Textos

OS MORTOS VIVOS

Quando Jesus aqui esteve, um dos seus discípulos lhe disse: Senhor, permite-me que primeiramente vá sepultar meu pai. Jesus, porém, disse-lhe: Segue-me, e deixa aos mortos sepultar os seus mortos. Mt. 8:21 e 22. Mortos sepultar mortos? Como isso é possível?

Jesus falava daqueles que, embora vivos, estavam mortos espiritualmente.

Quando acontecia isso, cuja situação também foi a minha outrora? Veja.

E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados. Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência. Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também. Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), e nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus; para mostrar nos séculos  vindouros as abundantes riquezas da sua graça, pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus. Ef. 2:1-7.

Veja quando ocorre essa vivificação.

Sepultados com ele no batismo, nele também ressuscitastes pela fé no pode de Deus, que o ressuscitou dos mortos. E, quando vós estáveis mortos nos pecados, e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos todas as ofensas. Cl. 2:12 e 13.

E ainda:

Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte? De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo ressuscitou dos mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida. Porque, se fomos plantados juntamente com ele na semelhança da sua morte, também o seremos na da sua ressurreição; sabendo isto, que o nosso velho homem foi com ele crucificado, para que o pecado do corpo seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado. Porque aquele que está morto está justificado do pecado. Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos. Sabendo que, havendo Cristo ressuscitado dos mortos, já não morre; a morte não mais terá domínio sobre ele. Pois, quanto a ter morrido, de uma vez morreu pelo o pecado, mas quanto a viver, vive para Deus. Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo nosso Senhor. Não reine portanto o pecado em vosso corpo mortal, para lhe obedecerdes em suas concupiscência; nem tão pouco apresenteis os vossos membros ao pecado por instrumento de iniqüidade; mas apresentai-vos a Deus, como vivos dentre os mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça. Rm. 6:3-13.

Observemos que o apóstolo é enfático quando diz: Porque aquele que está morto está justificado do pecado. V. 7. Isso falando da morte no batismo.

Assim, conforme vimos, a vivificação ocorre no batismo, ainda que este não seja um ato que possa por si só lavar os pecados. Pois diz mais as Escrituras: Que também, como uma verdadeira figura, agora vos salva, o batismo, não do despojamento da imundícia da carne, mas da indagação de uma boa consciência para com Deus, pela ressurreição de Jesus Cristo. I Pe. 3:21.

O ato é simbólico, mas necessário. Sendo condição para a vivificação. Pois diz as Escrituras: Insensato! O que semeia não é vivificado, se primeiro não morrer. I Co. 15:36. E: Palavra fiel é esta que, se morremos com ele, também com ele viveremos. II Tm.2:11.

O batismo representa morte para o mundo, sepultamento dos pecados, e ressurreição para uma nova vida.

Nessa condição, a Escritura revela a vontade de Deus para estes nascidos de novo: E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. II Co. 5:15.

Ainda que outrora vivendo estávamos mortos espiritualmente, e condenados à morte eterna, hoje, mortos para o pecado, vivemos por Cristo e para Cristo.
oliprest
Enviado por oliprest em 04/09/2010


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr