Textos

FALSOS PROFETAS parte I
Jesus, como o bom pastor, nos deixou advertências sobre os falsos pastores, os falsos mestres, a falsa doutrina, e os falsos profetas. E, sobre estes, disse ele: “Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores”. Mt. 7:15. E o Espírito Santo, revelando por João, diz que muitos falsos profetas têm saído pelo mundo. I Jo. 4:1, ú.parte. Há necessidade, portanto, que conheçamos as características dos falsos profetas, a fim de que não caiamos em erros, pelo engano que trazem quando ministram. E evidenciamos esse conhecimento pela Sagrada Escritura. Façamos, portanto, um criterioso exame a fim de estarmos avisados e apercebidos, para que não caiamos nas suas heresias e ou dissimulações, e percamos a nossa carreira.

Certa ocasião Jesus falou para os seus discípulos: “Cuidado com a  doutrina dos fariseus!”. Quem eram os fariseus?

Os fariseus era uma facção religiosa do judaísmo; descendiam de Abraão, sendo do povo de Israel. Jo. 8:3; tinham doutores e mestres. Mt. 22:34 a 36; eram versados na lei de Moisés; Jo. 8:5; diziam crer em Deus, de quem reivindicavam filiação; Jo. 8:42; e eram rigorosos quanto às tradições herdadas dos antigos. Mc. 7:1-5.

Cada uma dessas características mostraremos no decurso de nossa argumentação, comparando o fariseu antigo, existente ao tempo de Jesus, com o atual, que permeia o meio religioso, e que também se nomeia povo Cristão.

Para que saibamos que são profetas, teremos que recorrer a Sagrada Escritura, como faremos para consubstanciar nossa argumentação sobre tudo o mais.

A primeira menção a profeta que encontramos nas escrituras foi feita pelo próprio Deus, que apareceu em sonhos a Abimeleque, depois que este tomou para si a Sarai, esposa de Abrão. Disse Deus a Abimeleque que Sarai tinha marido, e que ele era profeta. Gn. 20:7.

Por conseguinte, também precisamos saber qual o ofício de um profeta, ou que ele faz para que assim seja considerado.

Para retirar Deus o seu povo, o povo de Israel, de sob o jugo de Faraó, rei do Egito, ele escolheu a Moisés para liderar o povo. Ao mesmo tempo ele também escolheu a Arão, irmão de Moisés, para ministrar o sacerdócio. Arão e Miriã também eram profetas, ou seja, pessoas através de quem Deus fala revelando algo, como predição ou revelação, pois disso falou o próprio Deus, veja:

Então o Senhor desceu na coluna de nuvem, e se pôs à porta da tenda; depois chamou a Arão e a Miriã e ambos saíram. E disse: "Ouvi agora as minhas palavras; se entre vós houver profeta, eu, o Senhor, em visão a ele me farei conhecer, ou em sonhos falarei com ele." Nm. 12:5 e 6.

Mas eles não eram os únicos por quem Deus falava, Deus também usou a outros profetas ao mesmo tempo, veja:

"Porém no arraial ficaram dois homens; o nome de um era Eldade, e do outro Medade; e repousou sobre eles o espírito (porquanto estavam entre os inscritos, ainda que não saíram à tenda), e profetizavam no arraial. Então correu um moço e anunciou a Moisés e disse: Eldade e Medade profetizam no arraial. E Josué, filho de Num, servidor de Moisés, um dos seus jovens escolhidos, respondeu e disse: Moisés, meu senhor, proíbe-lho. Porém, Moisés lhe disse: Tens tu ciúmes por mim? Quem dera que todo o povo do Senhor fosse profeta, e que o Senhor pusesse o seu espírito sobre ele!" Nm. 11:26-29.

Mas devido esse favor de Deus, Miriã e Arão acharam que estavam em pé de igualdade com Moisés e censuraram-no, razão porque fez Deus Miriã ficar leprosa por sete dias, veja:

"E falaram Miriã e Arão contra Moisés, por causa da mulher cusita, com quem casara; porquanto tinha casado com uma mulher cusita. E disseram: Porventura falou o Senhor somente por Moisés? Não falou também por nós? E o Senhor o ouviu. E era o homem Moisés mui manso, mais do que todos os homens que havia sobre a terra. E logo o Senhor disse a Moisés, a Arão e a Miriã: Vós três saí à tenda da congregação. E saíram eles três. Então o Senhor desceu na coluna de nuvem, e se pôs à porta da tenda; depois chamou a Arão e a Miriã e ambos saíram. E disse: Ouvi agora as minhas palavras; se entre vós houver profeta, eu, o Senhor, em visão a ele me farei conhecer, ou em sonhos falarei com ele. Não é assim com o meu servo Moisés que é fiel em toda a minha casa. Boca a boca falo com ele, claramente e não por enigmas; pois ele vê a semelhança do Senhor; por que, pois, não tivestes temor de falar contra o meu servo, contra Moisés? Assim a ira do Senhor contra eles se acendeu; e retirou-se. E a nuvem se retirou de sobre a tenda; e eis que Miriã ficou leprosa como a neve; e olhou Arão para Miriã, e eis que estava leprosa. Por isso Arão disse a Moisés: Ai, senhor meu, não ponhas sobre nós este pecado, pois agimos loucamente, e temos pecado. Ora, não seja ela como um morto, que saindo do ventre de sua mãe, a metade da sua carne já esteja consumida. Clamou, pois, Moisés ao Senhor, dizendo: Ó Deus, rogo-te que a cures. E disse o Senhor a Moisés: Se seu pai cuspira em seu rosto, não seria envergonhada sete dias? Esteja fechada sete dias fora do arraial, e depois a recolham. Assim Miriã esteve fechada fora do arraial sete dias, e o povo não partiu, até que recolheram a Miriã." Nm. 12:1-15.

Isso nos mostra que profeta não deve se ensoberbecer, nem se por em pé de igualdade com os apóstolos, pois, Paulo, o apóstolo dos gentios, assim fala:

"E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro doutores, depois milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas. Porventura são todos apóstolos? são todos profetas? são todos doutores? são todos operadores de milagres? têm todos o dom de curar? falam todos diversas línguas? interpretam todos?" I Co. 12:28-30.
    
Portanto, na escala hierárquica, o profeta vem em segundo lugar, não em primeiro.

E o profeta mais antigo de que faz menção a Sagrada Escritura foi Enoque, o sétimo depois de Adão, do qual diz que foi arrebatado.
Conforme inferimos das Escrituras, os profetas da Antiguidade não possuíam linhagem de sagração ministerial, mas eram escolhidos pelo próprio Deus, a fim de advertir o seu povo ou aqueles a quem Deus os enviava para lhes retransmitir as mensagens da parte de Deus. Assim foi com Elias, o tisbita, com Eliseu, etc. Por conseguinte, eles também não pertenciam à nenhuma classe social específica, mas pertenciam as mais diversas classes, que podia ser tanto da nobreza, como simples cultivadores. Nestes aspectos, podemos citar como exemplos Isaías e Amós. O primeiro nos parece que pertencente à corte, no reinado de Urias, enquanto que o segundo era boieiro e cultivador de sicômoros. Is. 6:1 e Am. 7:14. E a prova de que eles não tinham linhagem de sagração ministerial como profetas está na seguinte passagem:

"E respondeu Amós, dizendo a Amazias: Eu não sou profeta, nem filho de profeta, mas boiadeiro, e cultivador de sicômoros. Mas o Senhor me tirou de seguir o rebanho, e o Senhor me disse: Vai, e profetiza ao meu povo Israel." Am. 7:14 e 15.

Entretanto encontramos os filhos de profetas vestidos como se profetas fossem, como se pudessem ser aquilo que seus pais eram ou houvessem sido. E assim, foram considerados profetas devido suas descendências, talvez por acharem que por “filho de peixe peixinho ser”, também filho de profeta seria profeta.

E, assim como hoje, existiram profetas fiéis, mas também houveram profetas levianos e falsos, que enganaram aos que lhes consultaram e   lhe seguiam. E nesse aspecto ainda veremos vários casos no decurso na nossa argumentação.

Faz-se mister que se esteja atento para saber se o que o profeta manifesta é uma opinião pessoal ou se é mensagem do Senhor, bem como saber que o próprio Deus pode enganar tanto a um como a outro, se estes não estiverem em integridade. Por essa razão disse Deus por um profeta:

"Porque qualquer homem da casa de Israel, e dos estrangeiros que peregrinam em Israel, que se alienar de mim, e levantar os seus ídolos no seu coração, e puser o tropeço da sua maldade diante do seu rosto, e vier ao profeta, para me consultar por meio dele, eu, o Senhor, lhe responderei por mim mesmo. E porei o meu rosto contra o tal homem, e o assolarei para que sirva de sinal e provérbio, e arrancá-lo-ei do meio do meu povo; e sabereis que eu sou o Senhor. E se o profeta for enganado, e falar alguma coisa, eu, o Senhor, terei enganado esse profeta; e estenderei a minha mão contra ele, e destrui-lo-ei do meio do meu povo Israel. E levarão sobre si o castigo da sua iniquidade; o castigo do profeta será como o castigo de quem o consultar. Para que a casa de Israel não se desvie mais de mim, nem mais se contamine com todas as suas transgressões; então eles serão o meu povo, e eu lhes serei o seu Deus, diz o Senhor Deus." Ez. 14:7 a 11.

"Quando profeta ou sonhador de sonhos se levantar no meio de ti, e te der um sinal ou prodígio, e suceder o tal sinal ou prodígio, de que te houver falado, dizendo: Vamos após outros deuses, que não conheceste, e sirvamo-los; não ouvirás as palavras daquele profeta ou sonhador de sonhos; porquanto o Senhor vosso Deus vos prova, para saber se amais o Senhor vosso Deus com todo o vosso coração, e com toda a vossa alma. Após o Senhor vosso Deus andareis, e a ele temereis, e os seus mandamentos guardareis, e a sua voz ouvireis, e a ele servireis, e a ele vos achegareis. E aquele profeta ou sonhador de sonhos morrerá, pois falou rebeldia contra o Senhor vosso Deus, que vos tirou da terra do Egito, e vos resgatou da casa da servidão, para te apartar do caminho que te ordenou o Senhor teu Deus, para andares nele: assim tirarás o mal do meio de ti. Quando te incitar teu irmão, filho da tua mãe, ou teu filho, ou tua filha, ou a mulher do teu seio, ou teu amigo, que te é como a tua alma, dizendo-te em segredo: Vamos, e sirvamos a outros deuses que não conheceste, nem tu nem teus pais; dentre os deuses dos povos que estão em redor de vós, perto ou longe de ti, desde uma extremidade da terra até à outra extremidade; não consentirás com ele, nem o ouvirás; nem o teu olho o poupará, nem terás piedade dele, nem o esconderás; mas certamente o matarás; a tua mão será a primeira contra ele, para o matar; e depois a mão de todo o povo. E o apedrejarás, até que morra, pois te procurou apartar do Senhor teu Deus, que te tirou da terra do Egito, da casa da servidão; para que todo o Israel o ouça e o tema, e não torne a fazer semelhante maldade no meio de ti. Quando ouvires dizer, de alguma das tuas cidades que o Senhor teu Deus te dá para ali habitar: uns homens, filhos de Belial, que saíram do meio de ti, incitaram os moradores da sua cidade, dizendo: Vamos, e sirvamos a outros deuses que não conhecestes; então inquirirás e investigarás, e com diligência perguntarás; e eis que, sendo verdade, e certo que se fez tal abominação no meio de ti; certamente ferirás, ao fio da espada, os moradores daquela cidade, destruindo a ela e a tudo o que nela houver, até os animais. E ajuntarás todo o seu despojo no meio da sua praça; e a cidade e todo o seu despojo queimarás totalmente para o Senhor teu Deus, e será montão perpétuo, nunca mais se edificará. Também não se pegará à tua mão nada do anátema, para que o Senhor se aparte do ardor da sua ira, e te faça misericórdia, e tenha piedade de ti, e te multiplique, como jurou a teus pais; quando ouvires a voz do Senhor teu Deus, para guardares todos os seus mandamentos que hoje te ordeno; para fazeres o que for reto aos olhos do Senhor teu Deus." Dt. 13:1-18.

Também o profeta não pode fazer prognóstico de si mesmo, seja de bênção seja de maldição, mas falar tão somente o que o Senhor lhe tiver dito, e isso se o Senhor lhe mandar que fale. Pois pode ser que o Senhor revele, mas não dê ordem para que seja dito o que foi revelado ao profeta. Este é um mero instrumento nas mãos do Senhor, e não deve nem diminuir nem acrescentar às suas palavras, às palavras do Senhor.

Mesmo homens ímpios podem profetizar. E isso pode levar o profeta a presumir que por o Senhor lhe usar, que por isso ele está em união com Deus ou que Deus se agrada dele. Nesse aspecto temos mais de um episódio narrado na Escritura, dos quais vamos citar alguns.

Saul profetizou, mesmo tendo sido rejeitado pelo Senhor para que não reinasse sobre o seu povo de Israel, e quando perseguia a Davi, que deveria sucedê-lo no trono, veja:

"Então foi também ele mesmo a Ramá, e chegou ao poço grande que estava em Secu; e, perguntando, disse: Onde estão Samuel e Davi? E disseram-lhe: Eis que estão em Naiote, em Ramá. Então foi para Naiote, em Ramá; e o mesmo Espírito de Deus veio sobre ele, e ia profetizando, até chegar a Naiote, em Ramá. E ele também despiu as suas vestes, e profetizou diante de Samuel, e esteve nu por terra todo aquele dia e toda aquela noite; por isso se diz: Está também Saul entre os profetas?" 1 Sm. 19:22 a 24.

Também profetizou possuído por um mau espírito, veja:

"E aconteceu no outro dia, que o mau espírito da parte de Deus se apoderou de Saul, e profetizava no meio da casa; e Davi tocava a harpa com a sua mão, como nos outros dias; Saul, porém, tinha na mão uma lança." 1 Sm. 18:10.

Mesmo pessoas que não sejam profetas podem profetizar, em certas circunstâncias, veja:

"Assim Davi fugiu e escapou, e foi a Samuel, em Ramá, e lhe participou tudo quanto Saul lhe fizera; e foram, ele e Samuel, e ficaram em Naiote. E o anunciaram a Saul, dizendo: Eis que Davi está em Naiote, em Ramá. Então enviou Saul mensageiros para trazerem a Davi, os quais viram uma congregação de profetas profetizando, onde estava Samuel que presidia sobre eles; e o Espírito de Deus veio sobre os mensageiros de Saul, e também eles profetizaram. E, avisado disto Saul, enviou outros mensageiros, e também estes profetizaram; então enviou Saul ainda uns terceiros mensageiros, os quais também profetizaram." 1 Sm. 19:18 a 21.

No caso de presunção por parte do profeta, temos o caso de Balaão, que disse de si mesmo o seguinte:

"Então proferiu a sua parábola, e disse: Fala Balaão, filho de Beor, e fala o homem de olhos abertos; fala aquele que ouviu as palavras de Deus, e o que sabe a ciência do Altíssimo; o que viu a visão do Todo-poderoso, que cai, e se lhe abrem os olhos." Nm. 24:15 e 16.

Não obstante isso, ele não viu ao Senhor, que estava no caminho se opondo a ele. Foi preciso que o Senhor fizesse a jumenta de Balaão falar, e lhe abrisse os olhos para que ele O visse.

Apesar de Balaão ser um profeta, ele ensinou ao rei de Moabe a lançar tropeços para que o povo de Israel fosse induzido a comer das coisas sacrificadas aos ídolos de Moabe, e pecasse contra Deus, veja:

"E Israel deteve-se em Sitim e o povo começou a prostituir-se com as filhas dos moabitas. Elas convidaram o povo aos sacrifícios dos seus deuses; e o povo comeu, e inclinou-se aos seus deuses. Juntando-se, pois, Israel a Baal-Peor, a ira do Senhor se acendeu contra Israel. Disse o Senhor a Moisés: Toma todos os cabeças do povo, e enforca-os ao Senhor diante do sol, e o ardor da ira do Senhor se retirará de Israel. Então Moisés disse aos juízes de Israel: Cada um mate os seus homens que se juntaram a Baal-Peor. E eis que veio um homem dos filhos de Israel, e trouxe a seus irmãos uma midianita, à vista de Moisés, e à vista de toda a congregação dos filhos de Israel, chorando eles diante da tenda da congregação. Vendo isso Finéias, filho de Eleazar, o filho de Arão, sacerdote, se levantou do meio da congregação, e tomou uma lança na sua mão; e foi após o homem israelita até à tenda, e os atravessou a ambos, ao homem israelita e à mulher, pelo ventre; então a praga cessou de sobre os filhos de Israel. E os que morreram daquela praga foram vinte e quatro mil. Então o Senhor falou a Moisés, dizendo: Finéias, filho de Eleazar, o filho de Arão, sacerdote, desviou a minha ira de sobre os filhos de Israel, pois foi zeloso com o meu zelo no meio deles; de modo que, no meu zelo, não consumi os filhos de Israel. Portanto dize: Eis que lhe dou a minha aliança de paz; e ele, e a sua descendência depois dele, terá a aliança do sacerdócio perpétuo, porquanto teve zelo pelo seu Deus, e fez expiação pelos filhos de Israel. E o nome do israelita, que foi morto com a midianita, era Zimri, filho de Salu, príncipe da casa paterna dos simeonitas. E o nome da mulher midianita morta era Cosbi, filha de Zur, cabeça do povo da casa paterna entre os midianitas. Falou mais o Senhor a Moisés, dizendo: Afligireis os midianitas e os ferireis, porque eles vos afligiram a vós com os seus enganos com que vos enganaram no caso de Peor, e no caso de Cosbi, filha do príncipe dos midianitas, irmã deles, que foi morta no dia da praga no caso de Peor." Nm. 25:1-18.

Por esse motivo foi morto pelo povo de Israel, veja:

"E falou o Senhor a Moisés, dizendo: Vinga os filhos de Israel dos midianitas; depois recolhido serás ao teu povo. Falou, pois, Moisés ao povo, dizendo: Armem-se alguns de vós para a guerra, e saiam contra os midianitas, para fazerem a vingança do Senhor contra eles. Mil de cada tribo, entre todas as tribos de Israel, enviareis à guerra. Assim foram dados, dos milhares de Israel, mil de cada tribo; doze mil armados para a peleja. E Moisés os mandou à guerra, mil de cada tribo, e com eles Finéias, filho de Eleazar, o sacerdote, com os vasos do santuário, e com as trombetas do alarido na sua mão. E pelejaram contra os midianitas, como o Senhor ordenara a Moisés; e mataram a todos os homens. Mataram também, além dos que já haviam sido mortos, os reis dos midianitas: a Evi, e a Requém, e a Zur, e a Hur, e a Reba, cinco reis dos midianitas; também a Balaão, filho de Beor, mataram à espada. Porém, os filhos de Israel levaram presas as mulheres dos midianitas e as suas crianças; também levaram todos os seus animais e todo o seu gado, e todos os seus bens. E queimaram a fogo todas as suas cidades com todas as suas habitações e todos os seus acampamentos. E tomaram todo o despojo e toda a presa de homens e de animais. E trouxeram a Moisés e a Eleazar, o sacerdote, e à congregação dos filhos de Israel, os cativos, e a presa, e o despojo, para o arraial, nas campinas de Moabe, que estão junto ao Jordão, na altura de Jericó. Porém Moisés e Eleazar, o sacerdote, e todos os príncipes da congregação, saíram a recebê-los fora do arraial. E indignou-se Moisés grandemente contra os oficiais do exército, capitães dos milhares e capitães das centenas, que vinham do serviço da guerra. E Moisés disse-lhes: Deixastes viver todas as mulheres? Eis que estas foram as que, por conselho de Balaão, deram ocasião aos filhos de Israel de transgredir contra o Senhor no caso de Peor; por isso houve aquela praga entre a congregação do Senhor. Agora, pois, matai todo o homem entre as crianças, e matai toda a mulher que conheceu algum homem, deitando-se com ele. Porém, todas as meninas que não conheceram algum homem, deitando-se com ele, deixai-as viver para vós." Nm. 31:8-18.

Existem duas classes de profetas. O profeta de ofício e o profeta literário. Assim é que nada obstante Davi ter a Natã como o seu vidente, ele mesmo era também profeta. E disso o próprio Jesus deu testemunho, veja:

"E, falando Jesus, dizia, ensinando no templo: Como dizem os escribas que o Cristo é filho de Davi? O próprio Davi disse pelo Espírito Santo: O Senhor disse ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita até que eu ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés. Pois, se Davi mesmo lhe chama Senhor, como é logo seu filho? E a grande multidão o ouvia de boa vontade." Mc. 12:35-37.

"Visto como o mesmo Davi diz no livro dos Salmos: Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos por escabelo de teus pés. Se Davi lhe chama Senhor, como é ele seu filho?" Lc. 20:42-44.

"E, havendo-o crucificado, repartiram as suas vestes, lançando sortes, para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta: Repartiram entre si as minhas vestes, e sobre a minha túnica lançaram sortes. Mt. 27:35. Repartem entre si as minhas vestes, e lançam sortes sobre a minha roupa." Sl. 22:18.

E os apóstolos disso também falaram, veja:

"Homens irmãos, convinha que se cumprisse a Escritura que o Espírito Santo predisse pela boca de Davi, acerca de Judas, que foi o guia daqueles que prenderam a Jesus. At. 1:16. Porque no livro dos Salmos está escrito: Fique deserta a sua habitação, e não haja quem nela habite, tome outro o seu bispado." At. 1:20; Sl. 69:25.

"Porque Davi não subiu aos céus, mas ele próprio diz: Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita, até que ponha os teus inimigos por escabelo de teus pés." At. 2:34 e 35.

"Que disseste pela boca de Davi, teu servo: Por que bramaram os gentios, e os povos pensaram coisas vãs? Levantaram-se os reis da terra, e os príncipes se ajuntaram à uma, contra o Senhor e contra o seu Ungido." At. 4:25 e 26.

Também Paulo, o apóstolo dos gentios, disso faz menção, veja:

"E Davi diz: Torne-se-lhes a sua mesa em laço, e em armadilha, e em tropeço, por sua retribuição; escureçam-se-lhes os olhos para não verem, e encurvem-se-lhes continuamente as costas. Rm. 11:9 e 10.
Davi, pelo espírito Santo, fez muitas predições, dentre as quais, a maldição de Judas, Sl. 109:4-20; o sofrimento de Jesus, Sl. 22; seus jejuns, Sl. 69:10, 109:24; que lhe dariam fel e vinagre na sua sede." Sl. 109:21; etc.

E assim como Davi, Paulo também foi um profeta literário, veja:
"Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios; pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência; proibindo o casamento, e ordenando a abstinência dos alimentos que Deus criou para os fiéis, e para os que conhecem a verdade, a fim de usarem deles com ações de graças." I Tm. 4:1-3.

Nesse caso, a palavra “expressamente”, significa por escrito.
Apesar de o apóstolo Paulo ser usado pelo Espírito Santo para falar em línguas mais que os de Coríntios, o Espírito Santo falava também a ele pela boca dos irmãos daquela época, veja:

"Dou graças ao meu Deus, porque falo mais línguas do que vós todos." I Co. 14:18.

"E, achando discípulos, ficamos ali sete dias; e eles pelo Espírito diziam a Paulo que não subisse a Jerusalém." At. 21:4.

"E no dia seguinte, partindo dali Paulo, e nós que com ele estávamos, chegamos a Cesaréia; e, entrando em casa de Filipe, o evangelista, que era um dos sete, ficamos com ele. E tinha este quatro filhas virgens, que profetizavam. E, demorando-nos ali por muitos dias, chegou da Judéia um profeta, por nome Ágabo; E, vindo ter conosco, tomou a cinta de Paulo, e ligando-se os seus próprios pés e mãos, disse: Isto diz o Espírito Santo: Assim ligarão os judeus em Jerusalém o homem de quem é esta cinta, e o entregarão nas mãos dos gentios." At. 21:8 a 11.

Deus, falando pelos seus profetas, denuncia o que os falsos profetas faziam no meio do seu povo, veja:

"Os teus profetas viram para ti visões falsas e insensatas; e não manifestaram a tua iniqüidade para te desviarem do cativeiro; mas viram para ti profecias vãs e coisas que te levaram ao exílio. Lm. 2:14.
Porque tanto o profeta, como o sacerdote, estão contaminados; até na minha casa achei a sua maldade, diz o Senhor. Nos profetas de Samaria bem vi loucura; profetizavam da parte de Baal, e faziam errar o meu povo Israel. Mas nos profetas de Jerusalém vejo uma coisa horrenda: cometem adultérios, e andam com falsidade, e fortalecem as mãos dos malfeitores, para que não se convertam da sua maldade; eles têm-se tornado para mim como Sodoma, e os seus moradores como Gomorra. Portanto assim diz o Senhor dos Exércitos acerca dos profetas: Eis que lhes darei a comer losna, e lhes farei beber águas de fel; porque dos profetas de Jerusalém saiu a contaminação sobre toda a terra. Assim diz o Senhor dos Exércitos: Não deis ouvidos às palavras dos profetas, que entre vós profetizam; fazem-vos desvanecer; falam da visão do seu coração, não da boca do Senhor. Dizem continuamente aos que me desprezam: O Senhor disse: Paz tereis; e a qualquer que anda segundo a dureza do seu coração, dizem: Não virá mal sobre vós. Porque, quem esteve no conselho do Senhor, e viu, e ouviu a sua palavra? Quem esteve atento à sua palavra, e ouviu? Eis que saiu com indignação a tempestade do Senhor; e uma tempestade penosa cairá cruelmente sobre a cabeça dos ímpios. Não se desviará a ira do Senhor, até que execute e cumpra os desígnios do seu coração; nos últimos dias entendereis isso claramente. Não mandei esses profetas, contudo eles foram correndo; não lhes falei, contudo eles profetizaram. Mas, se estivessem estado no meu conselho, então teriam feito o meu povo ouvir as minhas palavras, e o teriam feito voltar do seu mau caminho, e da maldade das suas ações. Porventura sou eu Deus de perto, diz o Senhor, e não também Deus de longe? Esconder-se-ia alguém em esconderijos, de modo que eu não o veja? diz o Senhor. Porventura não encho eu os céus e a terra? diz o Senhor. Tenho ouvido o que dizem aqueles profetas, profetizando mentiras em meu nome, dizendo: Sonhei, sonhei. Até quando sucederá isso no coração dos profetas que profetizam mentiras, e que só profetizam do engano do seu coração? Os quais cuidam fazer com que o meu povo se esqueça do meu nome pelos seus sonhos que cada um conta ao seu próximo, assim como seus pais se esqueceram do meu nome por causa de Baal. O profeta que tem um sonho conte o sonho; e aquele que tem a minha palavra, fale a minha palavra com verdade. Que tem a palha com o trigo? diz o Senhor. Porventura a minha palavra não é como o fogo, diz o Senhor, e como um martelo que esmiúça a pedra? Portanto, eis que eu sou contra os profetas, diz o Senhor, que furtam as minhas palavras, cada um ao seu próximo. Eis que eu sou contra os profetas, diz o Senhor, que usam de sua própria linguagem, e dizem: Ele disse. Eis que eu sou contra os que profetizam sonhos mentirosos, diz o Senhor, e os contam, e fazem errar o meu povo com as suas mentiras e com as suas leviandades; pois eu não os enviei, nem lhes dei ordem; e não trouxeram proveito algum a este povo, diz o Senhor." Jr. 23:11-32.

Muitos dos profetas de hoje também dizem: A paz do Senhor, ou graça e paz. Apesar disso, tanto não sabem o que significa a paz do Senhor, como não sabem por meio de que reina a graça para a vida eterna. E transtornam a graça de Deus em dissolução.

Também diz Deus por um profeta:

"Os profetas de Israel, que profetizam acerca de Jerusalém, e vêem para ela visão de paz, não havendo paz, diz o Senhor Deus. E tu, ó filho do homem, dirige o teu rosto contra as filhas do teu povo, que profetizam de seu coração, e profetiza contra elas, e dize: Assim diz o Senhor Deus: Ai das que cosem almofadas para todas as axilas, e que fazem véus para as cabeças de pessoas de toda a estatura, para caçarem as almas! Porventura caçareis as almas do meu povo, e as almas guardareis em vida para vós? E vós me profanastes entre o meu povo, por punhados de cevada, e por pedaços de pão, para matardes as almas que não haviam de morrer, e para guardardes em vida as almas que não haviam de viver, mentindo assim ao meu povo que escuta a mentira? Portanto assim diz o Senhor Deus: Eis aí vou eu contra as vossas almofadas, com que vós ali caçais as almas fazendo-as voar, e as arrancarei de vossos braços, e soltarei as almas, sim, as almas que vós caçais fazendo-as voar. E rasgarei os vossos véus, e livrarei o meu povo das vossas mãos, e nunca mais estará em vossas mãos para ser caçado; e sabereis que eu sou o Senhor. Visto que entristecestes o coração do justo com falsidade, não o havendo eu entristecido; e fortalecestes as mãos do ímpio, para que não se desviasse do seu mau caminho, para conservá-lo em vida. Portanto não vereis mais vaidade, nem mais fareis adivinhações; mas livrarei o meu povo da vossa mão, e sabereis que eu sou o Senhor." Ez. 13:16-23.

Apesar disso diz a Escritura:

"E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça, e a estrela da alva apareça em vossos corações." II Pe. 1:19.

Como fazer então para saber qual o autêntico profeta?

Pelo contexto ficamos sabendo. O verdadeiro profeta tem a palavra do Senhor, que corresponde aos seus mandamentos. Observe as expressões do Senhor: ”Porque, quem esteve no conselho do Senhor, e viu, e ouviu a sua palavra? Quem esteve atento à sua palavra, e ouviu?”.

Quando o Senhor assim se expressa, pode parecer que ele está falando de reunião que porventura ele fez e da palavra que ele falou na ocasião dessa reunião. Entretanto o conselho do Senhor é os seus mandamentos, bem como são também as suas palavras. Observe que o Senhor fala “quem viu e ouviu a sua palavra”. A sua palavra em essência é os seus mandamentos. Recomendamos a leitura do questionário “A Palavra de Deus”, bem como “Nomes e Adjetivos da Lei e Mandamentos de Deus”, no estudo bíblico intitulado “A Lei Perfeita”, codificado por nós.

Outrossim, o Senhor também diz:

"Então teriam feito o meu povo ouvir as minhas palavras, e o teriam feito voltar do seu mau caminho."

O mau caminho, que Deus denuncia pelo profeta, é a transgressão dos seus mandamentos. Pois sempre que Deus concita ao seu povo a voltar para Ele, é isso que Ele denuncia. Assim como Ele denuncia pelo mesmo profeta, dizendo: - “como seus pais se esqueceram do meu nome por causa de Baal”.  Recomendamos a leitura do artigo que codificamos e nomeamos “Um Nome sobre todo o nome”, bem como o questionário “Quem é o Senhor”, no trabalho “A Lei Perfeita”. Ali se verá que o nome do Senhor é mais que simples designação de uma pessoa.

E o Senhor, falando por um profeta diz ainda: “Porventura a minha palavra não é como o fogo, diz o Senhor, e como um martelo que esmiúça a pedra? Portanto, eis que eu sou contra os profetas, diz o Senhor, que furtam as minhas palavras, cada um ao seu próximo”. Jr. 23:29 e 30.

Ora, as palavras das quais diz a Escritura que é como fogo, é a lei de Deus. E furtar cada um ao seu próximo as palavras do Senhor, é deixar de manifestar a sua justiça e a sua verdade, que correspondem aos seus mandamentos, quando aquele que vem consultar ao Senhor através do profeta não está em integridade, e o profeta não lhe adverte disso.

O ofício de profeta é espinhoso como de todos os homens chamados para servir a Deus. Jeremias foi ferido por um presidente da casa do Senhor; foi jogado num poço sem água e com lama; foi levado para o Egito, contrariando o que o Senhor havia determinado; e chegou a amaldiçoar o dia do seu nascimento, veja:

"E Pasur, filho de Imer, o sacerdote, que havia sido nomeado presidente na casa do Senhor, ouviu a Jeremias, que profetizava estas palavras. E feriu Pasur ao profeta Jeremias, e o colocou no cepo que está na porta superior de Benjamim, na casa do Senhor." Jr. 20:1 e 2.

"E disse o rei Zedequias: Eis que ele está na vossa mão; porque o rei nada pode fazer contra vós. Então tomaram a Jeremias, e o lançaram na cisterna de Malquias, filho do rei, que estava no átrio da guarda; e desceram a Jeremias com cordas; mas na cisterna não havia água, senão lama; e atolou-se Jeremias na lama." Jr. 38:5 e 6.

"Então chegaram todos os capitães dos exércitos, e Joanã, filho de Careá, e Jezanias, filho de Hosaías, e todo o povo, desde o menor até ao maior, e disseram a Jeremias, o profeta: Aceita agora a nossa súplica diante de ti, e roga ao Senhor teu Deus, por nós e por todo este remanescente; porque de muitos restamos uns poucos, como nos vêem os teus olhos; para que o Senhor teu Deus nos ensine o caminho por onde havemos de andar e aquilo que havemos de fazer. E disse-lhes Jeremias, o profeta: Eu vos tenho ouvido; eis que orarei ao Senhor vosso Deus conforme as vossas palavras; e seja o que for que o Senhor vos responder eu vo-lo declararei; não vos ocultarei uma só palavra. Então eles disseram a Jeremias: Seja o Senhor entre nós testemunha verdadeira e fiel, se não fizermos conforme toda a palavra com que te enviar a nós o Senhor teu Deus. Seja ela boa, ou seja má, à voz do Senhor nosso Deus, a quem te enviamos, obedeceremos, para que nos suceda bem, obedecendo à voz do Senhor nosso Deus. E sucedeu que ao fim de dez dias veio a palavra do Senhor a Jeremias. Então chamou a Joanã, filho de Careá, e a todos os capitães dos exércitos, que havia com ele, e a todo o povo, desde o menor até ao maior, e disse-lhes: Assim diz o Senhor, Deus de Israel, a quem me enviastes, para apresentar a vossa súplica diante dele: Se de boa mente ficardes nesta terra, então vos edificarei, e não vos derrubarei; e vos plantarei, e não vos arrancarei; porque estou arrependido do mal que vos tenho feito. Não temais o rei de Babilônia, a quem vós temeis; não o temais, diz o Senhor, porque eu sou convosco, para vos salvar e para vos livrar da sua mão. E vos concederei misericórdia, para que ele tenha misericórdia de vós, e vos faça voltar à vossa terra. Mas se vós disserdes: Não ficaremos nesta terra, não obedecendo à voz do Senhor vosso Deus, dizendo: Não, antes iremos à terra do Egito, onde não veremos guerra, nem ouviremos som de trombeta, nem teremos fome de pão, e ali ficaremos, nesse caso ouvi a palavra do Senhor, ó remanescente de Judá: Assim diz o Senhor dos Exércitos, Deus de Israel: Se vós absolutamente propuserdes a entrar no Egito, e entrardes para lá habitar, acontecerá que a espada que vós temeis vos alcançará ali na terra do Egito, e a fome que vós receais vos seguirá de perto no Egito, e ali morrereis. Assim será com todos os homens que puseram os seus rostos para entrarem no Egito, a fim de lá habitarem: morrerão à espada, e de fome, e de peste; e deles não haverá quem reste e escape do mal que eu farei vir sobre eles. Porque assim diz o Senhor dos Exércitos, Deus de Israel: Como se derramou a minha ira e a minha indignação sobre os habitantes de Jerusalém, assim se derramará a minha indignação sobre vós, quando entrardes no Egito; e sereis objeto de maldição, e de espanto, e de execração, e de opróbrio, e não vereis mais este lugar. Falou o Senhor acerca de vós, ó remanescente de Judá! Não entreis no Egito; tende por certo que hoje testifiquei contra vós. Porque vos enganastes a vós mesmos, pois me enviastes ao Senhor vosso Deus, dizendo: Ora por nós ao Senhor nosso Deus; e conforme tudo o que disser o Senhor nosso Deus, declara-no-lo assim, e o faremos. E vo-lo tenho declarado hoje; mas não destes ouvidos à voz do Senhor vosso Deus, em coisa alguma pela qual ele me enviou a vós. Agora, pois, sabei por certo que morrereis à espada, de fome e de peste no mesmo lugar onde desejais ir, para lá morardes." Jr. 42:1-22.

"E sucedeu que, acabando Jeremias de falar a todo o povo todas as palavras do Senhor seu Deus, com as quais o Senhor seu Deus lho havia enviado, para que lhes dissesse todas estas palavras, então falaram Azarias, filho de Hosaías, e Joanã, filho de Careá, e todos os homens soberbos, dizendo a Jeremias: Tu dizes mentiras; o Senhor nosso Deus não te enviou a dizer: Não entreis no Egito, para ali habitar; mas Baruque, filho de Nerias, te incita contra nós, para entregar-nos na mão dos caldeus, para nos matarem, ou para nos levarem cativos para Babilônia. Não obedeceu, pois, Joanã, filho de Careá, nem nenhum de todos os capitães dos exércitos, nem o povo todo, à voz do Senhor, para ficarem na terra de Judá. Antes tomou Joanã, filho de Careá, e todos os capitães dos exércitos a todo o restante de Judá, que havia voltado dentre todas as nações, para onde haviam sido lançados, para morarem na terra de Judá; aos homens, e às mulheres, e aos meninos, e às filhas do rei, e a toda a alma que Nebuzaradã, capitão da guarda, deixara com Gedalias, filho de Aicão, filho de Safã; como também a Jeremias, o profeta, e a Baruque, filho de Nerias; e entraram na terra do Egito, porque não obedeceram à voz do Senhor; e vieram até Tafnes. Então veio a palavra do Senhor a Jeremias, em Tafnes, dizendo: Toma na tua mão pedras grandes, e esconde-as no barro, no forno que está à entrada da casa de Faraó, em Tafnes, perante os olhos dos homens de Judá, e dize-lhes: Assim diz o Senhor dos Exércitos, Deus de Israel: Eis que eu enviarei, e tomarei a Nabucodonosor, rei de Babilônia, meu servo, e porei o seu trono sobre estas pedras que escondi; e ele estenderá a sua tenda real sobre elas. E virá, e ferirá a terra do Egito; entregando para a morte, quem é para a morte; e quem é para o cativeiro, para o cativeiro; e quem é para a espada, para a espada. E lançarei fogo às casas dos deuses do Egito, e queimá-los-á, e levá-los-á cativos; e vestir-se-á da terra do Egito, como veste o pastor a sua roupa, e sairá dali em paz. E quebrará as estátuas de Bete-Semes, que está na terra do Egito; e as casas dos deuses do Egito queimará a fogo." Jr. 43:1-13.

"Maldito o dia em que nasci; não seja bendito o dia em que minha mãe me deu à luz. Maldito o homem que deu as novas a meu pai, dizendo: Nasceu-te um filho; alegrando-o com isso grandemente. E seja esse homem como as cidades que o Senhor destruiu e não se arrependeu; e ouça clamor pela manhã, e ao tempo do meio-dia um alarido. Por que não me matou na madre? Assim minha mãe teria sido a minha sepultura, e teria ficado grávida perpetuamente! Por que saí da madre, para ver trabalho e tristeza, e para que os meus dias se consumam na vergonha?" Jr. 20:14-18.

Como vimos no caso dos que foram pedir a Jeremias que orasse ao Senhor por eles, quando aquele que consulta ao Senhor através de profeta não está em obediência a Deus, ele não crê na mensagem do Senhor, fica confuso e acaba por se desviar do propósito que Deus tinha para o consulente.

Também nem sempre a resposta vem na hora em que o profeta busca, veja:

"E sucedeu que ao fim de dez dias veio a palavra do Senhor a Jeremias." Jr. 42:7.

"E fui a Tel-Abibe, aos do cativeiro, que moravam junto ao rio Quebar, e eu morava onde eles moravam; e fiquei ali sete dias, pasmado no meio deles. E sucedeu que, ao fim de sete dias, veio a palavra do Senhor a mim, dizendo: Filho do homem: Eu te dei por atalaia sobre a casa de Israel; e tu da minha boca ouvirás a palavra e avisá-los-ás da minha parte." Ez. 3:15-17.

Outrossim, o profeta precisa ser um homem santo. Por isso veja o que houve quando o Senhor se manifestou a Isaías:

"No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi também ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e o seu séquito enchia o templo. Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas; com duas cobriam os seus rostos, e com duas cobriam os seus pés, e com duas voavam. E clamavam uns aos outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória. E os umbrais das portas se moveram à voz do que clamava, e a casa se encheu de fumaça. Então disse eu: Ai de mim! Pois estou perdido; porque sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios; os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos. Porém um dos serafins voou para mim, trazendo na sua mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz; e com a brasa tocou a minha boca, e disse: Eis que isto tocou os teus lábios; e a tua iniqüidade foi tirada, e expiado o teu pecado. Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim. Então disse ele: Vai, e dize a este povo: Ouvis, de fato, e não entendeis, e vedes, em verdade, mas não percebeis. Engorda o coração deste povo, e faze-lhe pesados os ouvidos, e fecha-lhe os olhos; para que ele não veja com os seus olhos, e não ouça com os seus ouvidos, nem entenda com o seu coração, nem se converta e seja sarado. Então disse eu: Até quando Senhor? E respondeu: Até que sejam desoladas as cidades e fiquem sem habitantes, e as casas sem moradores, e a terra seja de todo assolada. E o Senhor afaste dela os homens, e no meio da terra seja grande o desamparo." Is. 6:1-12.

Ao tempo dos dois reinos, quando Israel tinha dois reis, a saber, o rei Jeosafá, que reinava sobre Judá, e Acabe, que reinava sobre Israel, Acabe, pretendendo ir à guerra, consultou os profetas de Baal, que lhe foram unânimes em afirmar que ele iria prevalecer. Mas instado por Jeosafá, mandou chamar a um profeta do Senhor, para saber o que este dizia. Vejamos na íntegra o que houve na ocasião:

"E estiveram quietos três anos, não havendo guerra entre a Síria e Israel. Porém no terceiro ano sucedeu que Jeosafá, rei de Judá, desceu para avistar-se com o rei de Israel. E o rei de Israel disse aos seus servos: Não sabeis vós que Ramote de Gileade é nossa, e nós estamos quietos, sem a tomar da mão do rei da Síria? Então perguntou a Jeosafá: Irás tu comigo à peleja a Ramote de Gileade? E disse Jeosafá ao rei de Israel: Serei como tu, e o meu povo como o teu povo, e os meus cavalos como os teus cavalos. Disse mais Jeosafá ao rei de Israel: Peço-te, consulta hoje a palavra do Senhor. Então o rei de Israel reuniu os profetas até quase quatrocentos homens, e disse-lhes: Irei à peleja contra Ramote de Gileade, ou deixarei de ir? E eles disseram: Sobe, porque o Senhor a entregará na mão do rei. Disse, porém, Jeosafá: Não há aqui ainda algum profeta do Senhor, ao qual possamos consultar? Então disse o rei de Israel a Jeosafá: Ainda há um homem por quem podemos consultar ao Senhor; porém eu o odeio, porque nunca profetiza de mim o que é bom, mas só o mal; este é Micaías, filho de Inlá. E disse Jeosafá: Não fale o rei assim. Então o rei de Israel chamou um oficial, e disse: Traze-me depressa a Micaías, filho de Inlá. E o rei de Israel e Jeosafá, rei de Judá, estavam assentados cada um no seu trono, vestidos de trajes reais, na praça, à entrada da porta de Samaria; e todos os profetas profetizavam na sua presença. E Zedequias, filho de Quenaaná, fez para si uns chifres de ferro, e disse: Assim diz o Senhor: Com estes ferirás aos sírios, até de todo os consumir. E todos os profetas profetizaram assim, dizendo: Sobe a Ramote de Gileade, e triunfarás, porque o Senhor a entregará na mão do rei. E o mensageiro que foi chamar a Micaías falou-lhe, dizendo: Vês aqui que as palavras dos profetas a uma voz predizem coisas boas para o rei; seja, pois, a tua palavra como a palavra de um deles, e fala bem. Porém Micaías disse: Vive o Senhor que o que o Senhor me disser isso falarei. E, vindo ele ao rei, o rei lhe disse: Micaías, iremos a Ramote de Gileade à peleja, ou deixaremos de ir? E ele lhe disse: Sobe, e serás bem sucedido; porque o Senhor a entregará na mão do rei. E o rei lhe disse: Até quantas vezes te conjurarei, que não me fales senão a verdade em nome do Senhor? Então disse ele: Vi a todo o Israel disperso pelos montes, como ovelhas que não têm pastor; e disse o Senhor: Estes não têm senhor; torne cada um em paz para sua casa. Então o rei de Israel disse a Jeosafá: Não te disse eu, que nunca profetizará de mim o que é bom, senão só o que é mal? Então ele disse: Ouve, pois, a palavra do Senhor: Vi ao Senhor assentado sobre o seu trono, e todo o exército do céu estava junto a ele, à sua mão direita e à sua esquerda. E disse o Senhor: Quem induzirá Acabe, para que suba, e caia em Ramote de Gileade? E um dizia desta maneira e outro de outra. Então saiu um espírito, e se apresentou diante do Senhor, e disse: Eu o induzirei. E o Senhor lhe disse: Com quê? E disse ele: Eu sairei, e serei um espírito de mentira na boca de todos os seus profetas. E ele disse: Tu o induzirás, e ainda prevalecerás; sai e faze assim. Agora, pois, eis que o Senhor pôs o espírito de mentira na boca de todos estes teus profetas, e o Senhor falou o mal contra ti. Então Zedequias, filho de Quenaaná, chegou, e feriu a Micaías no queixo, e disse: Por onde saiu de mim o Espírito do Senhor para falar a ti? E disse Micaías: Eis que o verás naquele mesmo dia, quando entrares  de  câmara em câmara, para te esconderes. Então disse o rei de Israel: Tomai a Micaías, e tornai a levá-lo a Amom, o governador da cidade, e a Joás filho do rei. E direis: Assim diz o rei: Colocai este homem na casa do cárcere, e sustentai-o com o pão de angústia, e com água de amargura, até que eu venha em paz. E disse Micaías: Se tu voltares em paz, o Senhor não tem falado por mim. Disse mais: Ouvi, povos todos! Assim o rei de Israel e Jeosafá, rei de Judá, subiram a Ramote de Gileade. E disse o rei de Israel a Jeosafá: Eu me disfarçarei, e entrarei na peleja; tu porém veste as tuas roupas. Disfarçou-se, pois, o rei de Israel, e entrou na peleja. E o rei da Síria dera ordem aos capitães dos carros, que eram trinta e dois, dizendo: Não pelejareis nem contra pequeno nem contra grande, mas só contra o rei de Israel. Sucedeu que, vendo os capitães dos carros a Jeosafá, disseram eles: Certamente este é o rei de Israel. E chegaram-se a ele, para pelejar com ele; porém Jeosafá gritou. E sucedeu que, vendo os capitães dos carros que não era o rei de Israel, deixaram de segui-lo. Então um homem armou o arco, e atirou a esmo, e feriu o rei de Israel por entre as fivelas e as couraças; então ele disse ao seu carreteiro: Dá volta, e tira-me do exército, porque estou gravemente ferido. E a peleja foi crescendo naquele dia, e o rei foi sustentado no carro defronte dos sírios; porém ele morreu à tarde; e o sangue da ferida corria para o fundo do carro. E depois do sol posto passou um pregão pelo exército, dizendo: Cada um para a sua cidade, e cada um para a sua terra! E morreu o rei, e o levaram a Samaria; e sepultaram o rei em Samaria. E, lavando-se o carro no tanque de Samaria, os cães lamberam o seu sangue (ora as prostitutas se lavavam ali), conforme à palavra que o Senhor tinha falado." I Rs. 22:1-38.

Nesse episódio encontramos várias coisas que vamos ponderar. Quais sejam:

- Que os profetas de Baal eram quase quatrocentos; 1 Rs. 22:6.

- Que todos profetizavam a favor do rei Acabe; 1 Rs. 22:6 e 12.

- Que o mensageiro que fora chamar a Micaías falou a este que falasse como os demais também falavam, ou seja, que o rei iria prevalecer na guerra; 1 Rs. 22:13.

- Que por esse motivo Micaías falou inicialmente que o rei iria prevalecer; 1 Rs. 22:15.

- Que quando o rei Acabe falou a Micaías que este lhe falasse a verdade em nome do Senhor, o profeta então lhe relatou o que o Senhor lhe havia mostrado, ou seja, que o rei Acabe não iria prevalecer; 1 Rs. 22:16 e 17.

- Que, além disso se cumprir, também se cumpriu o que o Senhor havia falado por Elias, a saber, que os cães comeriam os que da família de Acabe morressem na cidade; 1 Rs. 21:24.

- Que por Micaías ter falado o que o Senhor lhe fizera saber, mas que não era favorável ao rei Acabe, este mandou prender a Micaías; 1 Rs. 22:26 e 27.

- Que o profeta estava tão seguro do que falou quando o rei mandou que o prendessem até que o rei voltasse em paz, que o profeta lhe disse que se ele voltasse em paz o Senhor não havia falado por ele; 1 Rs. 22:28.

- Que o profeta Micaías foi também ferido por um dos falsos profetas de Acabe. 1 Rs. 22:24.

- Que na revelação dada ao profeta, este viu o Senhor perguntando quem iria a Acabe para induzi-lo a ir a Ramote de Gileade, para que caísse, e que um espírito se apresentou e disse que iria. E o Senhor lhe perguntou então como isso ele faria, ao que o espírito respondeu que seria um espírito de mentira na boca dos seus profetas. E que o Senhor lhe disse que ele fosse e que ele iria prevalecer. 1 Rs. 19:22.

Com esta última citação encontramos a confirmação de que o Senhor usa até o ímpio para o dia mal. Pv. 16.4.

Por conseguinte, verificamos nessa ocorrência que, apesar de Elias ser profeta e ser usado pelo Senhor para falar a Acabe, e ainda não ter sido retirado da terra, havia outros profetas do Senhor à mesma época, por quem também o Senhor falava. Isso se conclui continuando a leitura no segundo livro de reis, onde relata a atuação de Elias no reino de Israel, durante o reinado do rei Acazias, sucessor de Acabe. Também verificamos que o arrebatamento de Elias não foi segredo que só ele soubesse, veja:

"Sucedeu que, quando o Senhor estava para elevar a Elias num redemoinho ao céu, Elias partiu de Gilgal com Eliseu. E disse Elias a Eliseu: Fica-te aqui, porque o Senhor me enviou a Betel. Porém Eliseu disse: Vive o Senhor, e vive a tua alma, que não te deixarei. E assim foram a Betel. Então os filhos dos profetas que estavam em Betel saíram ao encontro de Eliseu, e lhe disseram: Sabes que o Senhor hoje tomará o teu senhor por sobre a tua cabeça? E ele disse: Também eu bem o sei; calai-vos. E Elias lhe disse: Eliseu, fica-te aqui, porque o Senhor me enviou a Jericó. Porém ele disse: Vive o Senhor, e vive a tua alma, que não te deixarei. E assim foram a Jericó. Então os filhos dos profetas que estavam em Jericó se chegaram a Eliseu, e lhe disseram: Sabes que o Senhor hoje tomará o teu Senhor por sobre a tua cabeça? E ele disse: Também eu bem o sei; calai-vos." 2 Rs. 2:1-5.

Havia, assim, profetas em Betel e Jericó, e o Senhor fizera saber a eles o que aconteceria com Elias, que seria arrebatado por sobre a cabeça de Eliseu.

Donde se infere que não havia linhagem de sagração para o ministério de profeta.

Apesar disso, antes que Elias fosse arrebatado, o Senhor mandou que ele ungisse a Eliseu para sucedê-lo como profeta. Veja:

"Também a Jeú, filho de Ninsi, ungirás rei de Israel; e também a Eliseu, filho de Safate de Abel-Meolá, ungirás profeta em teu lugar. E há de ser que o que escapar da espada de Hazael, matá-lo-á Jeú; e o que escapar da espada de Jeú, matá-lo-á Eliseu." 1 Rs. 19:16 e 17.

Já temos discorrido sobre os profetas, mostrando a atuação tanto dos autênticos, como dos falsos, com vários exemplos bíblicos, tanto nesse aspecto como em outros. Mas como o nosso  objetivo  é  mostrar  como  agem  os  falsos  profetas, vamos continuar a examinar nas escrituras mais recentes o que elas nos dizem sobre tais profetas.
O apóstolo João, chamado o apóstolo do amor, falando da parte do Espírito Santo, diz:

"Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo. Nisto conhecereis o Espírito de Deus: Todo o espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; e todo o espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus; mas este é o espírito do anticristo, do qual já ouvistes que há de vir, e eis que já está no mundo." I Jo. 4:1 e 2.

Já desde aquela época que o anticristo existe, do qual diz o apóstolo que já estava no mundo.

Para sabermos quem é anticristo é preciso primeiramente saber quem é Cristo. E isso parece que todos sabem quem é. Pois já tem sido anunciado em todo mundo que ele é o filho de Deus. Entretanto, o que poucos sabem é que ele não tem apenas o significado de descendente de Deus, ou aquele que foi gerado por Deus. Mas que isso significa filiação com Deus, ou uma filial de Deus. Assim é que Cristo é uma parte de Deus, e tão poderoso quanto o próprio Deus, já que um com Deus.  Assim sendo, Cristo é a pessoa jurídica de Deus, enquanto que Jesus foi a sua representação humana. E, como tal, disse que a carne para nada aproveita. Jo. 6:63. Também que carne e sangue não pode habitar o reino de Deus. Assim, ainda que ele tivesse um corpo de carne e sangue quando habitou entre os homens, esse corpo deixou de existir, bem como deixou estar entre os homens, enquanto que Cristo, que é a palavra de Deus, que já existia desde a eternidade, continua entre os homens através dos seus mandamentos. Por esse motivo diz o Espírito Santo falando por João: “E aquele que guarda os seus mandamentos permanece em Deus e Deus nele. E por isso sabemos que ele permanece em nós e nos tem dado o seu Espírito”. I Jo. 3:24.

Assim sendo, os anticristo são aqueles que negam que Jesus é o Cristo, ou seja, a palavra de Deus, os seus mandamentos, que se fez carne e habitou entre os homens. E disso diz o Espírito falando por João, quando diz:

"No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens. E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam. Houve um homem enviado de Deus, cujo nome era João. Este veio para testemunho, para que testificasse da luz, para que todos cressem por ele. Não era ele a luz, mas para que testificasse da luz. Ali estava a luz verdadeira, que ilumina a todo o homem que vem ao mundo. Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu. Veio para o que era seu, e os seus não o receberam." Jo. 1:1-11.

Sendo Jesus a luz do mundo, como diz João no texto citado, então ele já existia desde o princípio da criação. Pois lá foi dito: “haja luz, e houve luz”. Semelhantemente, sendo ele a vida, como ele afirmou, então ele já existia quando foram criados os seres vivos, conforme consta no livro de Gênesis, onde relata a criação do mundo e dos seres vivos que vieram a existir, tanto na terra como nas águas. E de que nele também haja poder de dar a vida a quem ele quer, está dito nas Escrituras, veja:

"Pois assim como o Pai tem vida em si mesmo, assim também deu ao filho ter vida em si mesmo." Jo. 5:26.

Em outra ocasião disse Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida, e ninguém vai ao Pai a não ser por mim”.

Ora, se ninguém pode ir ao Pai se não for por Ele, e a sua pessoa não mais está aqui, como então podemos ir através dele? Assim, veja:

"Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida." I Jo. 5:12.

"Por isto o Pai me ama, porque dou a minha vida para tornar a tomá-la. Ninguém ma tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou; tenho poder para a dar, e poder para tornar a tomá-la. Este mandamento recebi de meu Pai." Jo. 10:17 e 18.

Mas como ter o Filho? Veja:

"Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem. Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito." Jo. 15:4-7.

A tradução estaria mais correta se a versão tivesse sido feita assim:

“Se vós estiverdes em mim, estando as minhas palavras em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito. Assim ficaria de acordo com a escritura que diz: “Aquele que guarda os seus mandamentos está em Deus e Deus nele.” I Jo. 3:24, p.parte. Porque se para estar em Deus é preciso guardar os seus mandamentos, então não é uma coisa e outra como foi traduzida. Mas se as palavras de Deus estiverem em nós, ou seja se as guardarmos, então Deus estará em nós.

Pessoa física não pode fazer transação de negócios se possui empresa constituída para tal, e que é pessoa jurídica. Jesus, quando neste mundo, evidenciou isso, veja:

Pai, guarda-os em teu nome. . .Jo. 17:11.

Entretanto não há registro de que nome era.

Noutra ocasião ele disse: “Eu e o Pai somos um...” Jo. 10:30.

E o Espírito, falando por João, disse: “Quem tem o Filho tem a vida...” I Jo. 5:12.

Quando Filipe pediu que Jesus lhe mostrasse o Pai, Jesus respondeu:

“Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta. Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai? Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é  quem  faz  as obras. Crede-me que estou no Pai, e o Pai em mim; crede-me, ao menos, por causa das mesmas obras." Jo. 14:8 a 11.

Na oportunidade Jesus disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida; e ninguém vem ao Pai senão por mim”. Jo. 14:6.

Acaso antes de Jesus vir ao mundo não havia caminho para o céu? Certamente que havia, e já àquela época Ele era o caminho, pois já a palavra, ou seja, a Lei existia, veja:

"Mas vós vos desviastes do caminho; a muitos fizestes tropeçar na lei; corrompestes a aliança de Levi, diz o Senhor dos Exércitos. Por isso também eu vos fiz desprezíveis, e indignos diante de todo o povo, visto que não guardastes os meus caminhos, mas fizestes acepção de pessoas na lei." Ml. 2:8 e 9.

Por conseguinte, diz a Escritura:

"Porque o mandamento é a lâmpada, e a lei é a luz; e as repreensões da correção são o caminho da vida." Pv. 6:23.

Portanto, Cristo é a pessoa jurídica em quem devemos crer para ter a vida eterna. Pois a pessoa física deixou de existir na carne, e existe em espírito. E ele disse que as palavras que ele falava eram espírito e vida. E as palavras não eram as parábolas, mas em essência eram os seus mandamentos, ou a sua lei, dos quais dizem as Escrituras que são eternos. Pois ele disse:

"Mas, porque vos digo a verdade, não me credes. Quem dentre vós me convence de pecado? E se vos digo a verdade, por que não credes?" Jo. 8:45 e 46. "A tua justiça é uma justiça eterna, e a tua lei é a verdade." Sl. 119:142. "A minha língua falará da tua palavra, pois todos os teus mandamentos são a justiça." Sl. 119:172.

Assim, voltemos a analisar o texto escrito por João.

"Todo o espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; e todo o espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus; mas este é o espírito do anticristo, do qual já ouvistes que há de vir, e eis que já está no mundo." I Jo. 4:1.

Então quem não confessa que Jesus é o Cristo, ou a palavra de Deus, ou os seus mandamentos, que temporariamente se fez carne, e habitou entre os homens, não é de Deus.

Perguntamos, acaso Deus não habitava no meio do seu povo no passado, antes da vinda de Jesus? E por que o profeta Isaías prenunciando o nascimento de Jesus disse que ele se chamaria Emanuel, que significa Deus conosco?

É suficiente por ora. Caso ainda possa persistir dúvida em alguém quanto ao que expomos, recomendamos criterioso estudo deste tema no trabalho que codificamos e intitulamos “A Lei Perfeita”.

O apóstolo Paulo numa de suas epístolas (cartas doutrinárias), escreveu:

"Acerca dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes. Vós bem sabeis que éreis gentios, levados aos ídolos mudos, conforme éreis guiados. Portanto, vos quero fazer compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus diz: Jesus é anátema, e ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor, senão pelo Espírito Santo." I Co. 12:1-3.

Como vemos nessa declaração do apóstolo, outrora éramos gentios, e nessa condição nós não estávamos em Cristo, mas naquele que opera nos filhos da desobediência. Por conseguinte não podíamos ter o Espírito de Deus. E nem sabíamos quem era Deus. Também ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor senão pelo Espírito Santo. Mas se não conhecem a Cristo, que corresponde aos mandamentos de Deus, então não podem ter o Espírito de Deus. E se não têm o Espírito de Cristo não são de Deus. Rm. 8;9, ú.parte.

Então alguém pode objetar, eu tenho o espírito de Deus porque sou batizado com o dom de línguas, e de profecias, etc.

Isso tem sido razão para confusão entre os evangélicos e indoutos. Pois presumem que por a pessoa ter algum dom concedido pelo Senhor, que por isso ele teria o Espírito Santo. Mas diz o mesmo apóstolo na mesma epístola:

"Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria." I Co. 13:1-3.

Então aquele que fala em línguas e profetiza e tem o dom conhecer mistérios, mas não tem o amor de Deus, que corresponde a observância dos seus mandamentos, nada é. E a concessão feita por Deus relativa aos dons não irá permanecer para sempre, pois diz o mesmo apóstolo:

"O amor nunca acaba; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá." I Co. 13:8.

Assim, apesar de os dons estarem determinados a acabar, a guarda dos mandamentos não. Mas o fato de um homem de qualquer entidade religiosa profetizar ou manifestar outro qualquer dom, isso não lhe dá direitos. Isso é graça de Deus, que é misericordioso e que tem promessas nesse sentido, pois diz a Escritura que o senhor derramaria o seu Espírito sobre toda a carne. Jl. 2:28. Por conseguinte diz o Senhor por Isaías:

"Fui buscado dos que não perguntavam por mim, fui achado daqueles que não me buscavam; a uma nação que não se chamava do meu nome eu disse: Eis-me aqui. Eis-me aqui. Estendi as minhas mãos o dia todo a um povo rebelde, que anda por caminho, que não é bom, após os seus pensamentos; povo que de contínuo me irrita diante da minha face, sacrificando em jardins e queimando incenso sobre altares de tijolos; que habita entre as sepulturas, e passa as noites junto aos lugares secretos; come carne de porco e tem caldo de coisas abomináveis nos seus vasos; que dizem: Fica onde estás, e não te chegues a mim, porque sou mais santo do que tu. Estes são fumaça no meu nariz, um fogo que arde todo o dia." Is. 65:1-5.

Como vimos, Deus tem estendido as suas mãos a um povo rebelde. E como eles se têm como filhos, diz mais o Senhor pelo profeta:

"Ai dos filhos rebeldes, diz o Senhor, que tomam conselho, mas não de mim; e  que  se cobrem, com  uma  cobertura,  mas  não  do  meu  espírito,  para acrescentarem pecado sobre pecado; que descem ao Egito, sem pedirem o meu conselho; para se fortificarem com a força de Faraó, e para confiarem na sombra do Egito. Porque a força de Faraó se vos tornará em vergonha, e a confiança na sombra do Egito em confusão. Porque os seus príncipes já estão em Zoã, e os seus embaixadores já chegaram a Hanes. Todos se envergonharão de um povo que de nada lhes servirá nem de ajuda, nem de proveito, porém de vergonha, e de opróbrio. Peso dos animais do sul. Para a terra de aflição e de angústia (de onde vêm a leoa e o leão, a víbora, e a serpente ardente, voadora) levarão às costas de jumentinhos as suas riquezas, e sobre as corcovas de camelos os seus tesouros, a um povo que de nada lhes aproveitará. Porque o Egito os ajudará em vão, e para nenhum fim; por isso clamei acerca disto: No estarem quietos será a sua força. Vai, pois, agora, escreve isto numa tábua perante eles e registra-o num livro; para que fique até ao último dia, para sempre e perpetuamente. Porque este é um povo rebelde, filhos mentirosos, filhos que não querem ouvir a lei do Senhor. Que dizem aos videntes: Não vejais; e aos profetas: Não profetizeis para nós o que é reto; dizei-nos coisas aprazíveis, e vede para nós enganos." Is. 30:1-10.

Portanto, porque querem ouvir coisas aprazíveis e enganos dos que lhe profetizam, então Deus satisfaz o desejo dos seus corações corrompidos, e engana tanto ao profeta como ao consulente. Nisso muitos são julgados pelas suas próprias palavras, já que dizem “me engana que eu gosto”.

Por conseguinte, todos gostam de ouvir palavras agradáveis, entretanto disse o Senhor:

"O profeta que profetizar de paz, quando se cumprir a palavra desse profeta, será conhecido como aquele a quem o Senhor na verdade enviou." Jr. 28:9.

Isso porque todos os autênticos profetas sempre profetizaram de maus dias, e coisas espantosas que viriam, veja:

"Mas ouve agora esta palavra, que eu falo aos teus ouvidos e aos ouvidos de todo o povo: Os profetas que houve antes de mim e antes de ti, desde a antiguidade, profetizaram contra muitas terras, e contra grandes reinos, acerca de guerra, e de mal, e de peste." Jr. 28:7 e 8.

O que temos visto é que todos ficam muito alegres quando ouvem promessas de prosperidade e de bênçãos, mas contrariados quando o profeta lhes diz coisas que lhes desagradam. Os espíritos que vem sobre os profetas do presente, como o foram sobre os profetas de Jezabel, no reinado de Acabe, mentem através dos profetas que não estão em obediência a Deus, como não estavam aqueles profetas, e que por isso foram usados pelo espírito mau, com a aprovação do próprio Deus.

O apóstolo Paulo, a quem fora atribuído a missão de traduzir para os gentios as escrituras proféticas antigas, diz:

"Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo." Cl. 2:8.

continua na parte II
oliprest
Enviado por oliprest em 23/04/2011
Alterado em 06/12/2017


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr