Textos

DIREITOS E DEVERES
Todos reivindicam direitos, mas poucos querem cumprir com o direito correspondente para que tenham o direito que exigem, e negam com isso a justiça e contrariam os princípios justos da lei divina e da terrena também. Pois dizem as Escrituras que as autoridades são ministros de Deus para juízo. Queres portanto não temer o juízo, então faze o bem.
Nos nossos dias muito se tem falado em direitos do homem, pois a muito que têm sido imposto deveres para estes, não obstante lhe ser negado seus direitos. Em anos passados as Nações Unidas publicaram uma relação de direitos atribuidos aos homens e a que intitularam de “Direitos Internacional do Cidadão”, ou “Convenção Internacional de Direitos Humanos”. Nela são relacionados os direitos de cada um, independentemente de raça, credo, e cor.

Por conseguinte na nossa Constituição Federal, reformulada em 1990, e aprovada pelo congresso nacional de constituintes, composto de membros da Câmara dos Deputados Federais e do Senado Federal, e publicada no diário da União naquele mesmo ano, consta:
Todos são iguais perante a lei, etc., etc.

E todo cidadão tem direito a: . . .

Mas ela foi formulada sem invocar as razões para isso. Ora existe um dito popular que diz: A cada direito corresponde um dever Portanto, quem não cumpre com o seu dever não pode exigir direitos. Por conseguinte existe uma lei que diz: não existe réu sem defesa. E que se o réu não tiver recursos para arcar com o ônus de sua defesa, ou seja, não poder pagar advogados que o defendam, então o Estado fará isso a expensas do próprio Estado.

Mas nada deveria ser imposto na esfera humana, ou nem um direito e dever deveria ser outorgado ou exigido sem que para isso houvesse uma razão maior, ou a vontade de alguém superior aos homens, que seria o próprio Deus, portanto. Pois com base em quê se pode exigir isso ou aquilo de alguém, ou conceder-lhe esse ou aquele direito?
As leis que hoje têm sido formuladas, tem sido tomando-se por base princípios formulados em jurisprudência de povos tidos como evoluídos que deixaram esse legado. Entre esses povos estão os Romanos e os Gregos.

Apesar de vivermos num país tido como cristão, poucas vezes tem sido invocado os princípios estabelecidos com base em Cristo, e nos ensinos de Jesus, que corresponde ao Cristo encarnado. Aliás, na atualidade, cristão se tornou sinônimo de criatura, perdendo quase completamente o sentido original que tinha, ou seja, seguidor de Cristo.
Quando é invocado o nome de Deus ou é feito alguma referência as Sagradas Escrituras, em juízo ou fora dele, há quem diga assim: não mete religião no meio. Ou até: Isso não vem ao caso. E assim negam os princípios que deveriam servir de base para toda legislação que deve nortear e reger o ser dito humano. Pois diz a Sagrada Escritura: Por mim reinam os reis e os príncipes decretam o que é justo. Pv. 8:15.

O que é justo? Com base em quê os homens conceberam os princípios de justiça? De outros homens que assim também pensavam? E de onde aqueles homens tiraram tais princípios? Formularam de si mesmos? Ora se tomarmos como base os princípios e conceitos humanos e científicos, os humanos descenderiam de não humanos, originando-se de animais. Talvez por isso mesmo eles busquem até nos animais exemplos para seus comportamentos.

Na legislação dada por Deus a Moisés, para reger a então recém criada nação de Israel, consta as seguintes leis, estatutos e preceitos:
“Preparar-te-ás o caminho; e os termos da tua terra, que te fará possuir o Senhor teu Deus, dividirás em três; e será para que todo o homicida se acolha ali. E este é o caso tocante ao homicida, que se acolher ali, para que viva; aquele que por engano ferir o seu próximo, a quem não odiava antes como aquele que entrar com o seu próximo no bosque, para cortar lenha, e, pondo força na sua mão com o machado para cortar a árvore, o ferro saltar do cabo e ferir o seu próximo e este morrer, aquele se acolherá a uma destas cidades, e viverá; para que o vingador do sangue não vá após o homicida, quando se enfurecer o seu coração, e o alcançar, por ser comprido o caminho, e lhe tire a vida; porque não é culpado de morte, pois o não odiava antes.” Dt. 19:3-6.

“Porém se lhe não armou cilada, mas Deus Iho entregou nas mãos, ordenar-te-ei um lugar para onde fugirá. Mas se alguém agir premeditadamente contra o seu próximo, matando-o à traição, tirá-lo-ás do meu altar, para que morra. O que ferir a seu pai, ou a sua mãe, certamente será morto. E quem raptar um homem, e o vender, ou for achado na sua mão, certamente será morto. E quem amaldiçoar a seu pai ou a sua mãe, certamente será morto. E se dais homens pelejarem, ferindo-se um ao outro com pedra ou com o punho, e este não morrer, mas cair na cama, se ele tornar a levantar-se e andar fora, sobre o seu bordão, então aquele que o feriu será absolvido; somente lhe pagará o tempo que perdera e o fará curar totalmente. Se alguém ferir a seu servo, ou a sua serva, com pau, e morrer debaixo da sua mão, certamente será castigado; porém se sobreviver por um ou dois dias, não será castigado, porque é dinheiro seu. Se alguns homens pelejarem, e um ferir uma mulher grávida, e for causa de que aborte, porém não havendo outro dano, certamente será multado, conforme o que lhe impuser o marido da mulher, e julgarem os juízes. Mas se houver morte, então darás vida por vida, olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé, queimadura por queimadura, ferida por ferida, golpe por golpe. E quando alguém ferir o olho do seu servo, ou o olho da sua serva, e o danificar, o deixará ir livre pelo seu olho. E se tirar o dente do seu servo, ou o dente da sua serva, o deixará ir livre pelo seu dente. E se algum boi escornear homem ou mulher, que morra, o boi será apedrejado certamente, e a sua carne não se comerá; mas o dono do boi será absolvido. Mas se o boi dantes era escorneador, e o seu dono foi conhecedor disso, e não o guardou, matando homem ou mulher, o boi será apedrejado, e também o seu dono morrerá. Se lhe for imposto resgate, escorneado uma filha; conforme a este estatuto lhe será feito. Se o boi escornear um servo, ou uma serva, dar-se-á trinta siclos de prata ao seu senhor, e o boi será apedrejado. Se alguém abrir uma cova, ou se alguém cavar uma cova, e não a cobrir, e nela cair um boi ou um jumento, o dono da cova o pagará; pagará em dinheiro ao seu dono, mas o animal morto será seu. Se o boi de alguém ferir o boi do seu próximo, e morrer, então se venderá o boi vivo, e o dinheiro dele se repartirá igualmente, e também repartirão entre si o boi morto. Mas se foi notório que aquele boi antes era escorneador, e seu dono não o guardou, certamente pagará boi por boi; porém o morto será seu.” Ex. 21:13-36.

Mas hoje os assassinos que têm praticado crimes premeditados e com instintos perversos estão sendo defendidos por causídicos que deveriam estar defendendo a justiça e o direito. Também hoje se tem invocado os direitos humanos para defender criminosos incorrigíveis. Por que a sociedade tem que pagar para sustentar criminosos sentenciados a dezenas e até centenas de anos de prisão, se eles não poderiam viver depois disso, e se pudesse, que proveito eles poderiam trazer para a sociedade da qual foram expulsos e a qual insultou? Também porque foi responsável pela maculação da terra com sangue inocente. A justiça humana precisa rever seus conceitos de justiça. Precisa examinar os estatutos, preceitos e juízos de Deus, para que cumpra e execute a sua vontade e não seja conivente com os erros de outros.

Ao mesmo tempo em que Deus deu a sua lei através de Moisés, também deu outras leis ordinárias para reger aquela nação, e para que eles, de posse do direito e da justiça, fossem luz e ensinassem a outros, fazendo--os tornar das suas vãs maneiras de viver. O próprio Deus falou que devido aos pecados dos povos cananitas a terra os estava vomitando para dar lugar ao povo constituído por Deus, e ao qual ele estava instruindo com as suas leis, veja:

Não fareis segundo as obras da terra do Egito, em que habitastes. Nem fareis segundo as obras da terra de Canaã, para a qual vos levo, nem andareis nos seus estatutos. Fareis conforme os meus iuízos. e os meus estatutos guardareis, para andardes neles. Eu sou o Senhor vosso Deus. Portanto, os meus estatutos e os meus juízos guardareis; os quais, observando-os o homem, viverá por eles. Eu sou o Senhor. Nenhum homem se chegará a qualquer parenta da sua carne, para descobrir a sua nudez. Eu sou o Senhor. Não descobrirás a nudez de teu pai e de tua mãe: ela é tua mãe; não descobrirás a sua nudez. Não descobrirás a nudez da mulher de teu pai; é nudez de teu pai. A nudez da tua irmã, filha de teu pai, ou filha de tua mãe, nascida em casa, ou fora de casa, a sua nudez não descobrirás. A nudez da filha do teu filho, ou da filha de tua filha, a sua nudez não descobrirás; porque é tua nudez. A nudez da filha da mulher de teu pai, gerada de teu pai (ela é tua irmã), a sua nudez não descobrirás. A nudez da irmã de teu pai não descobrirás; ela é parenta de teu pai. A nudez da irmã de tua mãe não descobrirás; pois ela é parenta de tua mãe. A nudez do irmão de teu pai não descobrirás; não te chegarás à sua mulher; ela é tua tia. A nudez de tua nora não descobrirás: ela é mulher de teu filho; não descobrirás a sua nudez. A nudez da mulher de teu irmão não descobrirás; é a nudez de teu irmão. A nudez de uma mulher e de sua filha não descobrirás; não tomarás a filha de seu filho, nem a filha de sua filha, para descobrir a sua nudez; parentas são; maldade é. E não tomarás uma mulher juntamente com sua irmã, para fazê-la sua rival, descobrindo a sua nudez diante dela em sua vida. E não chegarás à mulher durante a separação da sua imundícia, para descobrir a sua nudez, nem te deitarás com a mulher de teu próximo para cópula, para te contaminares com ela. E da tua descendência não darás nenhum para fazer passar pelo fogo perante Moloque; e não profanarás o nome de teu Deus. Eu sou o Senhor. Com homem não te deitarás, como se fosse mulher; abominação é; nem te deitarás com um animal, para te contaminares com ele; nem a mulher se porá perante um animal, para ajuntar-se com ele; confusão é. Com nenhuma destas coisas vos contamineis: porque com todas estas coisas se contaminaram as nacões que eu expulso de diante de vós. Por isso a terra está contaminada; e eu visito a sua iniqüidade, e a terra vomita os seus moradores. Porém vós guardareis os meus estatutos e os meus juízos, e nenhuma destas abominações fareis, nem o natural, nem o estrangeiro que peregrina entre vós; porque todas estas abominações fizeram os homens desta terra, que nela estavam antes de vós; e a terra foi contaminada. Para que a terra não vos vomite, havendo-a contaminado, como vomitou a nação que nela estava antes de vós. Porém, qualquer que fizer alguma destas abominações, sim, aqueles que as fizerem serão extirpados do seu povo. Portanto guardareis o meu mandamento, não fazendo nenhuma das práticas abomináveis que se fizeram antes de vós, e não vos contamineis com elas. Eu sou o Senhor vosso Deus.” Lv. 18:3-30.

E os próprios pais deveriam ser os primeiros a levar os seus filhos rebeldes diante dos juizes as portas das cidades, para denunciá-los e para que fossem apedrejados, a fim de extirpar o mal do meio do povo de Deus, veja:

“Quando alguém tiver um filho contumaz e rebelde, que não obedecer à voz de seu pai e à voz de sua mãe, e, castigando-o eles, lhes não der ouvidos, então seu pai e sua mãe pegarão nele, e o levarão aos anciãos da sua cidade, e à porta do seu lugar; e dirão aos anciãos da cidade: Este nosso filho é rebelde e contumaz, não dá ouvidos à nossa voz; é um comilão e um beberrão. Então todos os homens da sua cidade o apedrejarão, até que morra: e tirarás o mal do meio de ti. e todo o Israel ouvirá e temerá. Dt. 21:18-21.

Mas os homens têm confundido amor com sentimentos humanos, negando assim o direito e a justiça, não eliminando o mal do meio deles.

Por conseguinte até no xadrez os ladrões estão usufruindo direitos e também dirigindo os seus bandos, devido as concessões que lhes estão sendo feitas, quais sejam, telefone celular, televisão, etc., enquanto que Deus através das Sagradas Escrituras diz o que segue:
“Se alguém furtar boi ou ovelha, e o degolar ou vender, por um boi pagará cinco bois, e pela ovelha quatro ovelhas. Se o ladrão for achado roubando, e for ferido, e morrer, o que o feriu não será culpado do sangue. Se o sol houver saído sobre ele, o agressor será culpado do sangue; o ladrão fará restituição total e se não tiver com que pagar, será vendido por seu furto. Se o furto for achado vivo na sua mão, seja boi, ou jumento, ou ovelha, pagará o dobro.” Éx. 22:1-4.

A despeito de praticarem os direitos ditos humanos, muitos estão defendendo os erros desumanos que outros têm praticado. Nada obstante Deus dizer pelo profetà: “porque por mim reinam os reis e os príncipes decretam coisas Justas.”

Como vimos nos estatutos do Senhor dados através de Moisés, ele é quem tem estabelecido a pena de morte. Mas os homens têm deixado viver aqueles que deveriam morrer, e não raro tem matado os que deveriam viver.

A seguir relacionaremos as razões pelas quais os transgressores deveriam ser mortos, segundo as leis de juízo dadas pelo próprio Deus, para serem cumpridas na nação de Israel, quando esta era regida pelo regime de teocracia, ou seja, governo de Deus:

- Quando se achar alguém que tiver furtado um dentre os seus irmãos, dos filhos de Israel, e escravizá-lo, ou vendê-lo, esse ladrão morrerá, e tirarás o mal do meio de ti. Dt. 24:7.

- Quando um homem amaldiçoar a seu pai ou a sua mãe, certamente morrerá; amaldiçoou a seu pai ou a sua mãe; o seu sangue será sobre ele. Também o homem que adulterar com a mulher de outro, havendo adulterado com a mulher do seu próximo, certamente morrerá o adúltero e a adúltera. E o homem que se deitar com a mulher de seu pai descobriu a nudez de seu pai; ambos certamente morrerão; o seu sangue será sobre eles. Semelhantemente, quando um homem se deitar com a sua nora, ambos certamente morrerão; fizeram confusão; o seu sangue será sobre eles. Quando também um homem se deitar com outro homem, como com mulher, ambos fizeram abominação; certamente morrerão; o seu sangue será sobre eles. E, quando um homem tomar uma mulher e a sua mãe, maldade é; a ele e a elas queimarão com fogo, para que não haja maldade no meio de vós. Quando também um homem se deitar com um animal, certamente morrerá; e matareis o animal. Também a mulher que se chegar a algum animal, para ajuntar-se com ele, aquela mulher matarás bem assim como o animal; certamente morrerão; o seu sangue será sobre eles. E, quando um homem tomar a sua irmã, filha de seu pai, ou filha de sua mãe, e vir a nudez dela, e ela a sua, torpeza é; portanto serão extirpados aos olhos dos filhos do seu povo; descobriu a nudez de sua irmã, levará sobre si a sua iniqüidade. E, quando um homem se deitar com uma mulher no tempo da sua enfermidade, e descobrir a sua nudez, descobrindo a sua fonte, e ela descobrir a fonte do seu sangue, ambos serão extirpados do meio do seu povo. Também a nudez da irmã de tua mãe, ou da irmã de teu pai não descobrirás; porquanto descobriu a sua parenta, sobre si levarão a sua iniqüidade. Quando também um homem se deitar com a sua tia descobriu a nudez de seu tio; seu pecado sobre si levarão; sem filhos morrerão. E quando um homem tomar a mulher de seu irmão, imundícia é; a nudez de seu irmão descobriu; sem filhos ficarão. Guardai, pois, todos os meus estatutos, e todos os meus juízos, e cumpri-os, para que não vos vomite a terra, para a qual eu vos levo para habitar nela. E não andeis nos costumes das nações que eu expulso de diante de vós, porque fizeram todas estas coisas; portanto fui enfadado deles.” Lv. 20:9-23.
- Fala aos filhos de Israel, dizendo: Apartai para vós as cidades de refúgio, de que vos falei pelo ministério de Moisés, para que fuja para ali o homicida, que matar alguma pessoa por engano, e não com intenção; para que vos sirvam de refúgio contra o vingador do sangue. E fugindo para alguma daquelas cidades, pôr-se-á à porta dela e exporá a sua causa aos ouvidos dos anciãos da tal cidade; então o tomarão consigo na cidade; e lhe darão lugar, para que habite com eles. E se o vingador do sangue o seguir, não entregarão na sua mão o homicida, porquanto não feriu a seu nróximo com intenção, e não o odiou antes. E habitará na mesma cidade, até que compareça em juízo perante a congregação, até que morra o sumo sacerdote que houver naqueles dias; então o homicida voltará, e virá à sua cidade e à sua casa, à cidade de onde fugiu. Js. 20:2-8.

- Mas, havendo alguém que odeia a seu próximo, e lhe arma ciladas, e se levanta contra ele, e o fere mortalmente, e se acolhe a alguma destas cidades, então os anciãos da sua cidade mandarão buscá-lo; e dali o tirarão, e o entregarão na mão do vingador do sangue, para que morra. O teu olho não o perdoará; antes tirarás o sangue inocente de Israel, para que bem te suceda. Dt. 19:11-1 3.

- Porém, se o ferir com instrumento de ferro e morrer, homicida é: certamente o homicida morrerá. Ou, se lhe ferir com uma pedrada, de que possa morrer, e morrer, homicida é; certamente o homicida morrerá. Ou, se o ferir com instrumento de pau que tiver, na mão, de que possa morrer, e ele morrer, homicida é; certamente morrerá o homicida. O vingador do sangue matará o homicida; encontrando-o, matá-lo-á. Se também o empurrar com ódio, ou com mal intento lançar contra ele alguma coisa, e morrer; ou por inimizade o ferir com a sua mão, e morrer, certamente morrerá aquele que o ferir; homicida é; o vingador do sangue, encontrando o homicida, o matará. Porém, se o esmurrar subitamente, sem inimizade, ou contra ele lançar algum instrumento sem intenção; ou, sobre ele deixar cair alguma pedra sem o ver, de que nossa morrer, e ele morrer, sem que fosse seu inimigo nem procurasse o seu mal: então a congregação iulgará entre aquele que feriu e o vingador do sangue, segundo estas leis. E a congregacão livrará o homicida da mão do vingador do sangue. e a congregação o fará voltar à cidade do seu refúgio, onde se tinha acolhido; e ali ficará até à morte do sumo sacerdote, a quem unqiram com o santo óleo. Porém, se de alguma maneira o homicida sair dos limites da cidade de refúgio, onde se tinha acolhido. e o vingador do sangue o achar fora dos limites da cidade de seu refúgio, e o matar, não será culpado do sangue. Pois o homicida deverá ficar na cidade do seu refúgio, até à morte do sumo sacerdote; mas, depois da morte do sumo sacerdote, o homicida voltará à terra da sua possessão. E estas coisas vos serão por estatuto de direito às vossas gerações, em todas as vossas habitações. Todo aquele que matar alguma pessoa, conforme depoimento de testemunhas, será morto mas uma só testemunha não testemunhará contra alguém, para que morra. E não recebereis resgate pela vida do homicida que é culpado de morte pois certamente morrerá. Também não tomareis resgate por aquele que se acolher à sua cidade de refúgio, para tornar a habitar na terra, até à morte do sumo sacerdote. Assim não profanareis a terra em que estais; porque o sangue faz profanar a terra; e nenhuma expiação se fará pela terra por causa do sangue que nela se derramar, senão com o sangue daquele que o derramou. Não contaminareis pois a terra na qual vós habitais, no meio da qual eu habito; pois eu, o Senhor, habito no meio dos filhos de Israel. Nm. 35:16-34.

- Quando profeta ou sonhador de sonhos se levantar no meio de ti, e te der um sinal ou prodígio, e suceder o tal sinal ou prodígio, de que te houver falado, dizendo: Vamos após outros deuses – deuses que nunca conheceste – e sirvamo-los! Não ouvires as palavras daquele profeta, ou sonhador; porquento o vosso Deus vos está provando, para saber se amais o Senhor vosso Deus com todo o vosso coração, e com toda a vossa alma. Após o Senhor vosso Deus andareis, e a ele temereis, e os seus mandamentos guardareis, e a sua voz ouvireis, e a ele servireis, e a ele vos achegareis. E aquele profeta ou sonhador de sonhos morrerá, pois falou rebeldia contra o Senhor vosso Deus, que vos tirou da terra do Egito, e vos resgatou da casa da servidão, para te apartar do caminho que te ordenou o Senhor teu Deus, para andares nele: assim tirarás o mal do meio de ti. Quando te incitar teu irmão, filho da tua mãe, ou teu filho, ou tua filha, ou a mulher do teu seio, ou teu amigo, que te é como a tua alma, dizendo-te em segredo: Vamos, e sirvamos a outros deuses que não conheceste, nem tu nem teus pais; dentre os deuses dos povos que estão em redor de vós, perto ou longe de ti, desde uma extremidade da terra até à outra extremidade; não consentirás com ele, nem o ouvirás; nem o teu olho o poupará, nem terás piedade dele, nem o esconderás; mas certamente o matarás: a tua mão será a primeira contra ele, para o matar e depois a mão de todo o povo. E o apedrejarás, até que morra, pois te procurou apartar do Senhor teu Deus, que te tirou da terra do Egito, da casa da servidão; para que todo o Israel o ouça e o tema, e não torne a fazer semelhante maldade no meio de ti. Quando ouvires dizer, de alguma das tuas cidades que o Senhor teu Deus te dá para ali habitar: Uns homens, filhos de Belial, que saíram do meio de ti, incitaram os moradores da sua cidade, dizendo: Vamos, e sirvamos a outros deuses que não conhecestes; então inquirirás e investigarás, e com diligência perguntarás; e eis que, sendo verdade, e certo que se fez tal abominação no meio de ti: certamente ferirás, ao fio da espada os moradores daquela cidade, destruindo a ela e a tudo o que nela houver, até os animais. Dt. 13:1-15.

- O que sacrificar aos deuses, e não só ao Senhor, será morto. Ex. 22:20.

- Disse o Senhor a Moisés: Toma todos os cabecas do novo, e enforca-os ao Senhor diante do sol, e o ardor da ira do Senhor se retirará de Israel. Então Moisés disse aos juizes de Israel: Cada um mate os seus homens que se juntaram a Baal-Peor. Nm. 25:4-5.

- Quando um homem tomar mulher e, depois de coabitar com ela, a desprezar, e lhe imputar coisas escandalosas, e contra ela divulgar má fama, dizendo: Tomei esta mulher, e me cheguei a ela, porém não a achei virgem; então o pai da moça e sua mãe tomarão os sinais da virgindade da moça, e levá-los-ão aos anciãos da cidade, à porta; e o pai da moça dirá aos anciãos: Eu dei minha filha por mulher a este homem, porém ele a despreza; e eis que lhe imputou coisas escandalosas, dizendo: Não achei virgem a tua filha; porém eis aqui os sinais da virgindade de minha filha. E estenderão a roupa diante dos anciãos da cidade. Então os anciãos da mesma cidade tomarão aquele homem, e o castigarão. E o multarão em cem siclos de prata, e os darão ao pai da moça; porquanto divulgou má fama sobre uma virgem de Israel. E lhe será por mulher, em todos os seus dias não a poderá despedir. Porém se isto for verdadeiro, isto é. que a virgindade não se achou na moça. então levarão a moça à porta da casa de seu pai. e os homens da sua cidade a apedrejarão até que morra: pois fez loucura em Israel. prostituindo-se na casa de seu nai: assim tirarás o mal do meio de ti. Quando um homem for achado deitado com mulher que tenha marido, então ambos morrerão, o homem que se deitou com a mulher, e a mulher; assim tirarás o mal de Israel. Quando houver moça virgem, desposada, e um homem a achar na cidade, e se deitar com ela, então trareis ambos à porta daquela cidade, e os apedrejareis até que morram: a moca. porquanto não gritou na cidade, e o homem porquanto humilhou a mulher do seu próximo: assim tirarás o mal do meio de ti. E se algum homem no campo achar uma moça desposada, e o homem a forçar, e se deitar com ela, então morrerá só o homem que se deitou com ela; porém à moça não farás nada. A moça não tem culpa de morte; porque, como o homem que se levanta contra o seu próximo, e lhe tira a vida, assim é este caso. Pois a achou no campo; a moça desposada gritou, e não houve quem a livrasse. Quando um homem achar uma moça virgem, que não for desposada, e pegar nela, e se deitar com ela, e forem apanhados, então o homem que se deitou com ela dará ao pai da moça cinqüenta siclos de prata; e porquanto a humilhou, lhe será por mulher; não a poderá despedir em todos os seus dias. Nenhum homem tomará a mulher de seu pai, nem descobrirá a nudez de seu pai.Dt. 22:13-30.

- A feiticeira não deixarás viver. Ex. 22:18.

- Quando, pois, algum homem ou mulher em si tiver um espírito de necromancia ou espírito de adivinhação, certamente morrerá; serão apedrejados; o seu sangue será sobre eles. Lv 20:27.

- Todo aquele que se deitar com animal, certamente morrerá. Ex. 22:19.

E pelo erro do rei Saul, ungido de Deus, veio maldição sobre a nação de Israel, cuja maldição só foi aplacada após a reparação feita por seu sucessor, Davi, que atendendo ao pedido feito pelo povo que sofreu o agravo, mandou que fossem enforcados sete varões descendentes daquele rei. Veja:

- E houve nos dias de Davi uma fome de três anos consecutivos; e Davi consultou ao Senhor, e o Senhor lhe disse: É por causa de Saul e da sua casa sanguinária, porque matou os gibeonitas. Então chamou o rei aos gibeonitas, e lhes falou (ora os gibeonitas não eram dos filhos de Israel, mas do restante dos amorreus, e os filhos de Israel lhes tinham jurado, porém Saul, no seu zelo à causa dos filhos de Israel e de Judá, procurou feri-los). Disse, pois, Davi aos gibeonitas: Que quereis que eu vos faça? E que satisfação vos darei, para que abençoeis a herança do Senhor? Então os gibeonitas lhe disseram: Não é por prata nem ouro que temos questão com Saul e com sua casa; nem tampouco pretendemos matar pessoa alguma em Israel. E disse ele: Que é, pois, que quereis que vos faça? E disseram ao rei: O homem que nos destruiu, e intentou contra nós de modo que fôssemos assolados, sem que pudéssemos subsistir em termo algum de Israel, de seus filhos se nos dêem sete homens, para que os enforquemos ao Senhor em Gibeá de Saul, o eleito do Senhor. E disse o rei: Eu os darei. Porém o rei poupou a Mefibosete, filho de Jônatas, filho de Saul, por causa do juramento do Senhor, que entre eles houvera, entre Davi e Jônatas, filho de SauI. Mas tomou o rei os dois filhos de Rispa, filha de Aiá, que tinha tido de SauI, a Armoni e a Mefibosete; como também os cinco filhos da irmã de Mical, filha de Saul, que tivera de Adriel, filho de Barzilai, meolatita, e os entregou na mão dos gibeonitas, os quais os enforcaram no monte, perante o Senhor; e caíram estes sete juntamente; e foram mortos nos dias da sega, nos dias primeiros, no princípio da sega das cevadas. 2 Sm. 21:1-9.

Também Elias matou aos profetas de Baal, veja:

- E Elias lhes disse: Lançai mão dos profetas de Baal, que nenhum deles escape. E lançaram mão deles; e Elias os fez descer ao ribeiro de Quisom, e ali os matou. 1 Rs. 18:40.

E para que ninguém pense que por não vivermos um governo teocrático, que por isso estamos isentos dos juízos de Deus, veja o que diz o apóstolo Paulo, o apóstolo dos gentios:

“Estando cheios de toda a iniqüidade, prostituição, malícia, avareza, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade; sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais e às mães; néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, irreconciliáveis, sem misericórdia; os quais, conhecendo a iustica de Deus (aue são dignos de morte os que tais coisas praticam), não somente as fazem, mas também consentem aos que as fazem.” Rm. 1:29-32.

O próprio Jesus afirmou que aqueles que matarem à espada, à espada também morrerão, veja:

“E eis que um dos que estavam com Jesus, estendendo a mão, puxou da espada e, ferindo o servo do sumo sacerdote, cortou-lhe uma orelha. Então Jesus disse-lhe: Embainha a tua espada; porque todos os que lançarem mão da espada, à espada morrerão.” Mt. 26:51 e 52.
No juízo final, homens simples se assentarão no juízo para julgar os ímpios e pecadores, além dos anjos caídos, veja:

- E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi dado o poder de julgar. Ap. 20:4, p.parte.

- E Jesus disse-lhes: Em verdade vos digo que vós, que me seguistes, quando, na regeneração, o Filho do homem se assentar no trono da sua glória, também vos assentareis sobre doze tronos, para julgar as doze tribos d’Israel. Mt. 19:28.

- Para tomarem vingança das nações, e darem repreensões aos povos. Para prenderem os seus reis com cadeias, e os seus nobres com grilhões de ferro. Para fazerem neles o juízo escrito; esta honra te-la-ão todos os santos. Louvai ao Senhor. SI. 149,9.

Por isso tudo disse Jesus:

“Não julgueis segundo a aparência, mas julgai segundo a reta justiça.” Jo 7:24.
oliprest
Enviado por oliprest em 13/11/2011
Alterado em 03/08/2019


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr