JULGUE VOCÊ MESMO!
... Digo, porém: Andai pelo Espírito, e não haveis de cumprir a cobiça da carne. Porque a carne luta contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes se opõem um ao outro, para que não façais o que quereis. Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei. Ora as obras da carne são manifestas, as quais são: a prostituição, a impureza, a lascívia, a idolatria, a feitiçaria, as inimizades, as contendas, os ciúmes, as iras, as facções, as dissensões, os partidos, as invejas, as bebedices, as orgias, e coisas semelhantes a estas, contra as quais vos previno, como já antes vos previne, que os que tais coisas praticam não herdarão o reino de Deus. Gl. 5:16-21.
... Filhinhos, guardai-vos dos ídolos. I Jo. 5:21.
Idolatria e ídolos? Que vem a ser isso?
Idolatria: Culto prestado a ídolos. 2) Paixão exagerada.
Idolatrar: Prestar idolatria a; amar com idolatria; adorar; venerar.
Ídolo: Estátua ou simples objeto cultuado como deus ou deusa, imagem, ícone.
As definições acima foram feitas pelo Eminente Aurélio Buarque de H. Ferreira, no seu "Novo Dicionário da Língua Portuguesa".
Portanto, entre outras coisas, idolatria é culto a ídolos ou imagens de escultura.
Mas, o que vem a ser culto?
Adoração ou homenagem à divindade em qualquer de suas formas, e em qualquer religião. 2) Modo ou sistema de exteriorizar o culto: ritual. 3) Fig. Adoração, veneração, reverência, preito.
Concluímos, assim, que qualquer tipo de homenagem prestada a imagens esculpidas, é idolatria.
Aprova Deus adoração de imagens?
- Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. não te encurvarás diante delas, nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos daqueles que me odeiam, e uso de misericórdia até a terceira e quarta geração dos que me amam e guardam os meus mandamentos. Êx. 20:4-6.
Segundo as Escrituras, como são os ídolos?
- Os ídolos deles são prata e ouro, obra da mãos dos homens. Têm boca, mas não falam; têm olhos, mas não vêem; têm mãos, mas não falam; nem som algum sai da sua garganta. Sl. 115:4-7.
Qual a importância de um ídolo?
- ... sabemos que o ídolo nada é no mundo, e que não há outro Deus, senão um só. I Co. 8:4 ú.parte.
Que dizem as Escrituras sobre os que carregam imagens em procissão?
“Congregai-vos, e vinde; chegai-vos juntos, os que escapastes da nações; nada sabem os que conduzem em procissão as suas imagens de escultura, feitas de madeira, e rogam a um deus que não pode salvar.” Is. 45:20.
Pode haver consenso entre o povo de Deus e templo de ídolos?
- E que consenso tem o santuário de Deus com ídolos? Pois nós somos santuário de Deus vivo, como disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. II Co. 6:16.
Que advertência faz Deus pelo profeta Isaías e citada pelo apóstolo Paulo aos Coríntios?
- Saí vós do meio deles e separai-vos, diz o Senhor; e não toqueis coisa imunda e eu vos Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso. II Co. 6:17 e 18.
Quando a nova Jerusalém descer do céu, antes da segunda morte dos ímpios, em que situação estarão os idolatras?
- Ficarão de fora os cães, os feiticeiros, os adúlteros, os homicidas, os idólatras, e todo o que ama e pratica a mentira. Ap. 22:15.
Finalmente, o que acontecerá aos idólatras?
- Mas, quanto aos medrosos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos adúlteros, e aos feiticeiros, e aos idólatras, e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago ardente de fogo e enxofre, que é a segunda morte. Ap. 21:8.
Portanto, meu amigo, faça como Jesus ensinou: "Não julgue segundo as apar6encias, mas julgue segundo a reta justiça."
Nada obstante esses ensinos terem sido feitos a muito tempo, eles são atuais, pois disse Jesus: "Passarão os céus e a terra, mas as minhas palavras não hão de passar". E a palavra de Deus é nova cada dia. Julgue você mesmo!
oliprest
Enviado por oliprest em 21/04/2012
Alterado em 22/09/2012