OPÇÃO PELA VIDA
Nesta vida temos liberdade de escolha e podemos optar por seguir o caminho que nos convém. Mas nem sempre fazemos uma boa escolha nem optamos pelo melhor caminho não por má intenção, e sim devido não saber o final deles. Assim, há quem opte por seguir o caminho dos prazeres, julgando que aquilo que causa prazer é o que também propicia felicidade, e não saber que “quem ama o prazer empobrece”, segundo o grande sábio Salomão. E ainda que diga que Deus está no comando de tudo, inclusive da sua vida, opta inadvertidamente pela morte.
Uma pessoa me contou que o seu cônjuge sofria de diabetes e o médico que o assistiu fez-lhe algumas restrições alimentar. E quando ela ia se alimentar e era lembrada de que não devia exceder em algum alimento, dizia: “pode por”. Tal pessoa era evangélica e ancião de uma igreja. E o resultado da sua imoderação foi o seu óbito. Talvez ela pensasse que pelo fato de ser um dos principais do rebanho e por estar numa igreja que julgava ser a escolhida, também podia exceder o limite e mesmo assim seria poupado por aquele a quem tinha como Deus.
O próprio Salomão, o terceiro rei do povo de Israel, foi vítima de um julgamento equivocado. Pois Deus, que o escolheu para reinar sobre o seu povo, já havia dado instruções sobre o comportamento do rei que viesse a reinar sobre o seu povo, e disse:
“Quando entrares na terra que te dá o Senhor teu Deus, e a possuíres, e nela habitares, e disseres: Porei sobre mim um rei, assim como têm todas as nações que estão em redor de mim; porás certamente sobre ti como rei aquele que escolher o Senhor teu Deus; dentre teus irmãos porás rei sobre ti; não poderás pôr homem estranho sobre ti, que não seja de teus irmãos. Porém ele não multiplicará para si cavalos, nem fará voltar o povo ao Egito para multiplicar cavalos; pois o Senhor vos tem dito: Nunca mais voltareis por este caminho.
Tampouco para si multiplicará mulheres, para que o seu coração não se desvie; nem prata nem ouro multiplicará muito para si. Será também que, quando se assentar sobre o trono do seu reino, então escreverá para si num livro, um traslado desta lei, do original que está diante dos sacerdotes levitas. E o terá consigo, e nele lerá todos os dias da sua vida, para que aprenda a temer ao Senhor seu Deus, para guardar todas as palavras desta lei, e estes estatutos, para cumpri-los; para que o seu coração não se levante sobre os seus irmãos, e não se aparte do mandamento, nem para a direita nem para a esquerda; para que prolongue os seus dias no seu reino, ele e seus filhos no meio de Israel.” Dt. 17:14 a 20.
Mas veja o que fez Salomão:
“Tinha também Salomão quatro mil estrebarias de cavalos para os seus carros, e doze mil cavaleiros.” I Reis 11.1.
“Também ajuntou Salomão carros e cavaleiros, de sorte que tinha mil e quatrocentos carros e doze mil cavaleiros; e os levou às cidades dos carros, e junto ao rei em Jerusalém.” I Reis 10:26
“E Salomão ajuntou carros e cavaleiros, e teve mil e quatrocentos carros, e doze mil cavaleiros; os quais pôs nas cidades dos carros, e junto ao rei em Jerusalém.” II Crônicas 1.14.
“Teve também Salomão quatro mil estrebarias para os cavalos de seus carros, e doze mil cavaleiros; e colocou-os nas cidades dos carros, e junto ao rei em Jerusalém.” II Crônicas 9.25.
“E o rei Salomão amou muitas mulheres estrangeiras, além da filha de Faraó: moabitas, amonitas, edomitas, sidônias e hetéias.” I Reis 11.1.
E segundo declaração dele próprio, veja:
“Amontoei também para mim prata e ouro, e tesouros dos reis e das províncias; provi-me de cantores e cantoras, e das delícias dos filhos dos homens; e de instrumentos de música de toda a espécie.” Eclesiastes 2.8.
O texto em negrito “e das delícias dos filhos dos homens” é uma alusão a concubinas ou amantes, a quem Salomão teve e amou.
E para que alguém não pense que presumimos, vamos mostrar o texto no qual é reprovado o comportamento de Salomão:
“Vi também naqueles dias judeus que tinham casado com mulheres asdoditas, amonitas e moabitas. E seus filhos falavam meio asdodita, e não podiam falar judaico, senão segundo a língua de cada povo. E contendi com eles, e os amaldiçoei e espanquei alguns deles, e lhes arranquei os cabelos, e os fiz jurar por Deus, dizendo: Não dareis mais vossas filhas a seus filhos, e não tomareis mais suas filhas, nem para vossos filhos nem para vós mesmos. Porventura não pecou nisto Salomão, rei de Israel, não havendo entre muitas nações rei semelhante a ele, e sendo ele amado de seu Deus, e pondo-o Deus rei sobre todo o Israel? E contudo as mulheres estrangeiras o fizeram pecar”. Neemias 13:23 a 26.
Diz o apóstolo Paulo:
“Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis”. Romanos 8.13.
E que obras seriam essas? Veja:
“Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus”. Gálatas 5.19 a 21.
Porque por Moisés havia Deus sugerido que o seu povo fizesse opção, veja:
“Vês aqui, hoje te tenho proposto a vida a morte, o bem e o mal; porquanto te ordeno hoje que ames ao Senhor teu Deus, que andes nos seus caminhos, e que guardes os seus mandamentos, e os seus estatutos, e os seus juízos, para que vivas, e te multipliques, e o Senhor teu Deus te abençoe na terra a qual entras a possuir. Porém se o teu coração se desviar, e não quiseres dar ouvidos, e fores seduzido para te inclinares a outros deuses, e os servires, então eu vos declaro hoje que, certamente, perecereis; não prolongareis os dias na terra a que vais, passando o Jordão, para que, entrando nela, a possuas; os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência, amando ao Senhor teu Deus, dando ouvidos à sua voz, e achegando-te a ele; pois ele é a tua vida, e o prolongamento dos teus dias; para que fiques na terra que o Senhor jurou a teus pais, a Abraão, a Isaque, e a Jacó, que lhes havia de dar”. Dt. 30:15 a 20.
Mas, como estava previsto, os humanos seriam mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, veja:
“Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos (homossexuais), avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus.” II Timóteo 3:1 a 4.
Uma prova disso é que, qualquer coisa que divirta colocado na rede tem milhares de acesso, enquanto que uma advertência como esta, que é opção pela vida, não. Ainda assim, concitamos-lhe a fazer a sua opção. Opte pela vida. Embora Jesus tenha dito que ele é a vida, veja a que estava ele referindo-se:
“E sei que os teus mandamentos são a vida” Jo. 12:50.
Então quando Ele falou que Ele é a vida, estava referindo-se a Ele como pessoa jurídica, a palavra, e não a sua pessoa física. Então opta pela palavra, a lei de Deus, a qual é poderosa para salvar a sua vida.
Mao, 13/08/2011.
Por Oli Prestes
oliprest
Enviado por oliprest em 13/08/2011
Alterado em 08/10/2011