Textos

MELHOR OU PIOR?
Finda-se o ano de 1990 e inicia-se mais uma década; a última deste milênio. E com ela muitos buscam renovar esperanças. Ávidos por saber o que lhes reservam os próximos anos, recorrem a artifícios supersticiosos esperando aquilo que cada vez mais se distância deles: a felicidade. Buscam através de búzios, cartas de tarô, horóscopo, enfim, se informar do futuro sombrio que paira sobre a humanidade.

Como saber o que nos reserva o futuro?

Existe um livro chamado de Escrituras Sagradas, que nos revela a situação e condição dos homens no final dos tempos. Diz-nos elas: “Porque tudo que dantes foi escrito para nosso ensino foi escrito, para que pela paciência e consolação das Escrituras tenhamos esperanças.” Rm. 15:4. Mas o que dizem as Escrituras sobre o futuro próximo?

“Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te.” II. Tm. 3:1-5.

Verificando o que acontece em todo o mundo não podemos negar que alguma dessas coisas previstas não aconteceram, ou ainda não se cumpriram. Mas ainda há quem pense que o fim não está próximo. Está, sem dúvidas. E mais próximo do que muitos imaginam.

A curiosidade com relação ao amanhã e ao futuro não vem de hoje. A milhares de anos que os homens, desde o tempo dos antigos impérios, como: egípcio e babilônico, buscam através da observação dos céus (astros e constelações), prever o futuro e determinar os acontecimentos que ele reserva. Busca o homem encontrar no infinito aquilo que a própria terra poderia lhe dizer. Bastaria observá-la.

Os discípulos também tiveram curiosidade, e perguntaram a Jesus. E Ele, que sabe todas as coisas, disse: “Acautelai-vos, que ninguém vos engane; porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos. E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim. Porquanto se levantará nação, contra nação, e reino contra reino, e haverá fome, e pestes, e terremotos, em vários lugares. Mas todas estas coisas são o princípio de dores.” Mt. 24:3-8. “E haverá sinais no sol e na lua e nas estrelas; e na terra angústia das nações, em perplexidade pelo bramido do mar e das  ondas. Homens desmaiando de terror, na expectação das coisas que sobrevirão ao mundo.” Lc. 21:25-26 p.parte.

Como vimos, e comparando com o que está acontecendo no mundo, não podemos negar que se cumpre literalmente. Que melhora podemos então esperar para o futuro? Só após o fim das coisas pertencentes ao atual e velho sistema.

Prepare-se para viver no novo céu e na nova terra onde habitará justiça: reconcilie-se com Deus.

Oli Prestes
Missionário
oliprest
Enviado por oliprest em 26/11/2011
Alterado em 13/06/2020


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr