegastes a mim, e dissestes: Mandemos homens adiante de nós, para que nos espiem a terra e, de volta, nos ensinem o caminho pelo qual devemos subir, e as cidades a que devemos ir. Isto me pareceu bem; de modo que de vós tomei doze homens, de cada tribo um homem. E foram-se, e subiram à montanha, e chegaram até ao vale de Escol, e o espiaram. E tomaram do fruto da terra nas suas mãos, e no-lo trouxeram e nos informaram, dizendo: Boa é a terra que nos dá o Senhor nosso Deus. Porém vós não quisestes subir; mas fostes rebeldes ao mandado do Senhor nosso Deus. E murmurastes nas vossas tendas, e dissestes: Porquanto o Senhor nos odeia, nos tirou da terra do Egito para nos entregar nas mãos dos amorreus, para destruir-nos. Para onde subiremos? Nossos irmãos fizeram com que se derretesse o nosso coração, dizendo: Maior e mais alto é este povo do que nós, as cidades são grandes e fortificadas até aos céus; e também vimos ali filhos dos gigantes. Então eu vos disse: Não vos espanteis, nem os temais. O Senhor vosso Deus que vai adiante de vós, ele pelejará por vós, conforme a tudo o que fez convosco, diante de vossos olhos, no Egito; como também no deserto, onde vistes que o Senhor vosso Deus nele vos levou, como um homem leva seu filho, por todo o caminho que andastes, até chegardes a este lugar. Mas nem por isso crestes no Senhor vosso Deus, que foi adiante de vós por todo o caminho, para vos achar o lugar onde vós deveríeis acampar; de noite no fogo, para vos mostrar o caminho por onde havíeis de andar, e de dia na nuvem. Ouvindo, pois, o Senhor a voz das vossas palavras, indignou-se, e jurou, dizendo: Nenhum dos homens desta maligna geração verá esta boa terra que jurei dar a vossos pais. Salvo Calebe, filho de Jefoné; ele a verá, e a terra que pisou darei a ele e a seus filhos; porquanto perseverou em seguir ao Senhor. Também o Senhor se indignou contra mim por causa de vós, dizendo: Também tu lá não entrarás. Josué, filho de Num, que está diante de ti, ele ali entrará; fortalece-o, porque ele a fará herdar a Israel. E vossos meninos, de quem dissestes: Por presa serão; e vossos filhos, que hoje não conhecem nem o bem nem o mal, eles ali entrarão, e a eles a darei, e eles a possuirão. Porém vós virai-vos, e parti para o deserto, pelo caminho do Mar Vermelho. Então respondestes, e me dissestes: Pecamos contra o Senhor; nós subiremos e pelejaremos, conforme a tudo o que nos ordenou o Senhor nosso Deus. E armastes-vos, cada um de vós, dos seus instrumentos de guerra, e estivestes prestes para subir à montanha. E disse-me o Senhor: Dize-lhes: Não subais nem pelejeis, pois não estou no meio de vós; para que não sejais feridos diante de vossos inimigos. Porém, falando-vos eu, não ouvistes; antes fostes rebeldes ao mandado do Senhor, e vos ensoberbecestes, e subistes à montanha. E os amorreus, que habitavam naquela montanha, vos saíram ao encontro; e perseguiram-vos como fazem as abelhas e vos derrotaram desde Seir até Horma. Tornando, pois, vós, e chorando perante o Senhor, o Senhor não ouviu a vossa voz, nem vos escutou. Assim permanecestes muitos dias em Cades, pois ali vos demorastes muito. Dt. 1: 18-45.

Vemos que o pecado faz a pessoa temerária e obstinada. Pois, apesar do aviso de Moisés, ainda assim os guerreiros de Israel subiram a montanha para fazer guerra aos amorreus que nela habitavam.

E hoje não é diferente. Muitos confundem temeridade com ousadia, e são temerários pensando serem ousados. Um exemplo disso são os homens que se dedicam ao oficio de piloto de formula 1. Por fama e dinheiro põem em riscos as suas vidas, e os que lhes assistem ainda os tem como heróis. Muitos têm perdido as suas vidas no afã de se tornar famoso. E existem muitos ofícios nos quais os homens põem em risco as suas vidas de modo temerário, pensando estarem sendo corajosos. Esquecem que “é melhor o covarde vivo do que o herói morto”. Mas pensam que ainda que morram seus nomes serão imortalizados. Bobagem! Muito se falou de um famoso piloto de formula 1 brasileiro que morreu num acidente numa corrida. Falou-se muito dele antes e nos dias que se seguiram ao acidente, mas hoje só eventualmente ele é lembrado, pois outros vão igualando-se ou até mesmo sobrepujando-o, já que ninguém é insubstituível.

Com a intenção de vencer barreiras e ultrapassar limites, ultrapassam os limites do razoável e do devido, sendo temerários.

Os homens dizem que a vida é o bem maior, entretanto o que vemos é que hoje ela está sendo considerada pouco valorizada ou sem valor, e que os interesses por fama e dinheiro são tidos como metas a serem alcançadas ainda que a vida se vá. Assim, escalando montanhas ou lançando-se de bunjump, para os temerários o importante é sentir emoção e também dá emoção à platéia desvairada, ainda que nessas circunstâncias a vida possa estar por um fio, e mesmo sabendo que outros que os precederam sofreram a perda da vida pelas mesmas atitudes.
oliprest
Enviado por oliprest em 02/06/2009


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr