EM PÉ DE IGUALDADE
EM PÉ DE IGUALDADE
Falando à respeito dos que ficarão de fora da cidade santa por ocasião da recompensa dos justos e injustos, dá-nos o Senhor uma relação destes traçando os seus perfis: covardes, incrédulos, abomináveis, homicidas, fornicários, feiticeiros, idólatras e mentirosos. AP. 21:8.
Nada obstante a relação específica, dentro da classe de abomináveis existe muitos considerados como tais e que podem até já se julgarem salvos. É como o caso dos que usam trajes estranhos ao seu sexo. Dt. 22: 5. Os que fazem contenda entre irmãos, Pv. 6:16-19; quem passa fogueira, quem consulta mortos; agoureiros, prognosticadores, etc. Dt. 18:10-12. Além desses, quem queima incenso. Is. 66:3; o que justifica o ímpio e o que condena o justo; e também quem come coisas abomináveis, como carne de porco e roedores. Is. 66:17.
Assim, se a pessoa não é adoradora de imagens, mas mente, é igual ao idólatra; se não adultera, mas fornica, está no mesmo nível; se não mata, mas é incrédulo, está na mesma classe; se não faz nenhuma dessas coisas, mas come coisas abomináveis, está na mesma condição dos demais.
Foi o próprio Espírito quem falou por Tiago: Se não matas, mas adulteras tens te feito transgressor; e quem guardar toda a lei e tropeçar num só ponto se torna culpado de toda a lei. Tg. 2:10.
Muitos pretensos cristãos estão em pé de igualdade com aqueles a quem condenam, porque os seus deuses são os seus ventres. Diz-nos o apóstolo: nada de si mesmo é impuro, mas é um grave mal causar tropeço pelo comer. Rm. 14:14-20.
Se a pessoa não alcançou domínio com relação a sua boca e faz do seu ventre o seu deus, como pode exercer autoridade sobre os outros, se não tem nem para si mesmo?
Não seria contraditório, se Deus é santo, e tendo nos ensinado a ser semelhantes a Ele, tendo dado leis para o seu povo a fim de que fosse um povo sábio, ter depois invalidado essa lei nivelando o seu povo aos gentios?
Ora, se o gentio que não tem lei e para si mesmo é lei, não comendo determinados alimentos por questão de escrúpulos, recomendações médica, tradição, higiene e saúde, quanto mais o povo de Deus que é um povo sábio e instruído, zeloso e de boas obras?
Oli Prestes
Missionário
oliprest
Enviado por oliprest em 25/09/2010
Alterado em 15/03/2020