Textos

CONSTRUINDO NO CÉU
Há homens que estão construindo no primeiro céu, o aparente, uma estação orbital para dar suporte aos seus projetos cósmicos utópicos. Também existem alguns que pensam estar construindo, com suas obras de assistencialismo, uma morada no segundo céu, morada dos anjos, esperando morar um dia nela. E, sempre que faz algo de bom, diz que esta mandando um tijolinho para construir a sua morada com Deus. Será que essa intenção ou pretensão é sábia e terá final feliz para quem assim imagina? Aliás, essa crendice pode vir de uma visão deturpada de uma escritura bíblica que diz:

Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. Mt. 6:19 - 20.

Vendei o que tendes, e dai esmolas. Fazei para vós bolsas que não se envelheçam; tesouro nos céus que nunca acabe, aonde não chega ladrão e a traça não rói. Porque, onde estiver o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração. Lc. 12:33 – 34.

Ou noutra que diz: "Manda aos ricos deste mundo que não sejam altivos, nem ponham a esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus, que abundantemente nos dá todas as coisas para delas gozarmos; que façam bem, enriqueçam em boas obras, repartam de boa mente, e sejam comunicáveis; que entesourem para si mesmos um bom fundamento para o futuro, para que possam alcançar a vida eterna. I Tm. 6:17 – 19. As primeiras de Jesus e a última de Paulo.

Já que a questão é de ordem espiritual, precisamos conferir com as Escrituras Sagradas a fim de alcançarmos um perfeito entendimento. Pra isso teremos que recorrer a diversas passagens bíblicas de diversos livros dela.

Comecemos pelo livro de Jó. Ali, numa escritura, diz que o que é feito para os humanos na esfera humana atinge só a eles.

Numa escritura de Salomão, diz: “Se o homem gerar cem filhos, e viver muitos anos, e os dias dos seus anos forem muitos, e se a sua alma não se fartar do bem, e além disso não tiver sepultura, digo que um aborto é melhor do que ele.” Ec. 6:3.

Julgamos necessário dizer que o bem é um adjetivo da lei de Deus, enquanto que bem é o que é bom, de boa fama, louvável, etc.

Com relação ao texto de Paulo, é oportuno dizer que ele está escrevendo para crentes já doutrinados, e, o Espírito Santo, que o inspirou, diz como os crentes devem proceder no aspecto tratado.

As pessoas que pretendem construir do modo a que me referi no começo estão buscando um modo alternativo de construir.

Diz o apóstolo Paulo numa de suas epístolas:

"E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse o amor, nada disso me aproveitaria." I Co. 13:3.

E que é o amor? Veja:

"Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados." I Jo. 5:3.

E noutra:

"Segundo a graça de Deus que me foi dada, pus eu, como sábio arquiteto, o fundamento, e outro edifica sobre ele; mas veja cada um como edifica sobre ele. Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo. E, se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, A obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um. Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão. Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo." I Co. 3:10-15.

Então é necessário que quem está sendo edificado o seja com material capaz de passar na prova do fogo, que é o teste de resistência do material.

Finalizando, disse Jesus: "Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também." Jo. 14:2 – 3.  

Assim, as moradas dos justos já estão prontas, as obras é que dão méritos ou merecimento para que possa nelas morar. Isso foi dito por Jesus, que disse:

"E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória; E todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas; e porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda. Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me. Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber? E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos? E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te? E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes." Mt. 25:31-40.

oliprest
Enviado por oliprest em 05/09/2010
Alterado em 22/01/2018


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr