Textos

O ANTICRISTO

As Escrituras falam de um tempo, que imaginamos próximo, quando irá reinar um homem com poderes prodigiosos. E ela traça o seu perfil. Analisemos as narrativas sobre ele, e busquemos fazer uma analogia do seu comportamento, a fim de estarmos avisados e preparados para identificá-lo quando ele surgir.

Foi revelado a Daniel parte do seu perfil e de como ele agirá. Veja:
Mas, no fim do reinado deles, quando os transgressores tiverem chegado ao cúmulo, levantar-se-á um rei, feroz de semblante e que entende enigmas. Grande será o seu poder, mas não de si mesmo; e destruirá terrivelmente, e prosperará, e fará o que lhe aprouver; e destruirá os poderosos e o povo santo. Pela sua sutileza fará prosperar o engano na sua mão; no seu coração se engrandecerá, e destruirá a muitos que vivem em segurança; e se levantará contra o Príncipe dos príncipes; mas será quebrado sem intervir mão de homem. Dn. 8:23 a 25.

Conforme o que fora mostrado a Daniel na visão relativa aos animais representando os reinos que existiriam, aquelas coisas se referiam ao tempo do fim. Textualmente diz:

E disse: Eis que te farei saber o que há de acontecer no último tempo da ira; pois isso pertence ao determinado tempo do fim. E adiante diz mais ainda: E a visão da tarde e da manhã, que foi dita, é verdadeira. Tu, porém, cerra a visão, porque se refere a dias mui distantes. Dn. 8:19 e 26.

Vamos retroagir um pouco a fim de saber quais seriam esses reinos.
Falou Daniel, e disse: Eu estava olhando, numa visão noturna, e eis que os quatro ventos do céu agitavam o Mar Grande. E quatro grandes animais, diferentes uns dos outros, subiam do mar. O primeiro era como leão, e tinha asas de águia; enquanto eu olhava, foram-lhe arrancadas as asas, e foi levantado da terra, e posto em dois pés como um homem; e foi-lhe dado um coração de homem. Continuei olhando, e eis aqui o segundo animal, semelhante a um urso, o qual se levantou de um lado, tendo na boca três costelas entre os seus dentes; e foi-lhe dito assim: Levanta-te, e devora muita carne. Depois disto continuei olhando, e eis aqui outro, semelhante a um leopardo, e tinha nas costas quatro asas de ave; tinha também este animal quatro cabeças; e foi-lhe dado domínio. Depois disto, eu continuava olhando, em visões noturnas, e eis aqui o outro animal, terrível e espantoso, e muito forte, o qual tinha grandes dentes de ferro; ele devorava e fazia em pedaços, e pisava aos pés o que sobejava; era diferente de todos os animais que apareceram antes dele, e tinha dez chifres. Dn. 7:2-7.

Conforme o que depreendemos da leitura, os animais representavam reinos, e existiriam no tempo do fim. Pois ao tempo do quarto reino, simbolizado pelo animal diferente dos demais, será executado o juízo a favor dos santos do Altíssimo. Versículo 22.

Essa visão dos quatro reinos tem tudo a ver com o que fora revelado a João no Apocalipse. Vamos colocar em paralelo algumas passagens de um e de outro para confirmarmos isso.

Então tive desejo de conhecer a verdade a respeito do quarto animal, que era diferente de todos os outros, muito terrível, cujos dentes eram de ferro, e as suas unhas de metal; que devorava, fazia em pedaços e pisava aos pés o que sobrava. E também das dez pontas que tinha na cabeça, e da outra que subia, de diante da qual caíram três, daquela ponta, digo, que tinha olhos, e uma boca que falava grandiosamente, e cujo parecer era mais firme do que o das suas companheiras. Eu olhava, e eis que esta ponta fazia guerra contra os santos, e os vencia. Dn. 7:19-21.

Quanto aos dez chifres, daquele mesmo reino se levantarão dez reis; e depois deles se levantará outro, o qual será diferente dos primeiros, e abaterá a três reis. Versículo 24.

Então vi subir do mar uma besta que tinha dez chifres e sete cabeças, e sobre os seus chifres dez diademas, e sobre as suas cabeças nomes de blasfêmia. E a besta que vi era semelhante ao leopardo, e os seus pés como os de urso, e a sua boca como a de leão; e o dragão deu-lhe o seu poder e o seu trono e grande autoridade. Ap. 13:1 e 2.

Os dez chifres que viste são dez reis, os quais ainda não receberam o reino, mas receberão autoridade, como reis, por uma hora, juntamente com a besta. Ap. 17:12.

Proferirá palavras contra o Altíssimo, e consumirá os santos do Altíssimo; cuidará em mudar os tempos e a lei; os santos lhe serão entregues na mão por um tempo, e tempos, e metade de um tempo. Dn. 7:25.

Foi lhe dado uma boca que proferia arrogâncias e blasfêmias; e deu-se-lhe autoridade para atuar por quarenta e dois meses. E abriu a boca em blasfêmias contra Deus, para blasfemar do seu nome e do seu tabernáculo e dos que habitam no céu. Também lhe foi permitido fazer guerra aos santos, e vencê-los; e deu-se-lhe autoridade sobre toda tribo, e povo e língua, e nação. Ap. 13:5-7.

No capítulo oito de Daniel lhe foi mostrado outra visão relativo também a uns animais, e lhe foi revelado quem eles representavam: os reis da Média, da Pérsia, e o rei da Grécia. E nos parece já cumprida a revelação relativa a eles. Mas a relativa ao capítulo sete ainda está em fase de cumprimento, pois já estamos vivendo o tempo do fim.
A pessoa cujo perfil foi revelado a Daniel, feroz de semblante e entendido em enigmas, se manifestará em breve, assim como o falso profeta, de quem fora revelado a João no Apocalipse.

AS DUAS BESTAS

A primeira besta

Na revelação do Apocalipse foram mostrados a João dois animais identificados como bestas, que significam animais. Assim está narrado:
Então vi subir do mar uma besta que tinha dez chifres e sete cabeças, e sobre os seus chifres dez diademas, e sobre as suas cabeças nomes de blasfêmia. Ap. 13:1.

Conforme o capítulo dezessete a besta significa o império papal, nas pessoas dos seus seguidores, veja:

Veio um dos sete anjos que tinha as sete taças, e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei a condenação da grande prostituta que está assentada sobre muitas águas; com a qual se prostituíram os reis da terra; e os que habitam sobre a terra se embriagaram com o vinho da sua prostituição. Então ele me levou em espírito a um deserto; e vi uma mulher montada numa besta cor de escarlata, que estava cheia de nomes de blasfêmia, e que tinha sete cabeças e dez chifres. Ap. 17:1-3.

Adiante lhe foi dado saber o que significava o que lhe fora mostrado, veja:

Aqui está a mente que tem sabedoria. As sete cabeças são sete montes, sobre os quais a mulher está assentada. Ap. 17:9.

Outrossim, essa mulher tem também outra figura a qual lhe simboliza, veja:

Disse-me ainda: As águas que viste, onde se assenta a prostituta, são povos, multidões, nações e línguas. Ap. 17:15.

Portanto, como vimos, a besta são sete montes, que equivalem a continentes. E são povos, multidões, nações e línguas; e também são os reis que reinam à frente desses povos.

E as passagens seguintes ratificam isso, veja:

E vi que a mulher estava embriagada com o sangue dos santos e com o sangue dos mártires de Jesus. Quando a vi, maravilhei-me com grande admiração. Ao que o anjo me disse: Por que te admiraste? Eu te direi o mistério da mulher, e da besta que a leva, a qual tem sete cabeças e dez chifres. A besta que viste, era e já não é; todavia está para subir do abismo, e vai-se para a perdição; e os que habitam sobre a terra e cujos nomes não estão escritos no livro da vida desde a fundação do mundo se admirarão, quando virem a besta que era e já não é, e que tornará a vir. Ap. 17:6 a 8.

A besta que era e já não é, é também o oitavo rei, e dos sete, e vai-se para a perdição. Versículo 11.

Assim, já que ele é um rei, logo ele não pode ser um papa. Pois tem havido vários “Papas”, que são os chefes da igreja católica. Então deverá surgir um rei, saído dos sete que existirão. Esse rei é aquele a quem será dado o poder e o trono da besta. Dele foi revelado o seguinte a Daniel:

Mas, no fim do seu reinado, quando os prevaricadores acabarem, se levantará um rei, feroz de cara, e será entendido em adivinhações. E se fortalecerá a sua força, mas não pelo seu próprio poder; e destruirá maravilhosamente, e prosperará, e fará o que lhe aprouver; e destruirá os fortes e o povo santo. E pelo seu entendimento também fará prosperar o engano na sua mão; e no seu coração se engrandecerá, e por causa da tranqüilidade destruirá muitos, e se levantará contra o príncipe dos príncipes, mas sem mão será quebrado. Dn. 8:23-25.
Escreveu Paulo em uma de suas epístolas:

Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição; o qual se opõe, e se levanta contra tudo o que se chama Deus, ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, querendo parecer Deus. Não vos lembrais de que estas coisas vos dizia quando ainda estava convosco? E agora vós sabeis o que o detém, para que a seu próprio tempo seja manifestado. Porque já o mistério da injustiça opera; somente há um que agora resiste até que do meio seja tirado; e então será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca, e aniquilará pelo esplendor da sua vinda; a esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira, e com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem. E por isso Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira; para que sejam julgados todos os que não creram a verdade, antes tiveram prazer na iniqüidade. II Ts. 2:3-12.

A segunda besta

E vi subir da terra outra besta, e tinha dois chifres semelhantes aos de um cordeiro; e falava como dragão. E exercia todo o poder da primeira besta na sua presença, e faz que a terra e os que nela habitam adorem a primeira besta, cuja chaga mortal fora curada. E faz grandes sinais, de maneira que até fogo faz descer do céu à terra, à vista dos homens. E engana os que habitam na terra com sinais que lhe foi permitido que fizesse em presença da besta, dizendo aos que habitam na terra que fizessem uma imagem à besta que recebera a ferida da espada e vivia. E foi-lhe concedido que desse espírito à imagem da besta, para que também a imagem da besta falasse, e fizesse que fossem mortos todos os que não adorassem a imagem da besta. E faz que a todos, ricos e pobres, livres e servos, lhes seja posto um sinal na sua mão direita, ou nas suas testas; para que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tiver o sinal, ou o nome da besta, ou o número do seu nome. Aqui há sabedoria. Aquele que tem entendimento, calcule o número da besta; porque é o número de um homem, e o seu número é seiscentos e sessenta e seis. Ap. 13:11-18.

O ESPÍRITO DO ANTICRISTO

Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo. Nisto conhecereis o Espírito de Deus: Todo o espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; e todo o espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus; mas este é o espírito do anticristo, do qual já ouvistes que há de vir, e eis que já está no mundo. I Jo. 4:1 e 2.

Já desde aquela época que o espírito do anticristo existe,  do qual diz o apóstolo que já estava no mundo.

Para sabermos quem é anticristo é preciso primeiramente saber quem é Cristo. E isso parece que todos sabem. Pois já tem sido anunciado em todo mundo que ele é o filho de Deus. Entretanto, o que poucos sabem é que ele não tem apenas o significado de descendente de Deus, ou aquele que foi gerado por Deus. Mas que ele significa filiação com Deus, ou uma filial de Deus. Assim é que Cristo é uma parte de Deus, e tão poderoso quanto o próprio Deus, já que um com Deus.  Assim sendo, Cristo é a pessoa jurídica de Deus, enquanto que Jesus foi a sua representação física de Deus. E, como tal, disse que a carne para nada aproveita. Jo. 6:63. Também que carne e sangue não pode habitar o reino de Deus. Assim, ainda que ele tivesse um corpo de carne e sangue quando habitou entre os homens, esse corpo deixou de existir, bem como deixou de estar entre os homens, enquanto que Cristo, que já existia desde a eternidade e que é a palavra de Deus, continua entre os homens através dos seus mandamentos. Por esse motivo diz o Espírito Santo falando por João: “E aquele que guarda os seus mandamentos permanece em Deus e Deus nele. E por isso sabemos que ele permanece em nós e nos tem dado o seu Espírito”. I Jo. 3:24.

Assim sendo, os anticristos são aqueles que negam que Jesus é o Cristo, ou seja a palavra de Deus, os seus mandamentos, que se fez carne e habitou entre os homens. E disso diz o Espírito falando por João, quando diz:

No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens. E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam. Houve um homem enviado de Deus, cujo nome era João. Este veio para testemunho, para que testificasse da luz, para que todos cressem por ele. Não era ele a luz, mas para que testificasse da luz. Ali estava a luz verdadeira, que ilumina a todo o homem que vem ao mundo. Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu. Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Jo. 1:1-11.

Assim, o espírito do anticristo já está a muito no mundo e opera nos filhos da desobediência.
oliprest
Enviado por oliprest em 18/10/2010


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr