Textos

Quando a riqueza é um mal
Salomão, usado por Deus, falou sobre alguns males que os homens cometem sem se dar conta. Vamos mencionar alguns males e suas causas. Disse ele:

“Há um mal que vi debaixo do sol, e que pesa sobre o homem: Um homem a quem Deus deu riquezas e bens e honra, de maneira que nada lhe falta de tudo quanto ele deseja, contudo Deus não lhe dá poder para daí comer, antes é o desconhecido que come; isso é vaidade e grande mal.” Ec. 6:1-2.

Disse ainda:

“Vi grave mal debaixo do sol: riquezas foram guardadas por seu dono para seu próprio dano.” Ec. 5:13.

Assim, vemos que de Deus vem poder para possuir e capacidade de usufruir, mas aquela sem esta é grande mal. Semelhantemente, guardar riquezas é grave mal. Primeiro, pelo fato de que esta deve cumprir uma finalidade altruísta, já que nada se pode levar para a sepultura, pois lá não será proveitosa. Faraós pensavam que era possível e necessário bens materiais no mundo dos mortos, e se fizeram enterrar com suas riquezas, o que tem servido de motivo para saques por homens cobiçosos e gananciosos.

Outrossim, a riqueza envaidece o seu possuidor, e, caso haja perda, por qualquer má ventura, isso será motivo de infelicidade para o que a possuiu.

Disse o apóstolo Paulo que Deus é quem nos dá toda suficiência para podermos socorrer o necessitado.

Jesus falou de homens que são ricos, mas não o são para com Deus, veja:

E propôs-lhe uma parábola, dizendo: “A herdade de um homem rico tinha produzido com abundância; e ele arrazoava consigo mesmo, dizendo: Que farei? Não tenho onde recolher os meus frutos. E disse: Farei isto: Derrubarei os meus celeiros, e edificarei outros maiores, e ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens; e direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga. Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus.” Lc. 12:16-21.
Outrossim, disse também Salomão que riquezas não são para o homem prudente. Ec. 9:11.

Salomão foi sábio e rico, e no seu reino e nos seus dias prata era como escória nas ruas de Jerusalém. Mas ele desagradou a Deus e chegou a construir templos para os deuses das suas mulheres estrangeiras. Se ele não tivesse riqueza de sobra, ele não teria feito isso, e não teria cometido tão grande pecado.
oliprest
Enviado por oliprest em 07/04/2012
Alterado em 20/10/2012


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr