Textos

E O AMOR AOS FILHOS?

O amor é renuncia. Se você ama ao seu filho, o que você tem renunciado para torná-lo apto para a vida? Já ouvi alguém dizer que tem deixado de vestir e calçar para satisfazê-lo. Não estará satisfazendo um capricho dele? E, se sacrifica par vesti-lo e educá-lo, cuide não estar satisfazendo um seu capricho, também.

O filho vê no pai e na mãe um exemplo. Desse modo, é preciso se valer disso não só para servir de padrão de boas obras ao filho, como procurar incutir-lhe senso de dever, responsabilidade e justiça. Mesmo que isso possa parecer austeridade.

Ora, sendo os pais modelo aos filhos, que exemplos lhes estão dando? Será beber, fumar, jogar, perder o tempo com coisas vãs, como: festas, futebol, novelas, etc., a título de entretenimento ou lazer? Ora, se é isso que fazemos, é isso que por certo eles farão.

É certo que gostaríamos de ver nossos filhos serem grandes homens. Mas, como já disse alguém: “Atrás de todo grande homem, existe uma grande mulher". A firmeza de caráter de muitas mães tem sido responsável pelo sucesso de notáveis personalidades cujos nomes passaram à história bíblica e da história geral.

É notório no meio educacional a influência das mães na formação da personalidade dos filhos, e que, a frouxidão ou flexibilidade nessa personalidade, igualmente, acarreta distúrbios na personalidade da criança, ou do futuro homem, ainda mais se o pai, também, não tem firmeza e uma personalidade forte  de forma a equilibrar a fraqueza do outro lado, da mãe.

Esse exemplo tem de ser em todos os momentos e desde a mais tenra idade. Pois, principalmente na tenra idade, a criança, sem a preocupação mental ativa, ou sem as preocupações que advém à medida que ela cresce e que passam a povoar a sua mente, percebem muitas sutilezas que os pais nem desconfiam não deixaram de impressiona-la, impregnando-lhe a mente, principalmente se o ato envolveram os pais.

Já li que não se deve dizer à criança que Deus é vingativo. Como a criança pode temê-Lo sem ter a noção de que Ele castiga aqueles que não andam conforme a Sua vontade? É preciso incutir na criança que com Deus não se brinca, e ensinar-lhe o temor a Deus. Que Ele É bom, mas não admite fraqueza. Que Ele quer para Si pessoas leais, fiéis, justas e santas. E que isso só alcançamos com a ajuda dEle próprio, que vendo nossos esforços, dedicação e fé, nos concede a graça de assim nós nos tornarmos. Pois Ele disse por Salomão: "Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam.” Sl. 127:1 p.parte.

Permitimos que nossos filhos assistam por horas à fio a programas de televisão que, nem desconfiamos, podem trazer no seu bojo doutrinação, se não diabólica, de desvirtuamento da fé, noção errada e fantasiosa de poder, além de causar ociosidade e, consequentemente, preguiça. Mas há quem pergunte: que mal há nisso? Quando se está cego espiritualmente, o "mal" não faz mal.

Quanto à disciplina, o melhor mesmo é ver o que nos diz as Sagradas Escrituras.
oliprest
Enviado por oliprest em 15/12/2011


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr