Textos

PASTORES E IMPOSTORES
Porque Deus considera os homens como animais, ele também nomeia os líderes do seu povo de pastores, tanto os de ovelhas como os de bodes. Entretanto Ele também nomeia de falsos pastores aqueles que não foram constituídos por Ele, como aqueles que se desviaram da missão dada por Deus. Então aqueles que não foram comissionados por Ele são impostores. Vejamos quem são eles.

Embora muitos animais possam ser guiados e apascentados por humanos, existem animais cujos guias são nomeados de pastores, como o gado vacum, caprinos e ovinos. Entretanto existe uma diferença entre o pastor de gado vacum e os pastores de ovelhas e bodes. Pois, destes, os pastores vão na frente do rebanho, enquanto que daquele vai atrás.

O próprio Senhor Jesus se nomeia de pastor, o bom pastor, e diz que Ele conhece as suas ovelhas e que delas é conhecido.  Jo. 10:14. E isso tem profundidade, já que conhecer a Deus implica obrigatoriamente em observar os seus mandamentos, conforme I Jo. 2:3, resultando disso o conhecimento de Deus por parte da ovelha, conforme Gl. 4:9, p.parte. Veja:

“Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido.” Jo. 10:14.  “Mas agora, conhecendo a Deus, ou, antes, sendo conhecidos por Deus.” Gl 4:9. P.parte.

E já que Jesus se nomeia de “o bom pastor”, se faz mister que saibamos quem não é bom nesse aspecto. Vejamos:

“Filho do homem, profetiza contra os pastores de Israel; profetiza, e dize aos pastores: Assim diz o Senhor DEUS: Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos! Não devem os pastores apascentar as ovelhas? Comeis a gordura, e vos vestis da lã; matais o cevado; mas não apascentais as ovelhas. As fracas não fortalecestes, e a doente não curastes, e a quebrada não ligastes, e a desgarrada não tornastes a trazer, e a perdida não buscastes; mas dominais sobre elas com rigor e dureza. Assim se espalharam, por não haver pastor, e tornaram-se pasto para todas as feras do campo, porquanto se espalharam. As minhas ovelhas andaram desgarradas por todos os montes, e por todo o alto outeiro; sim, as minhas ovelhas andaram espalhadas por toda a face da terra, sem haver quem perguntasse por elas, nem quem as buscasse. Portanto, ó pastores, ouvi a palavra do SENHOR: Vivo eu, diz o Senhor DEUS, que, porquanto as minhas ovelhas foram entregues à rapina, e as minhas ovelhas vieram a servir de pasto a todas as feras do campo, por falta de pastor, e os meus pastores não procuraram as minhas ovelhas; e os pastores apascentaram a si mesmos, e não apascentaram as minhas ovelhas; portanto, ó pastores, ouvi a palavra do SENHOR: Assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu estou contra os pastores; das suas mãos demandarei as minhas ovelhas, e eles deixarão de apascentar as ovelhas; os pastores não se apascentarão mais a si mesmos; e livrarei as minhas ovelhas da sua boca, e não lhes servirão mais de pasto.” Ez.34:2 a 10.

E mais:

“Contra os pastores se acendeu a minha ira, e castigarei os bodes; mas o SENHOR dos Exércitos visitará o seu rebanho, a casa de Judá, e os fará como o seu majestoso cavalo na peleja. Voz de uivo dos pastores! porque a sua glória é destruída; voz de bramido dos filhos de leões, porque foi destruída a soberba do Jordão. Cujos possuidores as matam, e não se têm por culpados; e cujos vendedores dizem: Louvado seja o SENHOR, porque tenho enriquecido; e os seus pastores não têm piedade delas. E destruí os três pastores num mês; porque a minha alma se impacientou deles, e também a alma deles se enfastiou de mim. Zc. 10:3, 5 e 8.

Esse texto tem algumas coisas que é necessário destacar, a saber:
“Contra os pastores se acendeu a minha ira, e castigarei os bodes.”
“Mas o SENHOR dos Exércitos visitará o seu rebanho, a casa de Judá”
“Voz de uivo dos pastores! porque a sua glória é destruída; voz de bramido dos filhos de leões, porque foi destruída a soberba do Jordão. Cujos possuidores as matam, e não se têm por culpados; e cujos vendedores dizem: Louvado seja o SENHOR, porque tenho enriquecido; e os seus pastores não têm piedade delas.”

Portanto, há os pastores de bodes, pastores de ovelhas e os de filhos de leões.

E já que Deus compara os homens com animais, vejamos porque ou quais as características deles para assim serem considerados.

Ovelha: Animal limpo segundo a lei de classificação dos animais dada por Deus a Moisés. Tem a unha fendida, remói e é herbívoro.
Normalmente come ervas tenras. É de natureza dócil. Quando vai a tosquia não bali (balido é a onomatopeia desse animal). A ovelha reproduz dando origem a outras ovelhas, cordeiros e carneiros.

Bode: Animal limpo segundo a mesma classificação acima. Tem também a unha fendida, é herbívoro e remói. Mas é menos seletivo que os ovinos, chegando a comer até roupa. Também é animal não dócil e muito irrequieto. Dá origem a cabritos, cabras e bodes.

Sobre eles, as ovelhas e os bodes, disse Jesus:

“E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória; e todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas; e porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda. Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me. Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber? E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos? E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te? E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes. Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos; porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber; sendo estrangeiro, não me recolhestes; estando nu, não me vestistes; e enfermo, e na prisão, não me visitastes. Então eles também lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou estrangeiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos? Então lhes responderá, dizendo: Em verdade vos digo que, quando a um destes pequeninos o não fizestes, não o fizestes a mim. E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna.” Mt. 25:31-45.

Vamos pormenorizar os detalhes dos bodes. Para isso vamos citar outro texto de Jesus, e relativo a seleção por ocasião da sua vinda:

“Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade.” Mt. 7:22 e 23.

Vejamos quem pode ser enquadrado nessas características:

Esses rejeitados irão alegar que profetizaram no nome do Senhor. Quem é o Senhor, senão Jesus? Também dirão que expulsaram demônios e fizeram maravilhas no mesmo nome. Mas o Senhor lhes dirá abertamente que nunca os conheceu, e que os tais eram praticantes da iniquidade.

Para saber porque o Senhor nunca os conheceu é preciso saber como somos conhecidos de Deus. E para isso é necessário voltar ao texto referendado no início deste artigo, relativo a I Jo. 2:3 e Gl. 4:9.
Então esses serão os que não eram observadores dos mandamentos de Deus.

Há quem diga que esses serão os que se desviaram das igrejas evangélicas, deixando de ser seus membros. Mas o texto é bem enfático: “nunca vos conheci”. Portanto são os que nunca guardaram os mandamentos de Deus, embora tenham crido e operado no nome do Senhor, além de ter profetizado, do que se conclui que pertenceram a igrejas que criam no dom de profecia. Também expulsaram demônios no nome do Senhor. E essa é outra característica das igrejas chamadas de pentecostais. Essas usam o nome do Senhor para fazer prodigios, mas não observam os seus mandamentos, notadamente a guarda do sábado.

A terceira classe é dos filhos dos leões.

O Senhor, falando pelo profeta Zacarias, diz: “Voz de uivo dos pastores! porque a sua glória é destruída; voz de bramido dos filhos de leões, porque foi destruída a soberba do Jordão. Cujos possuidores as matam, e não se têm por culpados; e cujos vendedores dizem: Louvado seja o SENHOR, porque tenho enriquecido; e os seus pastores não têm piedade delas.”

Bem, quem era a soberba do Jordão? A cidade que estava dalém do Jordão era Jericó. Cuja foi destruída pelo Senhor, o qual mandou a Josué circunda-la uma vez a cada dia da semana, e, no sétimo, sete vezes. Era povo gentio, ou seja, não pertencia ao povo de Deus. Hoje corresponde aos povos gentios não evangélicos. Também aqueles que não creem no nome do Senhor, como algumas seitas.

Mas um pastor só pode assim ser considerado se ele tiver sido comissionado por outro pastor ou pelo próprio Senhor. E, nesse caso, temos como exemplificação o apóstolo Paulo que foi nomeado como pastor depois de ter sido nomeado de apóstolo pelo próprio Senhor.

Entretanto vemos que hoje muitos se têm nomeados a si próprios, se impondo como pastores sobre rebanhos tirados do meio de outros e formado por eles mesmos. Porque vêm que é negócio rentável, que dá possibilidade de enriquecer com relativa facilidade.

O texto já citado diz: “Cujos possuidores as matam, e não se têm por culpados; e cujos vendedores dizem: Louvado seja o SENHOR, porque tenho enriquecido; e os seus pastores não têm piedade delas.”

Veja que nesse texto o Senhor não diz os meus pastores, mas os seus pastores. Portanto, muitos dos que hoje se tem como pastores não passam de impostores, os quais a si mesmo se impuseram como tais. Apesar de dizerem conhecer as sagradas escrituras, não atentam para o que estas dizem: “Esta é uma palavra fiel: se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja. Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar; não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado, não contencioso, não avarento; que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia (porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus? ); não neófito, para que, ensoberbecendo-se, não caia na condenação do diabo. Convém também que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em afronta, e no laço do diabo. Da mesma sorte os diáconos sejam honestos, não de língua dobre, não dados a muito vinho, não cobiçosos de torpe ganância; guardando o mistério da fé numa consciência pura. E também estes sejam primeiro provados, depois sirvam, se forem irrepreensíveis. Da mesma sorte as esposas sejam honestas, não maldizentes, sóbrias e fiéis em tudo." I Tm. 1 a 11.

“Se alguém ensina alguma outra doutrina, e se não conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, e com a doutrina que é segundo a piedade, é soberbo, e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras, das quais nascem invejas, porfias, blasfêmias, ruins suspeitas, contendas de homens corruptos de entendimento, e privados da verdade, cuidando que a piedade seja causa de ganho; aparta-te dos tais. Mas é grande ganho a piedade com contentamento. Porque nada trouxemos para este mundo, e manifesto é que nada podemos levar dele. Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes. Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína. Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores. Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão. Milita a boa milícia da fé, toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado, tendo já feito boa confissão diante de muitas testemunhas. Mando-te diante de Deus, que todas as coisas vivifica, e de Cristo Jesus, que diante de Pôncio Pilatos deu o testemunho de boa confissão, que guardes o mandamento sem mácula e repreensão, até à aparição de nosso Senhor Jesus Cristo.” I Tm. 36:3 a 14.

“Conjuro-te, pois, diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino, que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina. Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; e desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas.” II Tm. 4:1 a 3.

"Porque todo o sumo sacerdote, tomado dentre os homens, é constituído a favor dos homens nas coisas concernentes a Deus, para que ofereça dons e sacrifícios pelos pecados; e possa compadecer-se ternamente dos ignorantes e errados; pois também ele mesmo está rodeado de fraqueza. E por esta causa deve ele, tanto pelo povo, como também por si mesmo, fazer oferta pelos pecados. E ninguém toma para si esta honra, senão o que é chamado por Deus, como Arão." Hb. 5:1 a 3.

Manaus-AM, 12/11/2011.
Oli Prestes
Missionário
oliprest
Enviado por oliprest em 12/11/2011
Alterado em 31/05/2017


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr