Textos

POR QUE DEUS NÃO RESPONDE?
Existe muitas ocasiões em que Deus não responde aos que lhe buscam. Qual ou quais as razões para isso?

Deus é Deus e nem nos está sujeito como não nos deve explicações pelas suas atitudes, e quanto menos pelo fato de não nos responder quando queremos que nos responda.

Mas é interessante que muitos entendam que Ele não só lhes deva explicações por esta ou aquela razão, como também tem o dever de lhes falar quando precisam saber algo.

Temos ensinos e exemplos registrados nas Sagradas Escrituras que nos permitem saber as razões para isso. Vejamos!

Vejamos o caso de Jó. Nada obstante ele ser um homem justo e temente a Deus, quando lhe sobreveio um grande infortúnio, ele também desejou saber a razão, já que ele tinha consciência do seu proceder honesto e sabia que a sua consciência não o acusava de nenhum dia ele ter praticado qualquer ato desabonador. Mesmo assim ele sofreu muitas e graves aflições, e não obtinha a resposta para as suas inquirições. E as explicações que os seus amigos que lhe visitaram lhe propuseram de modo acusativo não lhe convenceram, pois ele sabia que não eram justas. E os amigos de Jó, nas suas vãs maneiras humanas de pensar, entendiam, considerando as suas experiências, que um justo não pode e não deve sofrer o que Jó estava sofrendo. Disse um deles: “Nunca ouvimos falar que um justo sofra isso. Mas que o ímpio, sim”.

Apesar de eles não se acharem em condições de censurar a Jó para acusá-lo, eles não intercederam a Deus por Jó. Antes, especularam, presumidamente, das razões do seu sofrimento. Isso levou Jó a chamá-los de  consoladores molestos . Jó 16:2.

E Deus, que havia concedido a Satanás a permissão para afligir a Jó, não o preveniu e nem lhe respondeu enquanto não terminou o tempo do seu sofrimento e da sua prova. Também não lhe respondeu segundo as suas inquirições e nem usou de palavras piegas de consolação. Mas mandou que ele se cingisse de forças para que Ele, Deus, lhe falasse. E lhe falou. E usou de muitas perguntas para as quais Jó não tinha respostas. E as respostas de Deus para Jó, segundo alguém se deu ao trabalho de conferir, foram setenta perguntas. É importante notar que Jó era o inquiridor de Deus, e este, quando se dignou a respondê-lo, o fez inquirindo-o. E isso foi a consolação de Jó, que, longe de se indignar com Deus, ainda disse que se abominava por ter falado. Jó 42:6.

E Jó é que teve que interceder e oferecer sacrifícios por seus amigos, pois falou Deus a eles para que fossem a Jó para esse fim, pois que eles não haviam falado de Deus o que era reto como Jó. Jó 42:7-9.

As Escrituras dizem que aquele que condena o justo e justifica o ímpio, ambos são abomináveis ao Senhor. Pv. 17:15 . E Deus não ouve a oração de pecadores.  Jo. 9:31. E longe esta o Senhor dos ímpios, mas ouve a oração dos justos. Pv. 15:29.

Bem, Jó foi respondido no devido tempo, ainda que a sua resposta tenha vindo em forma de perguntas.

Por outro lado, temos nas Escrituras o caso de Saul, o primeiro rei escolhido por Deus para reinar sobre o povo de Israel. Houve um tempo em que Deus não mais respondeu ou falou a ele. E isso o levou a buscar uma forma abominável de obter resposta para as questões que transcendem o humano, e que lhe afligiam. Ele buscou e consultou uma pitonisa, necromante. Pessoa que adivinha usando um método demoníaco de saber as coisas. E quais as razões porque Deus não mais falava a Saul? Ele havia desobedecido ao Senhor e procedido contrário a vontade dEle. E nada obstante um profeta renomado e amado de Deus ter intercedido por ele, ainda assim Deus não o atendeu e não o perdoou.

Diz Deus: “Se o meu povo, que se chama pelo nome, se humilhar e se arrepender, e se converter, então eu ouvirei a sua oração que se fizer neste lugar, e sararei a sua terra”.  

Há vezes em que a resposta do Senhor é silenciosa. Ele fala  direto ao nosso coração. Outras há em que Ele nos fala como falou a Balaão. Ou seja, usa até seres animados. Mas,  acaso os nossos sentidos estão atentos a sua voz ou a sua linguagem nem sempre audível?

Quando Jó, no seu infortúnio e provação perdeu tudo e até os seus filhos, ele não se indignou com Deus, nem lhe atribuiu nenhum agravo. Antes disse: “Deus me deu e o Senhor o tomou; bendito seja o nome do Senhor”. E não blasfemou. Jó 1:21.

O fato de não vermos ou ouvirmos as respostas para as nossas inquirições quando as fazemos a Deus, não significa que Ele não nos tenha ouvido. Porque diz as Escrituras: "Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem o seu ouvido agravado, para não poder ouvir. Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça." Is. 59:1 e 2.

Independentemente de Deus não nos responder, há vezes em que Ele fala ao homem, e isso, conforme diz uma escritura: “Antes Deus fala uma e duas vezes; porém ninguém atenta para isso. Em sonho ou visão de noite, quando cai sono profundo sobre os homens, e adormecem na cama. Então abre os ouvidos dos homens, e lhes sela a sua instrução, para apartar o homem do seu desígnio, e esconder do homem a soberba; para desviar a sua alma da cova, e a sua vida de passar pela espada. ... Eis que tudo isto e obra de Deus, duas e três vezes para com o homem, para desviar a sua alma da perdição, e o alumiar com a luz dos viventes”. Jó. 33:14-18, 29 e 30.

Ainda que, segundo o que nos propusemos, a questão seja por que Deus não responde, vamos falar um pouco mais porque ele não atende.

O próprio Filho de Deus, quando na sua condição de homem, durante a Sua breve mas sofrida e laboriosa existência neste mundo, pediu ao Pai e não foi atendido. Numa das vezes, quando já próximo de completar o seu sofrimento vicário por nós, Ele pediu: "Pai, se queres, passa de mim esse cálice, todavia não se faça a minha vontade, mas a Tua." Lc. 22:42. E quando Ele, Jesus, ensinou os seus discípulos a orar, ele ensinou: "... seja feita a Tua vontade, assim na terra como no céu." Mt. 6:10. E falou em outra ocasião: “se pedirdes alguma coisa, segundo a sua vontade, ele vos concede”.

Bem, ele também disse: "Pedi, pedi, e dar-se-vos-á." Mas diz a inspiração ao salmista que Ele não atenderá o clamor da vaidade. E noutra porção bíblica, que Deus não ouve a pecadores Jo. 9:31. E ainda que, se alguém teme a Deus e pratica a sua justiça, a esse Ele ouve.

Moisés, quando temeroso quanto a Faraó e ao seu exército, clamou a Deus, e Ele disse: “por que clamas a mim? Manda aos filhos de Israel que marche”. Ex. 14:15.

Paulo, quando oprimido por um mensageiro de Satanás, pediu três vezes ao Senhor, o qual lhe disse: "a minha graça te basta." II Co. 12:9, p.parte.

Há vezes em que a resposta vem silenciosa ou não. Mas não nos agrada, ou não nos convence ou não a aceitamos.

De qualquer maneira, a condição é a proposta já desde a antiguidade:

"Buscar-me-eis e me achareis, quando buscardes de todo o vosso coração." Jr. 29:13. E: "perto está o Senhor daqueles que tem o coração quebrantado." Sl. 34:18. Ou: "Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará." Tg. 4:10. Desejas que Deus te fale? Humilha-te! Busca, e pede. Mas lembra-te: “Não te precipites com a tua boca, nem o teu coração se apresse a pronunciar palavra alguma diante de Deus; porque Deus está nos céus, e tu estás sobre a terra; assim sejam poucas as tuas palavras”. Ec. 5:2.

Oli Prestes
Missionário
oliprest
Enviado por oliprest em 10/10/2010
Alterado em 06/11/2019


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr