Textos

OS EXCLUÍDOS
OS EXCLUÍDOS

De que são excluídos? Por que foram excluídos? Quais são eles?
Vivemos num mundo de excluídos. Mas vamos considerar algumas coisas sobre exclusão e excluídos, a fim de sabermos se isso é mau, e as vantagens e desvantagens disso.

Vivemos num mundo de segregação racial, onde cada um busca e diz ser isso ou aquilo, ou onde cada um quer ser, alegando para isso razões que chegam as raias do absurdo. Uns chegaram até a criar um tal de sangue azul, se dizendo ser da estirpe real. Outros por se dizerem descender dos antigos Egípcios, dos Judeus, de antigos povos dali, ou de outros d’acolá, etc. Nessa pretensão surgiu um homem que liderou uma nação e quase exterminou alguns povos querendo limpar a raça dele que disse ser a raça pura, a ariana, e que estaria na iminência de se sujar devido as outras que conviviam no seu meio. E assim matou judeus, poloneses, ciganos, russos, etc.

Os negros africanos foram por muitos séculos escravizados, porque, apesar de serem até evoluídos culturalmente, eram considerados sem alma pela igreja católica. Como se fosse possível haver um corpo com vida, mas sem alma. É até engraçado para nós. Pois se até os animais as possuem... Gn. 1:21 e 24.

Na verdade desde o princípio do mundo, mas após o pecado, começou a haver certa separação entre determinadas pessoas. Por exemplo, quando Deus resolveu por fim ao mundo antigo, usando para isso um dilúvio de água, as razões foram devido os filhos de Deus se terem unido às filhas dos homens, o que muito desagradou a Ele. Mas quem era um e quem era outro?

Há uma teoria de que foram os anjos do céu que vieram em carne a terra, e possuíram sexualmente as mulheres deste mundo, resultando disso os gigantes. Isso é no mínimo engraçado. Dizemos engraçado porque aqueles que propõem essa tese se dizem religiosos e professam ser testemunhas do Deus Todo Poderoso (Jeová), apesar de negarem-no. Nas suas argumentações se dizem fundamentar nas Sagradas Escrituras, o que para os cristãos são regra da fé e da ciência.
Ora os filhos de Deus mencionados no capítulo seis do livro de Gênesis, não são outros senão o povo santo, que nada obstante o erro dos nossos primeiros pais, e devido a intermediação do Senhor, que lhes foi propicio, não ficou sem resgate. Outrossim, devido o pecado de Caim, aqueles que dele procederam formaram um povo excluído, pois que não perseveraram em cumprir aquilo que Deus determinou. Assim, aqueles que não souberam fazer distinção entre  o santo e o profano, se mesclaram com os que já eram profanos.

É verdade que em Gênesis diz que os filhos de Deus se uniram as filhas dos homens. Mas pensar que um anjo tenha um corpo em tudo semelhante ao nosso é crasso erro doutrinário e desconhecimento das Sagradas Escrituras. Como argumento podemos citar o que disse Jesus quando alguém lhe inquiriu sobre uma mulher que havia tido sete maridos, os quais morreram antes dela. Perguntaram-lhe de quem ela seria mulher quando ressuscitassem? E Jesus lhes respondeu: “Errais não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus”. É exatamente o que acontece nesse caso. Pois disse Jesus, “que na ressurreição nem se casam nem se dão em casamento, mas que serão semelhante aos anjos no céu”. Mt. 22:25-30.

Ora se os anjos tivessem desejo sexual, então a situação era no mínimo complicada. Pois já que Deus faz tudo com perfeição, por que daria um aparelho genital em tudo semelhante ao nosso se eles não pudessem usá-lo, sendo, portanto, sem utilidade? Os demônios, como anjos caídos, podem induzir o ser humano a fazer aquilo que contraria a vontade de Deus, mas quando há necessidade de fazer algo material que dependa de um corpo, eles usam o do ser humano ou até de animais, pois os demônios não têm um corpo com o qual possam de si mesmos fazer aquilo que depende de um corpo. Se não fosse assim eles atiravam, usam faca, etc, e já teriam matado toda a humanidade. Mas eles têm limites. Via de regra eles usam para isso um corpo. Quando não, eles se valem de outros expedientes, trabalhando nas mentes, nos corações, causando enfermidades, moléstias, etc.

Assim, vimos os que são excluídos devido a desobediência às condições impostas por Deus para ser povo santo. Não são excluídos pelo homem, mas pelo próprio Deus.

Por conseguinte há uma classe de pessoas que se exclui do povo de Deus por não entender e não aceitar as regras impostas por Deus para que lhe seja povo. Quem são?

As Sagradas Escrituras nos fazem saber que com a vinda de Jesus ele derrubou a parede de inimizade que havia entre os povos, fazendo dos dois um. Ef. 2:14. E diz: “E vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou; onde não há grego, nem judeu, circuncisão, nem incircuncisão, bárbaro, cita, servo ou livre; mas Cristo é tudo em todos”. Cl. 3:10 e 11.

Mas devido o Senhor chamar ao seu povo de “Israel”, e a primeira nação constituída por Deus ter também esse nome, há quem pense que as leis dadas desde o princípio o foram tão somente para aquele Israel, se excluindo portanto do povo santo. Nessa classe de auto excluídos estão muitos evangélicos. Conforme nos diz a Escritura, Deus reprova o fazer acepção de pessoas na lei. E censura os sacerdotes que assim o fazem. Ml. 2:9, ú.parte.

Os judeus nominais, alguns da palestina, se tem segregado dos demais povos, porque pensam que são nação santa e povo escolhido, nada obstante a muito Jesus lhes ter dito que o mandato deles havia sido cancelado, e sido dado a outros. Além do mais, Paulo, o apóstolo dos gentios, em uma de suas cartas doutrinárias, diz: “Porque não é judeu o que o é exteriormente, nem é circuncisão a que o é exteriormente na carne. Mas é judeu o que o é no interior, e circuncisão a que é do coração, no espírito, não na letra; cujo louvor não provém dos homens, mas de Deus. Porque não é judeu o que é exteriormente, na carne, mas é judeu o que é no coração”. Rm. 2:28 e 29. E outra escritura diz: “Para que também desse a conhecer as riquezas da sua glória nos vasos de misericórdia, que para glória já dantes preparou, os quais somos nós, a quem também chamou, não só dentre os judeus, mas também dentre os gentios”. Como também diz em Oséias: “Chamarei meu povo ao que não era meu povo; e amada à que não era amada. E sucederá que no lugar em que lhes foi dito: Vós não sois meu povo; aí serão chamados filhos do Deus vivo”. Também Isaías clama acerca de Israel: “Ainda que o número dos filhos de Israel seja como a areia do mar, o remanescente é que será salvo”. Rm. 9:23-27.

Diz a Escritura que os judeus não se julgaram dignos da vida eterna, veja:

Mas Paulo e Barnabé, usando de ousadia, disseram: Era mister que a vós se vos pregasse primeiro a palavra de Deus; mas, visto que a rejeitais, e não vos julgais dignos da vida eterna, eis que nos voltamos para os gentios. At. 13:46.

E muitos dos gentios se julgam indignos de serem o Israel de Deus, continuando assim gentios.

E há aqueles que querem alargar o caminho que disse Jesus ser estreito, dizendo que Jesus ama a todos. Mas a instrução dele, conforme consta nas Sagradas Escrituras, diz: “Eu amo os que me amam”. Pv. 8:17.p.parte. Se me amardes, guardareis os meus mandamentos. Jo. 14:15. Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele. Jo. 14:21.

Mas para justificar as suas pretensões, citam: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. Jo. 3:16. Ou ainda: “Que Cristo provou o seu amor por nós, sendo nós ainda pecadores, ele morreu pelos nossos pecados”. Mas não atentam que o verbo está no tempo passado (amou, e provou). E agora ele exige como retribuição a nossa prova de amor para com ele, guardando os seus mandamentos. E ainda diz “que os seus mandamentos não são pesados”. I Jo. 5:3, ú.parte.

E, assim, muitos são excluídos por força das circunstâncias. Porque não aceitando a condição imposta, qual seja, o caminho apertado, enveredam pelo largo, e, ainda assim, reivindicam o direito de filiação a Deus, se dizendo irmão de Jesus, quando ele disse: “Vós tendes por Pai ao Diabo”. Jo. 8:44, p.parte. E em outra ocasião: Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a executam. Lc. 8:21. Porquanto, qualquer que fizer a vontade de Deus, esse é meu irmão, e minha irmã, e minha mãe. Mc. 3:35.

Em todo lugar, para participar da companhia de certo grupo seleto, é necessário cumprir certos requisitos exigidos por esse grupo, sem o que não é possível. E só é aceito nele enquanto for cumprido os requisitos para tal. Caso contrário serão excluídos. Com relação ao reino de Deus não é diferente. Por isso disse Jesus: Quando virdes Abraão, Isaque e Jacó reclinados à mesa no Reino de Deus, e vós lançados fora. Ali haverá choro e ranger de dentes. Lc. 13:28.

Mas para ser um escolhido para o Reino de Deus acabamos por ser excluídos do mundo. E o apóstolo João inspiradamente falou disso quando disse: “Meus irmãos, não vos maravilheis, se o mundo vos odeia”. I Jo. 3:13. “Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós, me odiou a mim”. “Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia”.  “Lembrai-vos da palavra que vos disse: Não é o servo maior do que o seu senhor. Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós; se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa. Mas tudo isto vos farão por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou”. Jo. 15:18-21. Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre. I Jo. 2:15. Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom. Mt. 6:24.

Não seja um excluído, mas um incluído. Não se rejeite. Para isso examine sem partidarismo as condições para estar incluído no rol dos salvos. Não existem dois caminhos que leve a um mesmo lugar. Só existe um caminho para cima. Os demais só levam à morte eterna. Pense nisso!

Oli Prestes
Missionário
oliprest
Enviado por oliprest em 18/10/2010
Alterado em 01/07/2019


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr