Textos

A JUSTA OPERAÇÃO DE CADA PARTE
         Em todo sistema cada parte tema sua função, e a correta operação de cada parte resulta no seu correto funcionamento. O defeito ou erro em alguma parte pode impedir o funcionamento de todo sistema.

         Jesus fez-nos parte do Seu corpo. E particularmente membros uns dos outros. Assim, a justa operação de cada parte, através das suas juntas e ligaduras, resulta no crescimento do corpo de Cristo, a sua igreja, para glória de Deus Pai.

Assim, nos diz as Escrituras: “Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros tem a mesma função, assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros”. Rm. 12:4-5.

         E as funções desses membros tem que ser de acordo com a medida da fé de cada um.

         “Se é profecia, seja ela segundo a medida da fé; se é ministrar, seja em ministrar; se é ensinar haja dedicação ao ensino; ou o que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com cuidado; o que exercita misericórdia, com alegria.” Rm. 11:6-7.

         “E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores.” Ef. 4:11.

         Não pode haver escusas ou omissões. Caso isso ocorra, o resultado será a frustração na obtenção do objetivo para o qual o corpo foi constituído, qual seja: “o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo.” Ef. 4:12.

         “Porque, assim como o corpo é um e tem  muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo assim é Cristo também.” I Co. 12:12-30.

         Jesus é a cabeça desse corpo e opera, segundo a sua vontade, tanto o querer como o efetuar. Fl. 2:13.

         E essa operação tem que ser sem murmurações nem contendas. Fl. 2:14. “Pois somos um só corpo em Cristo.” Rm. 11:5.

         Como vemos, a metáfora inspirada ao apóstolo Paulo foi apropriada.

         “Pois todos nós fomos batizados em um Espírito formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito. Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos. Se o pé disser: Porque não sou mão, não sou do corpo; não será por isso do corpo? E se a orelha disser: Porque não sou olho não sou do corpo; não será por isso do corpo? Se todo o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo fosse ouvido, onde estaria o olfato? Mas agora Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis. E, se todos fossem um só membro, onde estaria o  corpo? Agora pois há muitos membros, mas um corpo. E o olho não pode dizer à mão: Não tenho necessidade de ti; nem ainda a cabeça aos pés: Não tenho necessidade de vós. Antes, os membros do corpo que parecem serem os mais fracos são necessários. E os que reputamos serem menos honrosos no corpo, a esses honramos muito mais; e aos que em nós são menos decorosos damos muito mais honra. Porque os que em nós são mais honestos não têm necessidade disso, mas Deus assim formou o corpo, dando muito mais honra ao que tinha falta dela; para que não haja divisão no corpo, mas antes tenham os membros igual cuidado uns dos outros. De maneira que, se um membro padece, todos os membros padecem com ele; e, se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele. Ora vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular. E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro doutores, depois milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas. Porventura são todos apóstolos? São todos profetas? São todos doutores? São todos operadores de milagres? Têm todos o dom de curar? Falam todos diversas línguas? Interpretam todos?” I Co. 12:13-30.

         Considere que: a cabeça comanda o corpo, e que um membro depende do outro. O pé não pode ir sem que a cabeça ordene, mas a mão não vai a lugar nenhum sem o pé. E cada um dos membros tem seu paralelo correspondente no corpo, a igreja. Por exemplo: o olho é o vidente, assim chamado no passado o profeta, Is. 29:10; o pé, o evangelista, Is. 52:7; que não pode ir sem a mão, que contribui. “Porque quem jamais vai à guerra à sua própria custas?”  I Co. 9:7.

         Como vimos, o corpo tem que estar integrado. “Pois um é o que planta, outro o que rega, mas Deus é quem dá o crescimento.” “E se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os edificadores” (os doutrinadores). Sl. 127:1.
oliprest
Enviado por oliprest em 02/06/2011
Alterado em 05/08/2016
Áudios Relacionados:


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr