Textos

OBTENDO O MÁXIMO COM O MÍNIMO
Algumas vezes é possível se obter uma coisa valiosa com muito pouco esforço ou dispendendo uma  pequena quantia. É o caso de pessoas que ganham vultosas importâncias em jogos, pagando apenas o mínimo necessário para participar do sorteio. Ou o caso de alguém ser premiado com elevada soma apenas respondendo questões que lhe são formuladas em programas de TV. Mas houve quem tenha recebido até a promessa de vida eterna apenas por ter falado algumas palavras.

Quando Jesus estava sendo crucificado, junto com ele estavam dois malfeitores que haviam sido condenados por seus maus comportamentos. Um deles, talvez por não saber quem era Jesus ou julgando por si mesmo, como bom julgador, disse-lhe: “Se tu és o Cristo, salva-te a ti mesmo, e a nós. Lc. 23:39.  “Respondendo, porém, o outro, repreendia-o, dizendo: Tu nem ainda temes a Deus, estando na mesma condenação? E nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o que os nossos feitos mereciam; mas este justo nenhum mal fez.” Vv. 40 e 41. A seguir a isso disse o malfeitor que exortou ao outro: “Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino.” V. 42. Ao que Jesus lhe disse:” Em verdade te digo hoje: estarás comigo no Paraíso.” V. 43.

Um episódio muito interessante. Aquelas pessoas estavam numa situação de muito sofrimento, com os seus corpos pendurados por pregos fixados em suas mãos e pés, mas ainda tiveram um momento de diálogo entre si. Um vociferando sua amargura e com o coração impenitente, o outro pesaroso e reconhecendo a sua culpa e miséria. E este além de ter servido de advogado para Jesus, ainda o reconheceu como “justo”, resultando disso a promessa de Jesus para ele. E isso porque Jesus havia dito que “Quem receber um profeta na qualidade de profeta, receberá galardão de profeta; e o que receber um justo na qualidade de justo, receberá galardão de justo.” Mt. 10:41. Assim, como ele “o bom ladrão” teve a Jesus como justo, receberá o galardão de justo, a vida eterna.

Por tão pouco receberá o prêmio máximo, a vida eterna, prometida apenas para os que amam a Deus, ou seja, aos que observam os seus mandamentos.

Jesus também falou: “Porquanto, qualquer que vos der a beber um copo de água em meu nome, porque sois discípulos de Cristo, em verdade vos digo que não perderá o seu galardão.” Mr. 9.41.
Assim, penso que muitos terão recompensa semelhante ao do “bom ladrão”, devido a sua atitude para com os discípulos de Jesus, mesmo hoje.

Mas alguns pretensiosos querem que Deus lhes recompensem dando-lhes o máximo embora deem a Ele o mínimo. Esses que foram instruídos pela palavra de Deus e que conhecem as escrituras, sonegam o que é devido a Deus, os dízimos e as ofertas, e ainda assim, porque fazem pequenas coisas a alguns que eles pensam ser discípulos ou até mesmo ao seu próximo, pensam que tem direitos ao máximo do que Deus promete aos justos, os quais eles não são porque são mesquinhos e usurários.

Deus não é injusto, e por isso retribuirá a cada um segundo as suas obras. Além do que a quem mais é dado mais lhe será exigido. Muitos sem pretensão receberão grande galardão pelo mínimo que fizeram, outros terão como recompensa o fogo eterno, já que muito receberam mas pouco devolveram ao dono de tudo.
oliprest
Enviado por oliprest em 08/11/2011


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr