Textos

O CLAMOR DA VAIDADE
O povo de Deus tem sido concitado por seus líderes a clamar a Ele a fim de obter o Seu favor. Mas esses líderes têm se omitido de ensinar as condições requeridas para que esse clamor seja ouvido.

Se alguns têm sido ouvidos é devido a importunação que fazem a Deus, como disse Jesus na parábola do “Juiz e a viúva importuna”. Eles colocam como condição primordial o sacrifício financeiro e pactos de ofertas do que possuem ou do que obtiveram com as concessões, mas não instruem o povo no “caminho da justiça”, e não sabe que o Senhor não ouve o clamor da vaidade. Ou clama, mas o Senhor não responde por causa da arrogância dos maus. Jó. 35:12.

Diante de tanto clamor, o que vemos não são milagres em abundância, mas míseras concessões esparsas.

No episódio em que o Senhor mandou o profeta a Josafá lhe dizer que aquela guerra era do Senhor, o que aconteceu ali foi testemunhado por todo o povo. Mas o povo não estava em rebeldia e transgressão. E se estivesse, Deus não teria operado com aquela maravilha, antes teria deixado o seu povo a mercê dos seus inimigos.

O salmista de bem com a vida, Jesus, teve a ousadia de dizer: “Julga-me segundo a Tua justiça”. Sl. 35:24 p.parte.

Mas para que isso aconteça é necessário que se pratique aquela justiça da qual disse o salmista “são como as grandes montanhas”. Sl. 36:6, p.parte. E qual é ela? Responde-nos as Escrituras: Todos os teus mandamentos são a justiça. Sl. 119:172, ú.parte., a qual é eterna, Sl. 119:142.

Deus ama a justiça, Sl. 11:7. Os justos herdarão a terra e habitarão nela para sempre. Sl. 37:29. A lei do Seu Deus está em seu coração. V. 30, p.parte. Por isso disse Isaías: Abri as portas para que entre nela a nação justa, que observa a verdade. Is. 26:2. Mas o que desvia os seus ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração será abominável. Pv. 28:4.

O espírito do Senhor inspirou a Malaquias, que escreveu:
Porque os lábios do sacerdote guardarão a ciência, e da sua boca buscarão a Lei, porque ele é um anjo do Senhor dos Exércitos. Ml. 2:7.

Não obstante, ele diz: mas vós vos desviastes do caminho, a muitos fizestes tropeçar na lei; corrompestes o concerto de Levi, diz o Senhor dos Exércitos. Por isso também eu vos fiz desprezíveis, e indignos diante de todo o povo, visto que não guardastes os meus caminhos, mas fizestes acepção de pessoas na lei. Ml. 2:8 e 9.

E já que o sacerdote é um anjo do Senhor, é a ele que o Senhor adverte para que se corrija, veja: Eu sei as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos e o não são, e tu os achaste mentirosos. E sofreste, e tens paciência; e trabalhaste pelo meu nome, e não te cansaste. Tenho, porém, contra ti que deixaste a tua primeira caridade (ou amor). Lembra-te pois donde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres. Ap. 2:2-5.

Deus não requer que se clame tanto, como em que se guarde os seus mandamentos. Essa é a condição para a bênção. Veja Dt. 28:1-14.

A confirmação como povo santo é condicionada a guarda dos mandamentos do Senhor. Veja: O Senhor te confirmará para si por povo santo, como te tem jurado, quando guardares os mandamentos do Senhor teu Deus, e andares nos seus caminhos. Dt. 28:9.

Esses mesmos santos são os mencionados em Ap. 14:12, que diz: Aqui está a paciência dos santos: aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e tem a fé de Jesus.

Disse o salmista: Vi o ímpio com grande poder espalhar-se como a árvore verde na terra natal. Sl. 37:35. Por isso se lhe aumenta as riquezas e o seu povo volta aqui e águas de copo cheio se lhe espremem. Sl. 73:10-12.

E a prova de que são ímpios esses obreiros fraudulentos, está no que diz o apóstolo Paulo: Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente, Amém. Rm. 1:25.

Ora, a verdade de Deus são os seus mandamentos, conforme Sl. 119:142, que diz: A tua Lei é a verdade. E diz o apóstolo Paulo: E como eles se não importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convém. Rm. 1:28.

Como disse o Espírito Santo por João, conhecer a Deus é guardar os seus mandamentos. I Jo. 2:3.

Mas esses líderes prometem libertação para os seus seguidores, enquanto eles mesmos são servos da corrupção. II Pe. 2:19.

Esses negam a Deus quando rejeitam a lei de Deus, o Seu pacto, a aliança eterna. Dt. 4:13, e 5:2-21; 29:1, 9 e 12; Sl. 111:5; Is. 54:10; Jr. 11:2; Sl. 119:142, 11:5, 7 e 8; 112:3.

Mas a terra pranteia e se murcha por causa dos seus moradores; porquanto transgridem as leis, mudam os estatutos, e quebram a aliança eterna. Is. 24:5 e 6.

Deus irá destruir os que não lhe conhecem. II Ts. 1:8 e 9.

Por isso guarde o decálogo divino, provando assim o seu amor para com Deus. Jo. 14:15, e para ficar livre da ira vindoura.

Oli Prestes
Missionário
oliprest
Enviado por oliprest em 27/09/2010
Alterado em 11/12/2017


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr