Textos

DE BEM COM A VIDA
Essa frase tem sido usada como pergunta e sido usada para medir a satisfação dos filhos dos homens com relação a sua situação momentânea, tanto no aspecto psíquico quanto ao social, familiar, afetivo, etc. Mas aos mesmos a quem ela tem sido dirigida não vejo ou não percebo o questionamento quanto ao aspecto espiritual, nada obstante até formularem quanto ao aspecto religioso.

Assim, falam da vida do ponto de vista material e humano, ou dessa curta existência pela qual passamos neste mundo turbulento. Nesse aspecto acrescentam: você está com saúde? Trabalhando? Estudando? Namorando? E se a resposta é positiva, então dizem: “então tá bom”.
Alguns, com quem encontramos depois de algum tempo sem nos vermos, ao serem perguntados sobre suas situações, costumam dizer: “Tudo bem” e acrescentam: estando com saúde, né?, o resto a gente resolve. Será mesmo?

Ora, quantos estão com vida e com saúde, mas estão prisioneiros! Vida e saúde, ou bem-estar e condição financeira não podem medir uma coisa ainda mais importante: a paz com Deus. E se isso não houver, todas as demais coisas, por mais satisfatórias que possam ser, não deveriam e não podem ser importantes.

E a paz com Deus não se pode obter tão somente exercitando-se formalismo religioso, ou demonstração de agradecimento por aquilo que pensamos estar sendo provido por Deus, julgando que, por essas coisas, estamos sendo amados, ou que isso é demonstração de que Ele se agrada das nossas ações, razão porque nos recompensa, cuja retribuição demonstramos com ações de culto ou pretenso culto a ele.
Ora, quando Jesus disse que ele é a vida ele referia-se não a sua pessoa física, mas, sim a sua pessoa jurídica, que corresponde aos seus mandamentos, que haviam sido concedidos pelo Pai, veja:

“E sei que o seu mandamento é a vida eterna. Portanto, o que eu falo, falo-o como o Pai mo tem dito”. Jo. 12:50.

E isso é ratificado pelo Espírito Santo que inspirou a um apóstolo para escrever:

“Quando Cristo, que é a nossa vida se manifestar. Ou: A nossa vida está escondida com Cristo”. Cl. 3:3 e 4.

A promessa da vida eterna é feita para os que perseverando em fazer o bem, buscam glória, incorrupção e santificação. Rm. 2:7.

Mas “o bem” não são as boas ações que podemos e devemos fazer para o nosso próximo, mas o cumprimento da lei de Deus, a qual também é nomeada de “A paz de Deus”.

Assim, se estivermos cumprindo os seus mandamentos, temos “A paz de Deus”, estamos em paz com Deus, temos a vida, estando de bem com ela. Pois a vida é a luz, e a luz é a lei, veja:

“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens. E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam”. Jo. 1:1-5.  

“Porque o mandamento é a lâmpada, e a lei é a luz; e as repreensões da correção são o caminho da vida”. Pv. 6:23.

Mas muitos não se chegam para a luz para que as suas obras não sejam manifestas, já que estão sendo feitas em trevas, ou seja, sem estarem de acordo com os mandamentos de Deus.

Entre na aliança de Deus, apoderando-se da vida eterna, que é o bem maior. Prove o seu amor para com Deus, guardando os seus mandamentos, e fique “DE BEM COM A VIDA”.

Oli Prestes
Missionário
oliprest
Enviado por oliprest em 21/05/2011
Alterado em 29/02/2020


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr