Textos

BUSCAI PRIMEIRO

Mas para esse olharei, para o pobre e abatido de espírito, e que treme da minha palavra. Is. 66:2.

Diz uma escritura: Os meus olhos estarão sobre os fiéis da terra, para que se assentem comigo; o que anda num caminho reto, esse me servirá. Sl. 101:6.

Quando Jesus esteve peregrinando em carne aqui neste mundo ele deparou com várias pessoas que colocavam seus interesses em primeiro lugar, os quais pediram a ele que fizesse aquilo que lhes convinha.

Disse Jesus a um mancebo:

Segue-me. Mas ele respondeu: Senhor, deixa que primeiro eu vá a enterrar meu pai. Mas Jesus lhe observou: Deixa aos mortos o enterrar os seus mortos; porém tu vai e anuncia o reino de Deus. Lc. 9:59.

Disse outro:

Senhor, eu te seguirei, mas deixa-me despedir primeiro dos que estão em minha casa. E Jesus lhe disse: Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus. Lc. 9:61-62.

E disse-lhe um da multidão: Mestre, dize a meu irmão que reparta comigo a herança. Mas ele lhe disse: Homem, quem me pôs a mim por juiz ou repartidor entre vós? Lc. 12:13 e 14.

Numa certa ocasião Jesus proferiu uma parábola, como era próprio dele, dizendo:

Um certo homem fez uma grande ceia, e convidou a muitos. E à hora da ceia mandou o seu servo dizer aos convidados: Vinde, que já tudo está preparado. E todos à uma começaram a escusar-se. Disse-lhe o primeiro: Comprei um campo, e importa ir vê-lo; rogo-te que me hajas por escusado. E outro disse: Comprei cinco juntas de bois, e vou experimentá-los; rogo-te que me hajas por escusado. E outro disse: Casei, e portanto não posso ir. E, voltando aquele servo, anunciou estas coisas ao seu senhor. Então o pai de família, indignado, disse ao seu servo: Sai depressa pelas ruas e bairros da cidade, e traze aqui os pobres, e aleijados, e mancos e cegos. E disse o servo: Senhor, feito está como mandaste; e ainda há lugar. E disse o senhor ao servo: Sai pelos caminhos e valados, e força-os a entrar, para que a minha casa se encha. Porque eu vos digo que nenhum daqueles homens que foram convidados provará a minha ceia. Lc. 14:16-24.

Como vimos ao início, muitos são os que colocam os seus interesses em primeiro lugar, e querem que Deus faça segundo as suas conveniências, sendo conivente com eles.

Na oração que Jesus ensinou a seus discípulos, ele disse:

Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia nos dá hoje; e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores; e não nos induzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém. Mt. 6:9-13.

Assim, vemos a ordem manifesta por aquele que em tudo foi o nosso exemplo. O pão nosso, que para nós é tão necessário e que é básico está em quarto lugar; e que o reino e a vontade do Pai devem precedê-lo. Nesse aspecto, ele também nos deu exemplo, veja:

E nisto vieram os seus discípulos, e maravilharam-se de que estivesse falando com uma mulher; todavia nenhum lhe disse: Que perguntas? ou: Por que falas com ela? Deixou, pois, a mulher o seu cântaro, e foi à cidade, e disse àqueles homens: Vinde, vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Porventura não é este o Cristo? Saíram, pois, da cidade, e foram ter com ele. E entretanto os seus discípulos lhe rogaram, dizendo: Rabi, come. Ele, porém, lhes disse: Uma comida tenho para comer, que vós não conheceis. Então os discípulos diziam uns aos outros: Trouxe-lhe, porventura, alguém algo de comer? Jesus disse-lhes: A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou, e realizar a sua obra. Jo. 4:27-34.

Mas para se justificarem, alguns dizem: “Saco vazio não se põe em pé”. Então comem e bebem primeiramente, e nem assim servem aquele que disse: “Aquele que não aborrecer a própria vida não é digno de mim”.

Bem, mas alguém poderia objetar que Jesus não mais está no mundo, e nós temos de correr atrás, senão. . .

Quando sobreveio fome sobre o povo de Israel, devido as transgressões que ele cometeu contra Deus, Elias também sofreu por isso, pois teve que andar de um para outro lugar por falta de água e alimento. Mas Deus, que é fiel a sua palavra, mandava que corvos lhe levassem carne e pão pela manhã e à tarde (de dia e de noite). E depois lhe disse que fosse a certa parte que lá uma viúva lhe sustentaria. Veja:

Então Elias, o tisbita, dos moradores de Gileade, disse a Acabe: Vive o Senhor Deus de Israel, perante cuja face estou, que nestes anos nem orvalho nem chuva haverá, senão segundo a minha palavra. Depois veio a ele a palavra do Senhor, dizendo: Retira-te daqui, e vai para o oriente, e esconde-te junto ao ribeiro de Querite, que está diante do Jordão. E há de ser que beberás do ribeiro; e eu tenho ordenado aos corvos que ali te sustentem. Foi, pois, e fez conforme a palavra do Senhor; porque foi, e habitou junto ao ribeiro de Querite, que está diante do Jordão. E os corvos lhe traziam pão e carne pela manhã; como também pão e carne à noite; e bebia do ribeiro. E sucedeu que, passados dias, o ribeiro se secou, porque não tinha havido chuva na terra. Então veio a ele a palavra do Senhor, dizendo: Levanta-te, e vai para Sarepta, que é de Sidom, e habita ali; eis que eu ordenei ali a uma mulher viúva que te sustente. Então ele se levantou, e foi a Sarepta; e, chegando à porta da cidade, eis que estava ali uma mulher viúva apanhando lenha; e ele a chamou, e lhe disse: Traze-me, peço-te, num vaso um pouco de água que beba. E, indo ela a trazê-la, ele a chamou e lhe disse: Traze-me agora também um bocado de pão na tua mão. Porém ela disse: Vive o Senhor teu Deus, que nem um bolo tenho, senão somente um punhado de farinha numa panela, e um pouco de azeite numa botija; e vês aqui apanhei dois cavacos, e vou prepará-lo para mim e para o meu filho, para que o comamos, e morramos. E Elias lhe disse: Não temas; vai, faze conforme à tua palavra; porém faze dele primeiro para mim um bolo pequeno, e traze-mo aqui; depois farás para ti e para teu filho. I Rs. 17:1-13.

Quem em sã consciência faria hoje isso se não fosse uma pessoa temente a Deus e que tivesse fé, e que reconhecesse que a pessoa que coisa semelhante determinasse fosse um homem de Deus?
Na verdade o que temos visto é bem o contrário. A maioria quer primeiro a solução dos seus problemas, das suas necessidades, das suas pretensões, para depois fazer alguma coisa por Deus e por sua obra. E para um homem de Deus dizem:

Se eu conseguir isso ou aquilo, então eu te darei o resto, enquanto que deveria ser exatamente o inverso.

Exemplo:

Tenho ouvido alguém dizer:

Se o Senhor me der uma geladeira nova, eu lhe darei esta velha. Se Deus me der uma televisão nova, eu lhe darei, por empréstimo, esta usada.

Alguém, certa vez pediu-me que eu lhe desse uma peça de vestuário, que ela queria dar para alguém que tinha necessidade. Queria fazer adeus com chapéu de outro.

Isso me faz lembrar o que o Senhor falou para umas pessoas e que me chegou aos ouvidos:

Estão preocupados só com os seus problemas. Ou: Tu te preocupas mais com os teus papéis do que com a minha obra. . .

E quando os discípulos lhe pediram fé, disse Jesus:

E qual de vós terá um servo a lavrar ou a apascentar gado, a quem, voltando ele do campo, diga: Chega-te, e assenta-te à mesa? E não lhe diga antes: Prepara-me a ceia, e cinge-te, e serve-me até que tenha comido e bebido, e depois comerás e beberás tu? Porventura dá graças ao tal servo, porque fez o que lhe foi mandado? Creio que não. Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos somente o que devíamos fazer. Lc. 17:7-10.

Muitos estão enlaçados com dívidas e querem primeiramente salda-las. Outros querem casa própria para morar. Outros, receberem haveres que julgam ter direito. Outros, ainda, querem primeiro obter satisfação com o sexo oposto para depois buscar agradar a quem deveriam amar em primeiro lugar.

E a obra do Senhor vai ficando para depois, e aqueles que representam ao Senhor aqui sofrem falta daquilo que por direito lhes pertencem, porque os mordomos esquecem que do Senhor é o mundo, a terra e os que nela habitam. Que nada é nosso, e que, portanto, deveriam atentar com mais diligência para as coisas que têm visto e ouvido, para que em tempo algum se desviem delas.  Hb. 2:1.

Disse Jesus: “Se alguém vier a mim, e não aborrecer a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e ainda também a sua própria vida, não pode ser meu discípulo”. Lc. 14:26.

E: Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim. Mt. 10:37.

E o apóstolo Paulo: E digo isto: Que o que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundância, em abundância ceifará. Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria. E Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda a graça, a fim de que tendo sempre, em tudo, toda a suficiência, abundeis em toda a boa obra; conforme está escrito: Espalhou, deu aos pobres; a sua justiça permanece para sempre. Ora, aquele que dá a semente ao que semeia, também vos dê pão para comer, e multiplique a vossa sementeira, e aumente os frutos da vossa justiça; para que em tudo enriqueçais para toda a beneficência, a qual faz que por nós se dêem graças a Deus. Porque a administração deste serviço, não só supre as necessidades dos santos, mas também é abundante em muitas graças, que se dão a Deus. Visto como, na prova desta administração, glorificam a Deus pela submissão, que confessais quanto ao evangelho de Cristo, e pela liberalidade de vossos dons para com eles, e para com todos; II Co. 9:6-13.

Portanto, como disse Jesus: Buscai primeiro o reino dos céus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Mt. 6:33.
oliprest
Enviado por oliprest em 24/10/2010


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr