O GRANDE QUEBRA CABEÇAS
Um quebra-cabeça é um jogo ou um diagrama que requer paciência e habilidade para formar uma imagem previamente formatada pelo seu inventor ou idealizador, ou também para obter-se as palavras que respondam as perguntas ou as definiam. As peças ou palavras só tem uma opção de lugar para ser colocada e ajustada. Qualquer outro modo pretendido resultará na deformação da figura que deve ser formada ou do diagrama devido; se no momento não, depois sim.
Existe um livro que é como um grande quebra-cabeça, com milhares de partes, as quais formam conceitos exatos, pensamentos corretos, atitudes justas, resultados maravilhosos. E só há um modo na montagem das figuras por ele formatada e dos conceitos propostos. Qualquer arranjo errôneo resultará em conceito errado, com consequências ruins para quem isso fizer.
Não é possível que se monte esse quebra-cabeças sem obedecer a regras determinadas pelo seu arquiteto, as quais são muitas, vejamos:
"Filho meu se aceitares as minhas palavras, e esconderes contigo os meus mandamentos, para fazeres o teu ouvido atento à sabedoria; e inclinares o teu coração ao entendimento; se clamares por sabedoria, e por inteligência alçares a tua voz, se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares, então entenderás o temor do Senhor, e acharás o conhecimento de Deus." Pv. 2:1-5.
Outra há que diz:
“Porque é mandamento sobre mandamento, mandamento sobre mandamento, regra sobre regra, regra sobre regra, um pouco aqui, um pouco ali.” Is. 28:10.
Já que estamos falando do grande livro “A Bíblia”, precisamos saber se ela é a palavra de Deus. Porque nela tem palavras de Deus, palavras de homens de Deus, palavras de homens comuns, palavras de homens ímpios, além de palavras de Satanás.
Mas elas não foram inspiradas por Deus? Então Deus inspirou a Satanás para falar? Vejamos:
Jesus, quando aqui esteve em carne, fez algumas menções a ela ou a porções dela. Veja:
“Errais não conhecendo as escrituras.” Examinais as escrituras”. “Quem crê em mim como diz as escrituras”. Então ele chamou de escrituras aos registros dos livros que foi nomeado de bíblia, existentes a sua época.
Mas ele também falou “a minha palavra e a tua palavra”. A que ele estava referindo-se quando assim falou? Acaso ele estava referindo-se a bíblia? Vejamos:
Bem, se fosse assim haveria um problema a ser equacionado para ser resolvido, qual seja, o céu e a terra ainda não passaram, entretanto há muitos “mestres” afirmando que os trinta e nove livros do que convencionaram chamar de “velho testamento” foram abolidos. Apesar de que o mestre maior disse que “ele não veio abolir, e sim cumprir.” Mt. 5:17.
Também disse: “Manifestei o teu nome aos homens que do mundo me deste; eram teus, e tu mos deste, e guardaram a tua palavra.” Jo. 17:6.
Mas esses homens a que ele se refe são os seus apóstolos e discípulos. Isso inferimos pelo seguinte texto:
"Porque lhes dei as palavras que tu me deste; e eles as receberam, e têm verdadeiramente conhecido que saí de ti, e creram que me enviaste. Eu rogo por eles; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus." Jo. 17:8 e 9.
Mas aqueles homens que se tornaram apóstolos e discípulos (aprendizes) de Jesus não eram Israelitas e judeus, e, por conseguinte, instruídos pelas escrituras que havia à época? E como Jesus disse que Ele havia dado a eles as palavras que ele havia recebido do Pai?
Também que eles eram do mundo e que o Pai os havia dado a Jesus?
Então ou eles não conheciam ainda as palavras de Deus, ou Jesus referia-se a outra coisa, qual?
Certa ocasião um dos seus apóstolos disse: ”Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna.” Jo. 6:68.
Mas quais palavras era a vida eterna? Estas, veja:
- "E sei que o seu mandamento é a vida eterna. Portanto, o que eu falo, falo-o como o Pai mo tem dito." Jo. 12:50.
Ele também falou que Ele havia vindo para dar testemunho da verdade. Veja:
- "Disse-lhe, pois, Pilatos: Logo tu és rei? Jesus respondeu: Tu dizes que eu sou rei. Eu para isso nasci, e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz." Jo. 18:37.
Que é esta, a qual Ele disse também ser? Jo. 14:6
"A tua palavra é a verdade desde o princípio. Sl. 119:160, p.parte. A tua lei é a verdade." Sl. 119:142 s.parte.
Portanto, se Ele chamou a bíblia de escrituras, e disse que a palavra dele é a verdade; e já que disse que passarão os céus e a terra, mas que as suas palavras não passarão, e a sua palavra é a sua lei, então esta não foi nem abolida nem mudada. Pois, se assim fosse, ele estaria fazendo acepção de pessoas, quando exigisse uma para o povo de Israel, e outra para o povo gentio (pagão), o que ele reprova. Ver Mal. 2:8 e 9.
oliprest
Enviado por oliprest em 09/10/2010
Alterado em 08/03/2015