Textos

SEGUINDO CORRENTES
Um transeunte chegando num cruzamento viu um grupo de pessoas atravessando-o na faixa de segurança, e, sem observar que o sinal luminoso não lhe era favorável, segui-os, mesmo percebendo que um veículo se aproximava rapidamente. Outro, observando que o transeunte agia inadvertidamente, buscou chamar a sua atenção para o seu proceder, mas o sujeito parecia estar seguro do que fazia. O grupo que ia à sua frente já se encontrava fora do alcance do veículo que vinha e cujo sinal luminoso lhe favorecia, enquanto que o sujeito ainda estava na trajetória do veículo. O transeunte, presumindo que estivesse agindo certo, esperava que o veículo fosse parar no cruzamento, enquanto que o condutor do mesmo atentava para o sinal luminoso e avançava rapidamente a fim de transpor o cruzamento enquanto o sinal lhe era favorável. A conclusão é lógica: final trágico para ambos; tanto para o transeunte inadvertido, como para o motorista que se julgou amparado pelo sinal, mas não foi moderado.

Muitos estão como o transeunte, atentando para uma corrente que os precedem, e se esquecem de observar se os sinais lhe são favoráveis. Outros se dão mal por avançarem muito rapidamente, pretendendo aproveitar o favor dos sinais e se precipitam, colidindo com os que estão à sua frente e que cruzam fora de tempo o caminho deles.

Corrente é fluxo, mas também é cadeia. É o que a maioria segue, e que, por isso, serve de direção para desavisados.

Deixe as correntes dos que seguem tendências e ondas, e siga com cuidado, alternando o olhar entre os sinais e aqueles que podem repentinamente se interpor no seu caminho. Pois eles lhe podem atropelar ou servir de empecilho e embaraço ainda que possam sofrer por isso.

Os que atravessavam, o faziam contrariando o sinal e devido o momento lhes ser propício (não havia veículo que viesse para cruzar). O sujeito que lhes seguiu não atentou para o sinal, mas para a corrente e a seguiu.

Religiosamente falando, muitos estão seguindo correntes por resultados e benefícios que outros dizem terem obtido, julgando por vista. E não conhecem ou se esquecem das advertências de Jesus: Acautelai-vos...!

Oli Prestes
Missionário
oliprest
Enviado por oliprest em 15/10/2010
Alterado em 16/07/2018


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr