EXALTAÇÃO À LOUCURA
A loucura é um mal que tem afligido a humanidade não se sabe desde quando. Hoje, com o progresso da ciência, é possível se diagnosticar os distúrbios mentais tratando-os de forma mais racional e eficiente. Para o leigo, entretanto, todo comportamento que foge aos padrões praticados pela maioria tida como sã, é considerado loucura. Mas o que é realmente loucura?
A ciência a conceitua como uma perturbação psíquica de origens diversas, seja por causa de má formação genética, seja por acidentes.
Assim sendo, a julgar por vista, uns poucos que não se comportam como a maioria, são tidos como loucos. Eles se denominam: servos de Deus, embaixadores de Cristo, filhos do reino, cidadãos dos céus e cristãos. É uma classe distinta de pessoas. Normalmente são:
Hospitaleiros, prestativos, corteses, amistosos, humildes, compassivos, longânimos, amorosos, fraternos, prudentes, moderados, tolerantes, sóbrios, abstêmios e abstinentes, simples, resignados, piedosos, cordatos, etc.
Além do mais, essas pessoas creem em Deus como galardoador, e em Jesus como salvador do mundo; exaltam-no; crêem no seu reino que será constituído neste mundo, e se empenham por testemunharem disso, levando outros a crerem como eles. Crêem na Bíblia como regra de fé, e se submetem ardorosamente à doutrina nela contida, e constante de leis, mandamentos, estatutos, preceitos, ordenanças, testemunhos e juízos.
Eles têm sido confundidos com outros que se assemelham a eles; são também rotulados de fanáticos, beatos e também loucos. Mas aquele em quem eles crêem como Deus e salvador, já a muito os havia prevenido de que isso haveria de acontecer, e por isso disse:
- Se o mundo vos aborrece, sabei que, primeiro do que a vós, me aborreceu a mim. Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos aborrece. Jo. 15:18 e 19.
- Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. I Jo. 2:15 ú. parte.
- Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa. Mt. 5:11.
Inspirando o apóstolo Paulo, revelou-nos o Senhor que assim seria, veja:
- Se alguém dentre vós se tem por sábio neste mundo, faça-se louco para ser sábio. I Co. 3:18, ú. parte.
- Mas Deus escolheu as cousas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as cousas fracas deste mundo para confundir as fortes. I Co. 1:27.
- Nós somos loucos por amor de Cristo, e vós sábios em Cristo; nós fracos e vós fortes: vós ilustres, e nós vis. I Co. 4:10.
- Porque tenho pra mim, que Deus a nós, apóstolos, nos pôs por últimos, como condenados à morte; pois somos feitos espetáculos ao mundo, aos anjos, e aos homens. I Co. 4:9.
Então seja louco por amor de Cristo; certamente que, essa loucura para com os homens, terá uma grande recompensa da parte de Deus.
oliprest
Enviado por oliprest em 09/09/2010
Alterado em 09/09/2010