NOSSA AUTORIDADE
Muitos são os que têm questionado nossa autoridade e autenticidade, e, citando passagens bíblicas, dizem: Qual a tua igreja? E à nossa resposta interrogativa “A qual Igreja pertencia Noé, Abraão, Elias, Jó, João ö batista”, dizem: A escritura manda congregar, e não ser como muitos que deixaram suas congregações. Ao que lhes respondemos: Congregar com ímpios? Ou se unir a um jugo desigual com incrédulos? E quanto á nossa autenticidade, dizemos: João, o batista, era um homem de Deus? Quantas curas registram as escrituras fez ele, ou quantos milagres? Essa não foi a missão dele. Outrossim, pergunto a esses: Que nome deu João, o batista, ao seu ministério, ou à sua irmandade, ou igreja, como preferirem chamar?
No meio evangélico não vejo nenhum questionamento quanto a sua autenticidade. Entretanto os seus contemporâneos líderes religiosos questionaram sua autenticidade, bem como a do próprio Jesus, veja:
Com que autoridade fazes isso? Respondeu Jesus: Eu também vos pergunto: O batismo de João era do céu ou da terra? E eles não lhe puderam responder, porque se dissessem do céu, poderia lhes ser questionado o fato de eles não terem crido; se dissessem da terra temiam o povo, pois este tinha a João como profeta. Assim preferiram dizer que não sabiam, o que levou Jesus a dizer que também não dizia com que autoridade fazia o que fazia. Mt. 21:23-27.
Mas a nossa autoridade está na palavra de Deus, e em Deus, que nos capacitou para o seu ministério, e nos fez ministro do seu evangelho e da nova aliança. E nos manda:
“Clama em alta voz, não te detenhas, levanta a tua voz como a trombeta e anuncia ao meu povo a sua transgressão, e à casa de Jacó os seus pecados. Todavia me procuram cada dia, tomam prazer em saber os meus caminhos, como um povo que pratica a justiça, e não deixa o direito do seu Deus”. Is. 58:1 – 2.
Porque:
Todos os seus atalaias são cegos, nada sabem; todos são cães mudos, não podem ladrar; andam adormecidos, estão deitados, e gostam do sono. E estes cães são gulosos, não se podem fartar; e eles são pastores que nada compreendem; todos eles se tornam para o seu caminho, cada um para a sua ganância, cada um por sua parte. Vinde, dizem, trarei vinho, e beberemos bebida forte; e o dia de amanhã será como este, e ainda muito mais abundante. IS 56:10-12.
E veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:
Filho do homem, profetiza contra os pastores de Israel; profetiza, e dize aos pastores: Assim diz o Senhor Deus: Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos! Não devem os pastores apascentar as ovelhas? Comeis a gordura, e vos vestis da lã; matais o cevado; mas não apascentais as ovelhas. As fracas não fortalecestes, e a doente não curastes, e a quebrada não ligastes, e a desgarrada não tornastes a trazer, e a perdida não buscastes; mas dominais sobre elas com rigor e dureza. Assim se espalharam, por não haver pastor, e tornaram-se pasto para todas as feras do campo, porquanto se espalharam. As minhas ovelhas andaram desgarradas por todos os montes, e por todo o alto outeiro; sim, as minhas ovelhas andaram espalhadas por toda a face da terra, sem haver quem perguntasse por elas, nem quem as buscasse. Ez. 34:1-6. Os seus sacerdotes violentam a minha lei, e profanam as minhas coisas santas; não fazem diferença entre o santo e o profano, nem discernem o impuro do puro; e de meus sábados escondem os seus olhos, e assim sou profanado no meio deles. Ez. 22:26.
Eles se têm como autênticos, pelo fato de estarem em ministérios e terem sido nomeados por homens e serem muitos. Para poderem crer em nós ou na nossa autenticidade, querem ver sinais de nossa parte. Fizeram o mesmo com o mestre Jesus, veja:
Então alguns dos escribas e dos fariseus tomaram a palavra, dizendo: Mestre, quiséramos ver da tua parte algum sinal. Mas ele lhes respondeu, e disse: Uma geração má e adúltera pede um sinal, porém, não se lhe dará outro sinal senão o do profeta Jonas; pois, como Jonas esteve três dias e três noites no ventre do peixe, assim estará o Filho do homem três dias e três noites no seio da terra. Os ninivitas ressurgirão no juízo com esta geração, e a condenarão, porque se arrependeram com a pregação de Jonas. E eis que está aqui quem é mais do que Jonas. A rainha do meio-dia se levantará no dia do juízo com esta geração, e a condenará; porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão. E eis que está aqui quem é maior do que Salomão. Mt. 12:38-42.
Também são graves, e nos olham como se nos medissem, e buscam razões contra nós. E se medem por si mesmos, pois se comparam por outros, carnais como eles. Mas diz o Senhor:
“Levanta-te, resplandece, porque vem a tua luz, e a glória do Senhor vai nascendo sobre ti; porque eis que as trevas cobriram a terra, e a escuridão os povos; mas sobre ti o Senhor virá surgindo, e a sua glória se verá sobre ti”. Is, 60:1 e 2.
E dizemos mais, tomando para nós a profecia que se cumpriu no mestre:
O Espírito do Senhor Deus está sobre mim; porque o Senhor me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos; a apregoar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes; a ordenar acerca dos tristes de Sião que se lhes dê glória em vez de cinza, óleo de gozo em vez de tristeza, vestes de louvor em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem árvores de justiça, plantações do Senhor, para que ele seja glorificado. Is. 61:1-3.
Nas suas expectativas falam de poder e de derramamento deste, mas ensinam mentiras ao povo e negam o Espírito Santo e seus dons. Multiplicam-se os enfermos e os que sofrem e não entendem a razão disso, e não aceitam o que diz o profeta Isaías, quando diz:
Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniqüidades como um vento nos arrebatam. E já ninguém há que invoque o teu nome, que se desperte, e te detenhas; porque escondes de nós o teu rosto, e nos fazes derreter, por causa das nossas iniqüidades. Is. 64:6 e 7.
Não podem curar as ovelhas enfermas porque eles mesmos estão enfermos de pecado, e negam os dons de curar, e aquele que opera essa maravilha. Por isso as suas ovelhas têm que recorrer a medicina secular e buscar socorro no Egito, ou proteção sob o braço de Faraó.
Desperta Sião! Acorda rebanho do senhor! Clama pelas madrugadas! Te santifica! Te purifica! Ouve a voz do Senhor!:
Congregai o povo, santificai a congregação, ajuntai os anciãos, congregai as crianças, e os que mamam; saia o noivo da sua recâmara, e a noiva do seu aposento. Chorem os sacerdotes, ministros do Senhor, entre o alpendre e o altar, e digam: Poupa a teu povo, ó Senhor, e não entregues a tua herança ao opróbrio, para que os gentios o dominem; porque diriam entre os povos: Onde está o seu Deus? Jl. 2:16 e 17.
oliprest
Enviado por oliprest em 19/10/2010