Textos

A LUZ DOS MEUS OLHOS


Dia 03 de dezembro deste ano de 2010 morreu a que foi esposa de um conhecido meu, o qual é prefeito de uma cidade da região Oeste do Estado do Pará. E numa visita que alguém que foi ligado a mim por laços afetivos lhe fez, ele lhe declarou que estava sem saber o que fazer, já que aquela que foi a sua esposa, quando viva, era quem cuidava de todas as suas coisas no âmbito dos negócios relativos a movimentação bancária. E a sua dependência era tal que nem mesmo a sua senha de acesso a conta Bancária ele sabia. Ela funcionava como sua secretária particular, e, mesmo já enferma e hospitalizada, de lá ela o orientava sobre o que fazer.

Como esse caso, outros tenho tido conhecimento. Há pessoas que dependem de outras para andar por vias públicas, devido serem cegas, sendo seus guias e seus olhos; outros há que dependem de outras pessoas para comer e beber, já que não possuem membros, tanto superiores quanto inferiores; outras, para tomar ônibus, já que não sabem ler; outras, para falar por si, já que além de não falar, também não sabem como chegar a hospitais e órgãos públicos; e até quem dependa de  outros para assinar seu nome por si. Pode parecer curioso, mais conheci uma anciã que sabia ler com certo desembaraço, mas não sabia escrever, e uma de suas netas, a qual vivia sob a sua tutela, era quem assinava por ela, pela anciã. E mais curioso ainda era o caso de um superior que eu tive quando prestei serviço no almoxarifado da Secretaria de Saúde Pública no Estado do Pará. Ele, apesar de ser o chefe daquele setor, sentia certa dificuldade para fazer o “t” inicial da sua assinatura. E chegou a me pedir que fizesse isso para ele. Portanto, é possível que algumas pessoas possam ser os olhos, as mãos, os pés, boca e ouvido de alguém, por breve tempo ou até pela vida toda.

Assim, eu quero mostrar também que alguém é a luz dos meus olhos e a razão disso.

Há uma escritura que diz:

Jo. 1:1 -  No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.

Jo.1:2 -  Ele estava no princípio com Deus.

Jo.1:3 -  Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.

Jo.1:4 -  Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens.

Jo.1:5 -  E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam.

Mas como esse Ser é luz para o mundo?

Primeiro eu quero dizer que o mundo não é a terra ou o globo terrestre, mas as pessoas que ainda não conhecem nem praticam a verdade, a qual é a lei de Deus, conforme Salmos 119:142, ú.parte.

Observemos que no verso quatro, citado anteriormente, diz que nele estava a vida, e que a vida era a luz dos homens. E precisamos esclarecer como ele é a vida. Não esta vida humana e temporal, nesta existência, mas a espiritual, a qual é eterna. Para isso vamos recorrer a outro texto, que diz:

Jo.12:50 -  E sei que o seu mandamento é a vida eterna. Portanto, o que eu falo, falo-o como o Pai mo tem dito.

Essa citação bíblica reproduz uma afirmação de Jesus por ocasião da sua estada nesta terra, quando nela habitou na forma de homem.

E como no verso quatro citado anteriormente fala que a vida era a luz dos homens, então precisamos saber que é ela. Outra escritura nos dará a chave desse mistério, veja:

Pv. 6:23 -  Porque o mandamento é lâmpada, e a lei é luz.  Pv. 6:23, p.parte.

Jo. 8:12 -  Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.

Ora, sendo Ele a luz do mundo, como podemos segui-lo já que ele não mais está aqui? Muitas vezes quando ele falava de si, não se referia a sua pessoa física, senão a jurídica, a qual corresponde a sua palavra que o representa. Assim, quando Ele dizia que Ele era a luz mundo, Ele referia-se a sua pessoa jurídica, a sua lei.

Sendo a lei luz, conforme Pv. 6:23, então quem tem a lei e obedece a lei tem a luz e anda na luz, sem tropeçar. E, consequentemente, está na vida e terá vida eterna, ainda que por algum tempo possa adormecer na morte.

Diz o Espírito Santo pelo apóstolo Pedro:

II Pe. 1:5 -  E vós também, pondo nisto mesmo toda a diligência, acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude a ciência,

II Pe.1:6 -  E à ciência a temperança, e à temperança a paciência, e à paciência a piedade,

II Pe.1:7 -  E à piedade o amor fraternal, e ao amor fraternal a caridade.

II Pe.1:8 -  Porque, se em vós houver e abundarem estas coisas, não vos deixarão ociosos nem estéreis no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo.

II Pe.1:9 -  Pois aquele em quem não há estas coisas é cego, nada vendo ao longe, havendo-se esquecido da purificação dos seus antigos pecados.

E quanto a caridade, diz outra escritura:

I Jo. 5:3 -  Porque esta a caridade ou o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados.

Essa é a razão porque muitos daqueles que lideram multidões, pretendendo levá-las ao céu, estão como aqueles a quem lideram: cegos. E como disse Jesus: se um cego guiar outro cego, ambos cairão na cova. Mt. 15:14.

Disse o salmista pelo Espírito:

Sl. 34:5 - Olharam para Ele, e foram iluminados; e os seus rostos não ficaram confundidos.

E, assim, será que:

Ef. 1:18 -  Tendo iluminados os olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos.

Então olhai para Ele e sereis iluminados! Ou seja, atentai para a sua palavra, observai-a e tereis luz. Pois, quem está em trevas só pode perceber algo pelo tato, e jamais pode ter perfeito entendimento do que os olhos não podem ver. Mas Ele é a luz dos meus olhos, meu guia, meus pastor, meu Senhor, meu rei e meu Deus. Pois eu ando na sua luz, a qual dissipou as trevas que havia em mim.
oliprest
Enviado por oliprest em 30/03/2011


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr