UM CORAÇÃO PENSANTE?
UM CORAÇÃO PENSANTE?
É comum se ouvir referências ao coração como sendo ele um órgão responsável por todas as sensações e emoções, dando a entender que ele é um órgão que pensa. Não obstante a ciência nada dizer dessa capacidade, mas que ele é um órgão responsável apenas pelo bombeamento do sangue para todo o corpo.
De onde vem essa tese? Tem fundamento? O que há de verdade nisso?
Analisando a biblioteca mais antiga a se referir a ele, encontramos realmente muitas referências a ele, e que nos dão a entender que ele é responsável por algumas coisas que acontecem conosco.
Há quem pense que essas referências são figurativas, e, que no passado, o homem imaginava que o coração era a sede dos pensamentos e da razão.
Entretanto nos chama a atenção o fato de os profetas de Deus, falando da parte dele, se referirem ao coração como capaz de meditar, ser sábio, ser bom, ser mau, etc.
Falando Deus por Salomão, o grande sábio, diz: O coração do justo medita no que há de responder. Pv. 15:28. E: O coração do sábio instrui a sua boca. Pv. 16:23. Vemos aqui duas referências bem objetivas. Coração que medita e coração que instrui. E em outra parte, diz: Muitos são os planos do coração do homem, mas o desígnio do Senhor, esse prevalecerá. Pv. 19:21. E ainda: Filho meu, se o teu coração for sábio, alegrar-se-á o meu coração, sim o meu próprio; exultará o meu coração, quando os teus lábios falarem coisas retas. Pv. 23:15 e 16, Então o coração pode ser sábio!
Segundo ainda as mesmas Escrituras, o coração pode ser:
Orgulhoso, altivo, puro, estulto, purificado, duro, de carne ou de pedra (figurativo), obstinado, etc. Vejamos:
Olhar altivo e coração orgulhoso, tal lâmpada dos ímpios é pecado. Pv. 21:4.
O que ama a pureza de coração, e tem graça nos seus lábios, terá por seu amigo o rei. Pv. 22:11.
A estultícia está ligado ao coração do menino; mas a vara da correção a afugentará dele. Pv. 22:15.
Cheguemo-nos com verdadeiro coração, inteira certeza de fé; tendo o coração purificado da má consciência, e o corpo lavado com água limpa. Hb. 10:22.
E mais: Darei um só coração, e porei dentro deles um novo espírito; e tirarei da sua carne o coração de pedra (figurativo), e lhes darei um coração de carne. Ez. 11:19.
O próprio Jesus, quando neste mundo esteve, falou que do coração dos homens procede os maus pensamentos, as prostituições, os furtos, os homicídios, os adultérios, as cobiças, as maldades, o dolo, a libertinagem, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a insensatez. Mc. 7:21 e 22.
Como pode ser isso? Ora, se Deus fala que é do coração que procede, então não há porque duvidarmos, ainda que a ciência não tenha sido capaz de confirmar.
Há coisas muito mais simples, como o fato de a terra ser redonda e pairar sobre o vazio, que havia sido citado inspiradamente a milhares de anos pelo justo Jó, e que só muito tempo depois foi confirmado pela ciência.
Existem ainda muito mais coisas reveladas por Deus que a ciência talvez nem cogite. É o caso da lepra na parede de uma casa, ou na trama dum tecido. Ver Lv. 14.
O coração não só é capaz de triar o que foi imaginado na mente do homem e também decidir, como é capaz de captar aquilo que provém de Deus e do maligno. Um coração instruído segundo as palavras de Deus, reconhece a Sua voz e não só discerne e entende como atende. Mas um coração carnal, sem instrução da verdadeira sabedoria, acabará se deixando levar por sua voz, a voz da emoção. Não é sem razão que revelou Deus por Salomão: Filho meu guarda com toda diligência o teu coração, pois dele depende as saídas da vida. Pv. 4:23.
Uma criança não instruída é levada a praticar as coisas segundo os seus sentimentos e desejos. Por isso diz as Escrituras: A estultícia está ligada ao coração da criança; mas a vara da correção a afugentará dele. Pv. 22:15.
Querendo justificar os erros cometidos por aqueles que confiaram na voz enganosa do seu coração, há quem diga: “O coração tem razões que a própria razão desconhece”.
Já disse o criador do coração do homem pelo profeta Jeremias: Enganoso é o coração e estulto, e quem o conhecerá. Jr. 17:9. Mas o Senhor não olha para a aparência, mas para o coração.
Isso tudo são mistérios revelados para os filhos de Deus.
Já disse um filósofo: “Existe mais mistérios entre os céus e a terra do que pode conceber a nossa vã filosofia”.
Não confie naquilo que é enganoso. Tudo precisa passar pelo crivo da palavra revelada, para que possa ser autêntico, verdadeiro e justo, e que não venha a ser cobrado como erro praticado.
O Satanás induziu a Judas para trair a Jesus se valendo do amor de Judas ao dinheiro, e da sua cobiça. E, também, encheu o coração de Ananias para mentir ao Espírito Santo.
Portanto, guarde o seu coração para que ele possa estar sempre com a razão.
PS: Muito tempo depois de ter escrito esse artigo, li numa revista VEJA um médico dizendo que o coração tem memória como um chip. Pois houve caso em que o cérebro estava destruído, mas o coração continuava pulsando. Eles já começam a desconfiar que as Sagradas Escrituras tem razão.
oliprest
Enviado por oliprest em 22/08/2010
Alterado em 20/01/2015