Textos

FEZ TUDO E NADA FEZ
Há quem dedique sua vida a pesquisa científica com a finalidade de descobrir cura para moléstias que acometem as pessoas e mitigar sofrimentos ou alongar vidas. Outros dedicam suas vidas a outras causas que consideram nobres, como educação, cultura, preservação ambiental, ou de espécies ameaçadas de extinção. Ainda outros há que dedicam ou dedicaram suas vidas cuidando de enfermos, como fez madre Tereza de Calcutá, ou criando crianças, órfãos e desamparados; também outros há que agem como mantenedores de entidades que se dedicam a toda sorte de benefício humano, e pense que por isso fez tudo para ter direitos à vida eterna, por pensarem que estão fazendo aos pequeninos dos quais falou Jesus. Entretanto é mister que eu diga que muitos pensam que fizeram ou fazem tudo, quando, em verdade, fizeram nada.

E isso afirmamos devido as Escrituras dizerem, veja:

E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse o amor, nada disso me aproveitaria. I Co 13:3.

Alguém pode pensar que esse amor ali referido seja um sentimento que deva ser adicionado ou agregado como um valor aquilo que faz. Mas não é assim. O amor ali referido é a guarda dos mandamentos de Deus. Porque diz outra escritura que o amor de Deus é este: que guardemos os seus mandamentos. Afirmando que os mandamentos não pesados. Então o que o apóstolo quer dizer é que ainda que ele fizesse tudo o que ali menciona, mas não guardasse os mandamentos de Deus, o decálogo, de nada lhe aproveitaria.

Conforme o que consta no diálogo de Jó, bem ou mal que se faz na esfera humana não tem valor a não ser para os homens e não para Deus.

Os pequeninos dos quais falou Jesus não são qualquer um, são os da sua família, a família espiritual, ou seja, os que fazem a vontade de Deus, veja:

E, falando ele ainda à multidão, eis que estavam fora sua mãe e seus irmãos, pretendendo falar-lhe. E disse-lhe alguém: Eis que estão ali fora tua mãe e teus irmãos, que querem falar-te. Ele, porém, respondendo, disse ao que lhe falara: Quem é minha mãe? E quem são meus irmãos? E, estendendo a sua mão para os seus discípulos, disse: Eis aqui minha mãe e meus irmãos; porque, qualquer que fizer a vontade de meu Pai que está nos céus, este é meu irmão, e irmã e mãe. Mt. 12:46-50.

O que nos pode nivelar como filhos de Deus são os seus mandamentos.

Se alguém der mais, por ter mais, não é melhor por isso. Pois dá do que tem.

Certa ocasião Jesus estava observando como os homens ofertavam. E louvou uma viúva que deu todo o seu sustento, enquanto que os ricos ofertavam o que lhes sobrava, veja:

E, estando Jesus assentado defronte da arca do tesouro, observava a maneira como a multidão lançava o dinheiro na arca do tesouro; e muitos ricos deitavam muito. Vindo, porém, uma pobre viúva, deitou duas pequenas moedas, que valiam meio centavo. E, chamando os seus discípulos, disse-lhes: Em verdade vos digo que esta pobre viúva deitou mais do que todos os que deitaram na arca do tesouro; porque todos ali deitaram do que lhes sobejava, mas esta, da sua pobreza, deitou tudo o que tinha, todo o seu sustento. Mc. 12:41-44.

Quem dá o que tem, dá mais que o que dá segundo o que lhe convém ou do que lhe sobra.

Oli Prestes
Missionário
oliprest
Enviado por oliprest em 27/10/2010
Alterado em 11/02/2018


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr