Textos

EVIDÊNCIAS DO FIM

Será que é possível saber-se se estamos no fim de tudo? Quero dizer, no fim do mundo? Será que a terra da forma como a conhecemos será preservada? Ou será que esta será modificada e até destruída? Que evidências há de que o fim é chegado? Haverá mesmo um fim para o atual modo e estrutura do que vemos?

Não é possível saber à luz do conhecimento humano. Entretanto existe uma fonte que trata do assunto, a qual pode esclarecer nossas dúvidas e responder algumas das perguntas que são formuladas sobre o tema.

A bíblia sagrada é uma fonte segura para responder essas perguntas. Primeiro porque ela contém a revelação de Deus para os homens, inclusive nesse aspecto. Segundo, porque nos diversos livros que a compõe, os quais foram escritos por diversos autores e em diversas épocas e locais, há o registro de que isso ocorrerá. Terceiro porque os seus registros são os mais antigos a narrar o que está previsto para o ser humano. Outros há que foram baseados nas sagradas escrituras ou que as tomam como fonte de pesquisa e fazem referência a ela para consubstanciar as afirmações dos seus autores como literatos ou comunicadores.

Quando Deus fez o homem disse-lhe que no dia em que este pecasse ele morreria. Mas o inimigo do homem disse-lhe que este poderia ficar conhecendo o bem e o mal se o mesmo comesse do fruto do conhecimento. Ele comeu e tornou-se mortal. Ou seja, passou a ter fim, como consequência da sua desobediência. Isso está registrado nas Sagradas Escrituras. Mas ainda hoje aquele que agiu naquele passado longínquo para enganar o primeiro casal, continua agindo e enganando a muitos que preferem teorias humanas e diabólicas sobre a origem do homem e o seu fim, bem como aqueles que não dão ouvidos às revelações dadas por Deus através de homens santos inspirados pelo Espírito Santo.

E um dos enganos difundidos hoje e que contraria o que Deus revelou, é que a alma é imortal. Esta tem sido tomada como significado de espírito, e dito deste que ele subsistirá eternamente, posto que, segundo o preconceito de alguns, é imaterial.

Isso contraria frontalmente o que diz uma escritura inspirada ao profeta Ezequiel e constante no livro que leva o seu nome, onde diz que “a alma que pecar essa morrerá”. Ez. 18:4, ú.parte.

Ora, a Sagrada Escritura diz que Deus quando fez os animais os fez alma vivente. Gn. 1:20, 21, 24 e 30. Então eles também têm alma. E se a alma fosse imortal então ela não morreria, tão somente seus corpos seriam consumidos quando morressem,  pela cessação do fôlego de vida e da vida aparente.

Não, não é assim. Esse pensamento é devido aos conceitos deturpados formulados por homens privados de entendimento das coisas espirituais, as quais só os espirituais discernem.

Disse Deus pelo profeta Ezequiel:

E tu, ó filho do homem, assim diz o Senhor Deus acerca da terra de Israel: Vem o fim, o fim vem sobre os quatro cantos da terra. Agora vem o fim sobre ti, e enviarei sobre ti a minha ira, e te julgarei conforme os teus caminhos, e trarei sobre ti todas as tuas abominações. E não te poupará o meu olho, nem terei piedade de ti, mas porei sobre ti os teus caminhos, e as tuas abominações estarão no meio de ti; e sabereis que eu sou o Senhor. Assim diz o Senhor Deus: Um mal, eis que um só mal vem. Vem o fim, o fim vem, despertou-se contra ti; eis que vem. A manhã vem para ti, ó habitante da terra. Vem o tempo; chegado é o dia da turbação, e não mais o sonido de alegria dos montes. Agora depressa derramarei o meu furor sobre ti, e cumprirei a minha ira contra ti, e te julgarei conforme os teus caminhos, e porei sobre ti todas as tuas abominações. E não te poupará o meu olho, nem terei piedade de ti; conforme os teus caminhos, assim te punirei, e as tuas abominações estarão no meio de ti; e sabereis que eu, o Senhor, é que firo. Eis aqui o dia, eis que vem; veio a manhã, já floresceu a vara, já reverdeceu a soberba. A violência se levantou em vara de impiedade; nada restará deles, nem da sua multidão, nem do seu rumor, nem haverá lamentação por eles. Vem o tempo, é chegado o dia; o que compra não se alegre, e o que vende não se entristeça; porque a ira ardente está sobre toda a multidão deles. Porque o que vende não tornará a possuir o que vendeu, ainda que esteja entre os viventes; porque a visão, sobre toda a sua multidão, não tornará para trás, nem ninguém fortalecerá a sua vida com a sua iniquidade. Já tocaram a trombeta, e tudo prepararam, mas não há quem vá à peleja, porque a minha ardente ira está sobre toda a sua multidão. Fora está a espada, e dentro a peste e a fome; o que estiver no campo morrerá à espada, e o que estiver na cidade a fome e a peste o consumirão. E escaparão os que fugirem deles, mas estarão pelos montes, como pombas dos vales, todos gemendo, cada um por causa da sua iniquidade. Todas as mãos se enfraquecerão, e todos os joelhos serão débeis como água. E cingir-se-ão de sacos, e o terror os cobrirá; e sobre todos os rostos haverá vergonha, e sobre todas as suas cabeças, calva. A sua prata lançarão pelas ruas, e o seu ouro será removido; nem a sua prata nem o seu ouro os poderá livrar no dia do furor do Senhor; eles não fartarão a sua alma, nem lhes encherão o estômago, porque isto foi o tropeço da sua iniquidade. E a glória do seu ornamento ele a pôs em magnificência, mas eles fizeram nela imagens das suas abominações e coisas detestáveis; por isso eu lha tenho feito coisa imunda. E entregá-la-ei por presa, na mão dos estrangeiros, e aos ímpios da terra por despojo; e a profanarão. E desviarei deles o meu rosto, e profanarão o meu lugar oculto; porque entrarão nele saqueadores, e o profanarão. Faze uma cadeia, porque a terra está cheia de crimes de sangue, e a cidade está cheia de violência. E farei vir os piores dentre os gentios e possuirão as suas casas; e farei cessar a arrogância dos fortes, e os seus lugares santos serão profanados. Vem a destruição; eles buscarão a paz, mas não há nenhuma. Miséria sobre miséria virá, e se levantará rumor sobre rumor; então buscarão do profeta uma visão, mas do sacerdote perecerá a lei e dos anciãos o conselho. O rei lamentará, e o príncipe se vestirá de desolação, e as mãos do povo da terra se conturbarão; conforme o seu caminho lhes farei, e conforme os seus merecimentos os julgarei; e saberão que eu sou o Senhor. Ez. 7:2-27.

E, por Sofonias:

Palavra do Senhor, que veio a Sofonias, filho de Cusi, filho de Gedalias, filho de Amarias, filho de Ezequias, nos dias de Josias, filho de Amom, rei de Judá. Hei de consumir por completo tudo de sobre a terra, diz o Senhor. Consumirei os homens e os animais, consumirei as aves do céu, e os peixes do mar, e os tropeços juntamente com os ímpios; e exterminarei os homens de sobre a terra, diz o Senhor. E estenderei a minha mão contra Judá, e contra todos os habitantes de Jerusalém, e exterminarei deste lugar o restante de Baal, e o nome dos sacerdotes dos ídolos, juntamente com os sacerdotes; e os que sobre os telhados adoram o exército do céu; e os que se inclinam jurando ao Senhor, e juram por Milcom; e os que deixam de andar em seguimento do Senhor, e os que não buscam ao Senhor, nem perguntam por ele. Cala-te diante do Senhor Deus, porque o dia do Senhor está perto; porque o Senhor preparou o sacrifício, e santificou os seus convidados. Acontecerá que, no dia do sacrifício do Senhor, castigarei os príncipes, e os filhos do rei, e todos os que se vestem de trajes estrangeiros. Castigarei naquele dia todo aquele que salta sobre o limiar, que enche de violência e engano a casa dos seus senhores. E naquele dia, diz o Senhor, far-se-á ouvir uma voz de clamor desde a porta do peixe, e um uivo desde a segunda parte, e grande quebrantamento desde os outeiros. Uivai vós, moradores de Mactes, porque todo o povo que mercadejava está arruinado, todos os que estavam carregados de dinheiro foram destruídos. E há de ser que, naquele tempo, esquadrinharei a Jerusalém com lanternas, e castigarei os homens que se espessam como a borra do vinho, que dizem no seu coração: O Senhor não faz bem nem faz mal. Por isso serão saqueados os seus bens, e assoladas as suas casas; e edificarão casas, mas não habitarão nelas, e plantarão vinhas, mas não lhes beberão o seu vinho. O grande dia do Senhor está perto, sim, está perto, e se apressa muito; amarga é a voz do dia do Senhor; clamará ali o poderoso. Aquele dia será um dia de indignação, dia de tribulação e de angústia, dia de alvoroço e de assolação, dia de trevas e de escuridão, dia de nuvens e de densas trevas, Dia de trombeta e de alarido contra as cidades fortificadas e contra as torres altas. E angustiarei os homens, que andarão como cegos, porque pecaram contra o Senhor; e o seu sangue se derramará como pó, e a sua carne será como esterco. Nem a sua prata nem o seu ouro os poderá livrar no dia da indignação do Senhor, mas pelo fogo do seu zelo toda esta terra será consumida, porque certamente fará de todos os moradores da terra uma destruição total e apressada. Sf. 1:2-18.

Esses textos bíblicos evidenciam que haverá um fim. Mas quando será? Atrás diz que está perto. E olha que ele foi escrito há muito tempo.

Acaso isso é evidência de que é falsidade, por ainda não ter se cumprido?

Devido a nossa natureza humana, podemos pensar que assim é. Mas, considerando que, para Deus mil anos é como a vigília da noite que passou, então essa demora é como nada. E nem demora é, já que ele tem determinado o dia em que julgará o mundo com a sua justiça e verdade, conforme o último verso do Salmo 96 e 98.

Mas vamos investigar sobre a proximidade do fim, se está próximo.

Os discípulos e apóstolos de Jesus tinham consciência de que haverá um fim. E quiseram saber quando isso ocorreria, razão porque recorreram ao mestre Jesus e lhe perguntaram. Vejamos o texto que registra o ocorrido.

E, estando assentado no Monte das Oliveiras, chegaram-se a ele os seus discípulos em particular, dizendo: Dize-nos, quando serão essas coisas, e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo? E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane; porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos. E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim. Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares. Mas todas estas coisas são o princípio de dores. Então vos hão de entregar para serdes atormentados, e matar-vos-ão; e sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome. Nesse tempo muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se odiarão. E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos. E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará. Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo. E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim. Quando, pois, virdes que a abominação da desolação, de que falou o profeta Daniel, está no lugar santo; quem lê, atenda; então, os que estiverem na Judéia, fujam para os montes; e quem estiver sobre o telhado não desça a tirar alguma coisa de sua casa; e quem estiver no campo não volte atrás a buscar as suas vestes. Mas ai das grávidas e das que amamentarem naqueles dias! E orai para que a vossa fuga não aconteça no inverno nem no sábado; porque haverá então grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tampouco há de haver. E, se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria; mas por causa dos escolhidos serão abreviados aqueles dias. Mt 24:3 22.

É comum quando surgem guerras ou cataclismos (como terremoto, vulcão, tornado, tsunami) pensar-se que já é o fim. Mas vejamos que Jesus afirmou que não seria ainda o fim, mas o principio das dores.

Bem, parece que para os que morrem o fim deles já chegou. Mas mesmo para esses ainda não é o fim, já que todos hão de ressuscitar para serem julgados e receber no corpo bem ou mal que tiverem feito, conforme II Co. 5:10.

Por conseguinte observemos que Jesus previu sinais no sol, na lua, nas estrelas; conflito entre nações e reinos; fome e peste; terremotos em vários lugares, como sinais do princípio do fim. E tudo isso já tem ocorrido. Donde inferimos que já estamos no princípio do fim. Mas será que falta muito, segundo o nosso tempo?

Numa predição dada pelo Espírito Santo a Paulo, diz: “Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te. II Tm. 3:1 - 5.

Nesse texto a previsão refere-se aos últimos dias.

No livro do Apocalipse há o registro de alguns acontecimentos de grande magnitude e em escala global. Nele diz que haverá severo juízo de Deus contra os moradores da terra. E isso ocorrerá com a abertura dos selos, cujos são em número de sete. E na abertura do quarto selo haverá uma grande mortandade quando ocorrerá a morte de um quarto da população da terra, por quatro juízos de Deus, fome, peste, espada e feras da terra. Ap. 6:7 e 8.

Mesmo com essas ocorrências ainda não será o fim, pois depois ainda haverá a abertura de outros três selos, bem como o toque de sete trombetas, momento em que haverá grandes e terríveis acontecimentos. E isso ocorrerá num tempo predeterminado.
oliprest
Enviado por oliprest em 12/10/2010


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr