Textos

BUSCAI A DEUS ENQUANTO É TEMPO!

Conforme Deus tem nos falado, este é o tempo penoso revelado ao apóstolo Paulo, em que os homens seriam amantes de si mesmos, gananciosos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a seus pais, ingratos, ímpios, sem afeição natural, implacáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando-lhe o poder. II Tm. 3:1 a 5.

Nada obstante de a muito ter existido homossexuais, hoje os que isso praticam assumem de maneira desavergonhada suas condições, e são escandalosos, tendo perdido a vergonha que outrora havia por contrariarem os princípios naturais determinados pelo criador quando fez a criatura humana. Por conseguinte, mesmo aqueles que isso reprovam, estão em pé de igualdade devido também serem ou estarem nas outras condições reveladas ao apóstolo, as quais explicaremos a seguir.

Ganancioso – Que vive buscando ganhos, lucros, renda financeira; querendo juntar em depósito, como se isso fosse garantir o seu bem estar presente e futuro. Nessa ambição, subtraem de quem podem, fazendo violência aos homens e a Deus, quando subtraem o que lhes são devido, seja dízimos, seja salário, seja imposto. Não conhecem ou não se importam com o que já disse o criador por um profeta: “Ai daquele que ajunta o que não é seu, até quando? Ai daqueles que nas suas camas intentam a iniqüidade, e maquinam o mal; à luz da alva o praticam, porque está no poder da sua mão! E cobiçam campos, e roubam-nos, cobiçam casas, e arrebatam-nas; assim fazem violência a um homem e à sua casa, a uma pessoa e à sua herança. Portanto, assim diz o Senhor: Eis que projeto um mal contra esta família, do qual não tirareis os vossos pescoços, e não andareis tão altivos, porque o tempo será mau.” Mq. 2:1-3.

“Ai daquele que ajunta casa à casa, campo à campo, até ficar como único morador do mundo! Is. 5:8.  Ai daquele que edifica a sua casa com injustiça, e os seus aposentos sem direito, que se serve do serviço do seu próximo sem remunerá-lo, e não lhe dá o salário do seu trabalho.” Jr. 22:13.

Pensam que fazendo isso escaparão no dia da angústia? Enganam-se! Deus não dorme e é vingador dessas coisas, e irá retribuir a cada um segundo as suas obras.

Presunçoso – Que presume; também vaidoso, orgulhoso. Mesmo aqueles que não detêm poder material nem intelectual, se orgulham por nada serem. Não atentam para uma instrução do Senhor, que diz: “Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o Senhor pede de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a benignidade, e andes humildemente com o teu Deus?” Mq. 6:8. Até aqueles que se dizem escolhidos e cidadãos dos céus, estão nessa  condição. Por isso diz Deus por um profeta: “Porque as filhas de Sião andam de pescoço emproado e são altivas, eis que eu farei tinhosa a cabeça das filhas de Sião.” Is. 3:16.

Soberbos – Que é mais alto ou está mais elevado que outro. Orgulhoso ao extremo, arrogante, altivo, presunçoso, sobranceiro.

Sem afeição natural – Sem afeto, sem amizade, sem amor. Nestes tempos isto parece uma tendência geral entre os filhos dos homens. Afeto natural, amizade natural e amor natural eram normais, e quem assim não procedesse era considerado mau, grosseiro, rude, etc. Hoje quem ainda possui essas coisas, ou seja, quem é afetuoso, amigável, e amoroso, poder ser considerado fraco e bobo. Sua prática atende obrigatoriamente a conveniência de uma sociedade hipócrita, em que tudo segue padrões de comportamento para parecer o que não é, e em que a insinceridade tomou o lugar da sinceridade; a hipocrisia a muito se instalou na fala dos homens, e mesmo nas religiões. O amor natural do qual os pais eram possuidores, esmaece; cresce a violência, a intolerância e o ódio entre pais e filhos. Mesmo aqueles que foram criados com amor natural, recompensam aos seus progenitores com ingratidão.

Implacável – Que não se pode aplacar ou abrandar. A brandura de alguns que porventura ainda a possuem é censurada e tomada como fraqueza. Insensibilidade é o que prevalece nestes dias. Os homens mesmos se rotulam de animais, o que é aceito como símbolo de “garra” e determinação.

Caluniador – Que calunia, que difama fazendo acusações falsas. A calúnia é tida como crime no código de processo civil brasileiro, e, como tal, passível de apenação para quem incorrer em tal delito. Também é transgressão segundo a lei divina, que diz: “Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.” Também outra escritura diz: “não divulgarás boato falso entre os filhos do teu povo; e não andarás como mexeriqueiro no meio do teu povo.” Mas o que hoje se vê é precipitação na divulgação de notícias, com o pretenso argumento de bem informar e fazer “furo de reportagem”. Assim, difamam e destroem pessoas e seus conceitos, arruinando-os.

Incontinentes – O mesmo que sensuais. Isso é tido como virtude e tem sido muito valorizado nestes dias. A mídia, principalmente o meio televisivo, tem chegado a um nível extremo de publicar cenas de erotismo de forma dissimulada, como o quadro que era apresentado no programa do “Gugu”, no SBT, “pega do sabonete”. Uma mulher e um homem com minúsculos trajes, numa banheira, em pleno palco, competindo no corpo a corpo para pegar um sabonete colocado dentro da banheira. E o dono dessa emissora é tido como respeitável empresário; de origem judáica; possuidor de uma família evangélica. Mas não só tolera coisas desse tipo em sua emissora de televisão, como é malicioso e malidicente. É só observar os quadros apresentados por ele mesmo nos seus programas, inclusive no “show do milhão”. Neste, em certa ocasião, quando uma donzela participava como concorrente ao prêmio lá proposto, numa pergunta que envolvia uma peça de “dado” (peça de jogo), ele lhe perguntou se ela “tinha dado”. Como sabemos essa pergunta expressa um pensamento malicioso, e, portanto, sua pergunta possuía duplo sentido.

Cruéis – Embora de a muito existir homens maus, a previsão para este tempo é de que eles seriam cruéis. Literalmente é: Que se compraz em fazer mal, em atormentar ou prejudicar; cruento: indivíduo cruel. Também duro, insensível, desumano; homem de natureza cruel. Severo, rigoroso, tirano. Que denota crueldade. Pungente, doloroso. Um exemplo de crueldade está registrado na Sagrada Escritura, e envolveu o próprio Jesus e a sua morte. Além de ele ter sido morto com morte de cruz, ser exposto a execração pública, nada obstante ele não ter pecado e ter sido bom e feito bem aos homens, também lhe deram a beber vinagre e uma mistura de bebida alucinógena, além de lhe terem furado o lado e o terem coroado com uma coroa de espinhos. Isso tudo fora feito pelos soldados romanos com a conivência dos judeus, para quem Jesus veio e os quais não o receberam. E hoje os que são romanos por pertencerem à religião que leva esse nome, também são assim, bem como os que são judeus religiosos, como o eram aqueles. Não se satisfazem em aplicar as suas injustas leis, mas agem aplicando também a lei do cão. Assim é que os policiais submetem à tortura os presos, a ponto de estes não suportarem-nas, e isso sem razões ou motivos aparentes. Até bebês têm sido seviciados por seus pais, e levados à morte por maus tratos. Quem isso faz não tem conhecimento de Deus, mas jaz no maligno, como de resto o mundo também.
Inimigos do bem – Segundo as Sagradas Escrituras, o bem é um adjetivo da lei de Deus, e o mal é o pecado. Assim, muitos se têm feito inimigos da lei de Deus, e, por conseguinte, inimigos de Deus, já que a sua lei é como ele mesmo, representa-o, pelo que diz a Escritura que não conhece a Deus quem não guarda os seus mandamentos.
Traidores – É outra fraqueza de quem está no maligno, os quais sentem prazer nas coisas más, como a traição, de cuja ação Jesus não escapou, e que vitimou o seu discípulo Judas. Devido ser cobiçoso e ladrão, não perdeu a oportunidade de vender o seu mestre por trinta moedas de prata. Nada obstante todos odiarem a traição, muitos a praticam, e justificam suas ações. Ela é sempre dolorosa, principalmente quando praticada por alguém a quem se ama. Para este tempo foi previsto por Daniel que os homens trair-se-iam uns aos outros.

Atrevidos – Que se atrevem, afoitos. Insolentes, grosseiros, petulantes. Está previsto por um profeta que o pequeno se atreveria contra o grande, e o vil contra o nobre. É de surpreender o que hoje acontece neste aspecto. Os movimentos reivindicativos estão cheios de pessoas assim; que fecham estradas, fazem barricadas, invadem propriedades e prédios públicos e privados; fazem reféns, enfrentam a polícia, depredam, incendeiam, etc. E as autoridades estão ficando impotentes diante dessa onda que cresce dia a dia, além do que algumas estão sendo coniventes com tais atitudes.

Orgulhosos -  Apesar de presunçoso ser também orgulhoso, e já termos feito menção deste, a Escritura destaca esta má caraterística dos homens desta época. E é crescente a manifestação disso. Os homens se orgulham de tudo, de ser e de não ser. E até há incentivos nesse aspecto. A começar pelo patriotismo, que é tido como virtude. Cada um busca destacar uma ou mais qualidades para fazer que seus concidadãos sintam orgulho por isso. Seja em esportes, seja em ciências, seja em belezas naturais, etc.

Mais amigos dos deleites, do que amigos de Deus – Os homens, e até os religiosos e evangélicos, não abrem mão de irem a estádios, de praticarem esportes, de beberem, e até de praticarem sexo ilícito; não se sujeitam a Deus, e não buscam agradá-lo ou não se informam sobre sua vontade e determinações. Se guiam por vista, se comparam com outros, se medem por si mesmos e não por Cristo; não querem deixar o mundo com suas fantasias, nem suas amizades falsas para tornarem-se em amigos de Deus. Não obstante as Escrituras dizerem: ”Não ameis o mundo nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo o amor do pai não está nele”. I Jo. 2:15.

Pelo profeta Miquéias Deus havia previsto estes tempos, veja:

“Já pereceu da terra o homem piedoso, e não há entre os homens um que seja justo; todos armam ciladas para sangue; cada um caça a seu irmão com a rede, as suas mãos fazem diligentemente o mal; assim demanda o príncipe, e o juiz julga pela recompensa, e o grande fala da corrupção da sua alma, e assim todos eles tecem o mal. O melhor deles é como um espinho; o mais reto é pior do que a sebe de espinhos; veio o dia dos teus vigias, veio o dia da tua punição; agora será a sua confusão. Não creiais no amigo, nem confieis no vosso guia; daquela que repousa no teu seio, guarda as portas da tua boca. Porque o filho despreza ao pai, a filha se levanta contra sua mãe, a nora contra sua sogra, os inimigos do homem são os da sua própria casa.” Mq. 7:2-6.

Apesar disso tudo, e por isso também, diz Deus por um profeta:

“Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao Senhor, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar. Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos. Porque, assim como desce a chuva e a neve dos céus, e para lá não tornam, mas regam a terra, e a fazem produzir, e brotar, e dar semente ao semeador, e pão ao que come, assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei.” Is. 55:6-11. E mais:

“Ainda assim, agora mesmo diz o Senhor: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, e com choro, e com pranto. E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao Senhor vosso Deus; porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal.” Jl. 2:12 e 13.

“Tocai a trombeta em Sião, santificai um jejum, convocai uma assembléia solene. Congregai o povo, santificai a congregação, ajuntai os anciãos, congregai as crianças, e os que mamam; saia o noivo da sua recâmara, e a noiva do seu aposento. Chorem os sacerdotes, ministros do Senhor, entre o alpendre e o altar, e digam: Poupa a teu povo, ó Senhor, e não entregues a tua herança ao opróbrio, para que os gentios o dominem; porque diriam entre os povos: Onde está o seu Deus?” Jl. 2:15-17.

“Buscai ao Senhor, vós todos os mansos da terra, que tendes posto por obra o seu juízo; buscai a justiça, buscai a mansidão; pode ser que sejais escondidos no dia da ira do Senhor.” Sf 2:3.

                                                        SP. 10/11/2001
oliprest
Enviado por oliprest em 29/05/2011


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr