Textos

A GLÓRIA DE DEUS E A DOS HOMENS
Quando se fala em glória de Deus, pode alguém pensar que se está falando de brilho e resplendor. Entretanto a glória de Deus não tem apenas esse significado. Assim, a glória de Deus é a sua palavra, que corresponde aos seus mandamentos. Mas vamos examinar as Sagradas Escrituras, a fim de verificarmos a evidência disso.

O Salmista diz:

"Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos." Sl. 19:1.

Os céus proclamam a glória de Deus, ou seja, dão testemunho da sua palavra. Pois eles foram criados pela palavra de Deus, que corresponde ao Filho de Deus, veja:

"No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez." Jo. 1:1-2.

"Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo." Hb 1:1-2.

Portanto, o mundo com tudo o que nele há, ou seja, com as coisas nele criadas, foi feito à ordem do Filho de Deus, que é chamado nas Escrituras de “A palavra de Deus”. Para confirmar esta assertiva, leia as seguintes passagens:

"E estava vestido de uma veste salpicada de sangue; e o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus." Ap. 19:13.

"Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele. E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele." Cl. 1:16-17.

E: "Tu, Senhor, no princípio fundaste a terra, e os céus são obra de tuas mãos." Hb. 1:10.

Mas como nosso objetivo é falar sobre a glória de Deus, continuemos, examinando agora outros textos bíblicos relativos ao tema.

"Disse-lhe Jesus: Não te hei dito que, se creres, verás a glória de Deus?" Jo. 11:40.

Essa expressão de Jesus se deu por ocasião da ressurreição de Lázaro, quando ele falou à Marta.

Mas precisamos colocar em contraste a glória dos homens, já que estes também têm glória, veja:

"Porque amavam mais a glória dos homens do que a glória de Deus." Jo. 12:43.

E qual é glória dos homens? Veja:

"A glória de Deus está nas coisas encobertas; mas a honra dos reis está em descobri-las." Pv. 25:2.

Assim, ao investigar as coisas ocultas, os homens alcançam o que buscam: glória terreal.

Portanto, glória é também fama.

"Apesar de tudo, até muitos dos principais creram nele; mas não o confessavam por causa dos fariseus, para não serem expulsos da sinagoga. Porque amavam mais a glória dos homens do que a glória de Deus." Jo. 12:42-43.

Como vemos, alguns judeus contemporâneos de Jesus, apesar de terem crido nele, ocultaram essa fé, e não a manifestaram por temor de serem expulsos da sinagoga. E isso para eles era glória, a qual amaram mais do que a glória de Deus.

Quando Jesus foi tentado pelo diabo, este mostrou-lhe o seguinte:

"E o diabo, levando-o a um alto monte, mostrou-lhe num momento de tempo todos os reinos do mundo. E disse-lhe o diabo: Dar-te-ei a ti todo este poder e a sua glória; porque a mim me foi entregue, e dou-o a quem quero. Portanto, se tu me adorares, tudo será teu." Lc. 4:5-7.

Como vimos, o diabo mostrou a Jesus todos os  reinos do mundo e a sua glória.

É Interessante notar que o diabo teve a presunção de oferecer a Jesus aquilo que Jesus mesmo tinha feito, conforme vimos numa citação atrás. E Satanás disse que lhe havia sido entregue e que a daria a quem ele quisesse.

Que glória seria essa?

As glórias que vemos manifestas no mundo são louros terreais. Fama por posse de bens, de títulos, de poder. Os homens pretendem se imortalizar, ou seja, fazer nome que transcendam as gerações presentes e futuras, apesar de Deus dizer por um profeta que o nome dos ímpios será apagado de sobre a terra e dele não haverá lembrança.

Também diz uma escritura:

"Na multidão do povo está a glória do rei, mas na falta de povo a ruína do príncipe." Pv. 14:28.

Imagine um rei sem súditos ou vassalos. . . Qual importância haveria em ele ser rei?

Diz uma escritura que a glória do jovem é a sua força. Mas diz também que ninguém se glorie nisso, veja:

"Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas, mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me entender e me conhecer, que eu sou o Senhor, que faço beneficência, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o Senhor." Jr. 9:23 e 24.

Quando Jesus iniciou o seu ministério terrestre ele manifestou a sua glória, veja:

"Jesus principiou assim os seus sinais em Caná da Galiléia, e manifestou a sua glória; e os seus discípulos creram nele." Jo. 2:11.

Salomão também teve glória, veja:

"E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles." Mt. 6:29.

Entretanto a glória de Salomão passou, enquanto que a das flores subsiste, apesar de que também passa.

Diz uma escritura que é melhor o leão vivo do que o herói morto. Assim, apesar de Salomão ainda ter alguma glória, já que muito do que ele falou e escreveu ainda ser citado, nada obstante decorrer muitos séculos, nem por isso ele vê essa glória, já que ele morreu também à muito. Então ele não foi imortalizado, como dizem, mas tem sido notabilizado. Ou seja, seu nome tem sido honrado.

Também diz uma escritura que terão honra e glória os que buscam incorrupção. veja:

"A vida eterna aos que, com perseverança em fazer o bem, procuram glória, honra e incorrupção." Rm. 2:7.

Apesar de que entendemos que esse texto, como muitos textos bíblicos, está distorcido do seu real sentido. Cremos que o texto estaria vertido corretamente, se assim estivesse grafado:

"A vida eterna aos que, com perseverança em fazer o bem, buscam a glória, a honra e a incorrupção.

Porque o bem e a glória são os mandamentos de Deus, os quais também são a honra e a incorrupção, e que, pelo cumprimento dele o seu observador alcança honra e incorrupção.

Pois diz uma escritura:

"E que é manifesta agora pela aparição de nosso Salvador Jesus Cristo, o qual aboliu a morte, e trouxe à luz a vida e a incorrupção pelo evangelho." II Tm. 1:10.

Então a incorrupção se alcança pelo evangelho, que corresponde aos mandamentos de Deus.

Mas quando a escritura diz que será dada glória ao que busca glória, não está ela falando de glória terreal, pois diz outra escritura:

"Comer mel demais não é bom; assim, a busca da própria glória não é glória." Pv. 25:27.

Por conseguinte, diz o apóstolo Paulo:

"Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça. Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou. Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se veem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis; porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu. Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos. E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis." Rm. 1:18:23.

Como vimos, o apóstolo coloca em evidência a verdade e justiça de Deus, em oposição ao pecado. E diz que os homens não glorificam a Deus quando fazem o que contraria a sua lei, e que mudam a glória de Deus incorruptível em semelhança de homem corruptível, assim como também imagem de aves de quadrúpedes e de répteis.

Mas há uma glória superior, veja:

"A sabedoria é a coisa principal; adquire pois a sabedoria, emprega tudo o que possuis na aquisição do entendimento. Exalta-a, e ela te exaltará; e, abraçando-a tu, ela te honrará. Dará à tua cabeça um diadema de graça e uma coroa de glória te entregará." Pv. 4:7-9.

E para se alcançar a sabedoria, necessário se faz que se cumpra os pré requisitos para isso, veja:

"Filho meu, se aceitares as minhas palavras, e esconderes contigo os meus mandamentos, para fazeres o teu ouvido atento à sabedoria; e inclinares o teu coração ao entendimento; se clamares por conhecimento, e por inteligência alçares a tua voz, se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares, então entenderás o temor do Senhor, e acharás o conhecimento de Deus. Porque o Senhor dá a sabedoria; da sua boca é que vem o conhecimento e o entendimento. Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos. Escudo é para os que caminham na sinceridade, para que guardem as veredas do juízo. Ele preservará o caminho dos seus santos. Então entenderás a justiça, o juízo, a equidade e todas as boas veredas. Pois quando a sabedoria entrar no teu coração, e o conhecimento for agradável à tua alma, o bom siso te guardará e a inteligência te conservará." Pv. 2:1-11.

"Ouvi, filhos, a instrução do pai, e estai atentos para conhecerdes a prudência. Pois dou-vos boa doutrina; não deixeis a minha lei. Porque eu era filho tenro na companhia de meu pai, e único diante de minha mãe. E ele me ensinava e me dizia: Retenha o teu coração as minhas palavras; guarda os meus mandamentos, e vive. Adquire sabedoria, adquire inteligência, e não te esqueças nem te apartes das palavras da minha boca. Não a abandones e ela te guardará; ama-a, e ela te protegerá. A sabedoria é a coisa principal; adquire pois a sabedoria, emprega tudo o que possuis na aquisição de entendimento. Exalta-a, e ela te exaltará; e, abraçando-a tu, ela te honrará. Dará à tua cabeça um diadema de graça e uma coroa de glória te entregará. Ouve, filho meu, e aceita as minhas palavras, e se multiplicarão os anos da tua vida. No caminho da sabedoria te ensinei, e por veredas de retidão te fiz andar. Por elas andando, não se embaraçarão os teus passos; e se correres não tropeçarás. Apega-te à instrução e não a largues; guarda-a, porque ela é a tua vida. Não entres pela vereda dos ímpios, nem andes no caminho dos maus. Evita-o; não passes por ele; desvia-te dele e passa de largo. Pois não dormem, se não fizerem mal, e foge deles o sono se não fizerem alguém tropeçar. Porque comem o pão da impiedade, e bebem o vinho da violência. Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito. O caminho dos ímpios é como a escuridão; nem sabem em que tropeçam. Filho meu, atenta para as minhas palavras; às minhas razões inclina o teu ouvido. Não as deixes apartar-se dos teus olhos; guarda-as no íntimo do teu coração. Porque são vida para os que as acham, e saúde para todo o seu corpo. Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida. Desvia de ti a falsidade da boca, e afasta de ti a perversidade dos lábios. Os teus olhos olhem para a frente, e as tuas pálpebras olhem direto diante de ti. Pondera a vereda de teus pés, e todos os teus caminhos sejam bem ordenados! Não declines nem para a direita nem para a esquerda; retira o teu pé do mal." Pv. 4.1-27.

Portanto, busque aquilo que lhe pode dar uma glória eterna e não terreal, atentando para as palavras de Paulo à Tito:

"Em tudo te dá por exemplo de boas obras; na doutrina mostra incorrupção, gravidade, sinceridade, linguagem sã e irrepreensível, para que o adversário se envergonhe, não tendo nenhum mal que dizer de nós. "Tt. 2:7-8.

Oli Prestes
Missionário
oliprest
Enviado por oliprest em 26/10/2010
Alterado em 28/10/2017


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr