Textos

A importância dos sinais
Os sinais, desde tempo remotos, têm sido de grande importância para os homens. Aqueles que atentam para eles escapam até da morte. Mas os que os desprezam não se dão bem; e, se continuarem assim, se perderão para sempre.

Os sinais são códigos usados na comunicação, e, também, recursos usados para prevenir acontecimentos próximos e futuros.

A linguagem escrita se vale de sinais gráficos que servem como facilitadores da comunicação, e imprescindíveis nesta e na comunicação audiovisual. Sem esses recursos, nossa gramática estaria na idade da pedra.

Imagine o que seria da civilização sem os sinais de trânsito, usados para controlar o tráfego de pessoas e veículos.

Mas deixemos esses a que estamos acostumados, e que já fazem parte do nosso cotidiano, e falemos de alguns que fogem, ou melhor, a que muitos se furtam de atentarem, e que são de vital importância para os nossos dias.

Vivem os homens atento ao universo e à atmosfera, para não serem apanhados de surpresa.  Procuram através de sinais do tempo prevenir as ocorrências, precavendo-se contra estas. Hoje já fazem parte dos noticiários, e são poucos os que não atentam para isso, e, como conseqüência, são apanhados desprevenidos e se dão mal.

Devido ao avanço da ciência, é possível se prever, com certa antecedência, se amanhã haverá sol, chuva, etc. E até a previsão de acontecimentos num futuro distante, como: eclipses, aparições de cometas, e choques de meteoros, já são fatos corriqueiros.

Esses fatos não são acontecimentos fortuitos, mas determinados pelo criador, em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência. Cl. 2:3.

Assim, desde tempos antigos, usou Deus sinais para avisar, provar e confirmar. Através deles mostrou o Seu poder, como no Egito, ao tempo de Faraó, onde operou sinais e maravilhas para servirem de testemunho a Faraó e aos povos, daquele tempo e de hoje.

Jesus operou, durante o seu ministério neste mundo, sinais e maravilhas como prova da Sua divindade. Ainda assim os cegos que viam, lhe pediram um sinal para provar-lhe, tendo Jesus respondido: “uma geração adúltera e má me pede um sinal. Mas nem um sinal lhes será dado senão o do profeta Jonas. Pois assim como o profeta Jonas passou três noites no ventre do grande peixe, assim o Filho do Homem passará três dias e três noites no seio da terra” Mt. 12:39 e 40.

Muitos dos sinais previstos por Jesus, já se cumpriram ou estão se cumprindo. São eles: fome, guerras, terremotos, pestes, um contra o outro; sinais no sol, na lua, nas estrelas, etc. Esses sinais são globais e visíveis. Entretanto, ao seu povo, Ele deu sinais restritos e particulares; disse: estes sinais hão de acompanhar aos que crerem. Também as profecias são um sinal para o seu povo (os crentes), e a língua estranha um sinal ao incrédulo, como prova da sua autenticidade. I Co. 14:22.

O ministério dos apóstolos era confirmado pelos sinais e maravilhas operados pelo Senhor e em Seu nome. Mas, e hoje, por que não mais estão ocorrendo esses sinais por meio dos discípulos? Acaso cessaram, ou a mão de Deus está encolhida, ou não crêem mais?

Ora, se os sinais acompanhariam aos que cressem, se não ocorrem é porque não estão mais crendo?  Sim, e a tal ponto que nem o que vêem, crêem. Por desventura se cumpre o que diz as Escrituras: “Por ventura quando o Filho do Homem vier achará fé na terra?” Lc. 18:8.

Oli Prestes
Missionário

(093) 99190-6406
oliprest
Enviado por oliprest em 19/05/2011
Alterado em 08/07/2017


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr