Textos

NÚMEROS REVELADORES

Certa ocasião alguém perguntou a Jesus: “mestre são poucos os que se salvam? E Jesus respondeu-lhe: Porfiai por entrar pela porta estreita; porque eu vos digo que muitos procurarão entrar, e não poderão. Lc. 13:23 e 24.

Não obstante muitos se estribarem na graça de Deus para serem salvos, julgando ela ser gratúidade independente de esforço, as Escrituras são bem enfáticas ao mostrar a necessidade de esforço e reciprocidade para com a graça de Deus, que veio trazendo salvação a todos os homens.

Julgando por vista, muitos pensam que Deus não haverá de eliminar tantos milhões que se consideram servos dele. Mas na ocasião em que Jesus deu a citada resposta, ao início mencionada, Ele também falou: “Quando o pai de família se levantar e cerrar a porta, e começardes a estar fora, e a bater à porta, dizendo: Senhor, Senhor, abre-nos; e, respondendo ele, vos disser: Não sei donde vós sois; então começareis a dizer; temos comido e bebido na tua presença, e tu tens ensinado nas nossas ruas. E ele vos responderá: Digo-vos que não sei donde vós sois, apartai-vos de mim, vós todos os que praticais a iniqüidade. Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, e Isaque, e Jacó, e todos os profetas no reino de Deus, e vós lançados fora.” Lc. 13:25-28.

Observemos que haverá reivindicações: temos comido e bebido na tua presença, e tu tens ensinado nas nossas ruas...

A resposta dada pelo pai de família, a quem eles chamam Senhor, tem mistério. Nessa passagem de Lucas ela é registrada como “não sei donde vós sois”, mas na parábola das dez virgens a expressão é “não vos conheço”. E Mateus registra “nunca vos conheci”. E esse mistério é desvendado através da própria Escritura que diz: “E nisto sabemos que o conhecemos, se guardamos os seus mandamentos.” I Jo. 2:3. E aqueles que conhecem a Deus, também são os conhecidos dEle. Gl. 4:9. Porque as ovelhas do Senhor conhecem a ele, e dEle são conhecidas. Jo. 10:14. E isso porque elas ouvem a Sua voz e lhe seguem. Jo. 10:27. Mas não seguem ao estranho, porque não lhe reconhecem a voz. Jo. 10:5, 12 e 13.

Outrossim, se lhes dirá: “apartai-vos de mim vós que praticais a iniqüidade”.

Já que iniqüidade é pecado, I Jo. 5:17, e pecado é transgressão da Lei Rm. 7:7, e onde não há lei também não existe transgressão, Rm. 4:15 e 5:13, esses iníquos que não são conhecidos de Deus, não o são pelas razões expostas pelo apóstolo Paulo em sua epístola aos Romanos, onde diz:

“Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça. Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou. Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis; porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu. Rm. 1:18-21. Os quais foram desobedientes à verdade, que corresponde aos mandamentos do Senhor, conforme Sl. 119:142, e obedientes a iniqüidade, que corresponde à transgressão desses mandamentos, conforme Hb. 1:9 e I Jo 5:17.

Mas como a nossa intenção é falar sobre números, voltemos a isso.
Quando o Senhor destruiu o mundo antigo pelo dilúvio, salvou a Noé e sua família, somente oito pessoas, apesar de o mundo já estar povoado. E a ira de Deus foi contra o Seu povo, pelas razões mencionadas no capítulo seis de Gênesis. Só escapou Noé, o pregoeiro da justiça, e havido por justo naquela geração corrupta. Gn. 6:8-18.
Por conseguinte, dos homens adultos,  de vinte anos para cima, saídos do Egito, contados aos milhares na ocasião, os quais só homens que puxavam da espada eram seiscentos e três mil e quinhentos e cinqüenta e três, somente dois entraram na terra prometida, a saber: Josué e Calebe. Nm. 1:46. Exceção feita a tribo de Levi excluída do senso por ser  destinada ao leviarato e ao sacerdócio. Nm. 1:47-59. E isso por causa do pecado de  incredulidade dos príncipes dessas tribos, escolhidos para espiarem a terra da promissão, os quais deram um relatório desanimador ao povo. Nm. 13:27-33.

Jesus disse que muitos são chamados, mas poucos escolhidos. Mt. 20:16, ú.parte.

E ainda agora diz o Senhor: Convertei-vos, ó filhos rebeldes, diz o senhor; porque eu vos desposarei, e vos tomarei, a um de uma cidade, e a dois de uma geração; e vos levarei a Sião. Jr. 3:14.

Pois ainda que Israel seja como a areia do mar, o remanescente é que será salvo. Rm. 9:27.
oliprest
Enviado por oliprest em 04/02/2012


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr