HEI! ONDE VAIS?
Tenho lido narrativas de pessoas que estiveram perdidas num deserto, as quais relataram visões de miragens; que supunham ver oásis e caravanas que lhes eram ilusórias; visões fantasiosas de suas mentes desejosas por isso, ou talvez castigadas por sol inclemente, desejaram como o faminto ou sedento que sonha estar a comer ou beber, e, em acordando, continua faminto ou sedento.
Muitos estão vivendo essa situação no aspecto espiritual. Pensam que se destinam ao paraíso, quando, em verdade, está indo para o inferno. Imaginam estar tendo uma visão de Deus, quando, em verdade, estão sendo vítimas de desejos fantasiosos por isso desejarem, e, ao acordar, certamente terão frustrações.
Uma escritura bíblica fala de pessoas que dizem: “sonhei, sonhei!”. . . E fazem com isso que o povo de Deus erre do caminho.
Outros enganam-se a si mesmos por sempre se dar bem, como dizem, ou por não serem afligidos como os demais mortais, e não sabem que essa é a sua parte ou quinhão nesta vida. Desses, disse o salmista inspirado por Deus:
Vi o ímpio vicejando qual erva verde na terra natal. . .
Ou seja, uma erva na sua terra de origem, viceja e se desenvolve bem; dá frutos excelentes e vistosos. Como exemplo disso citamos o coqueiro e o cajueiro no Nordeste do Brasil, cujo solo e clima lhes são favoráveis; ou a uva e a pêra no Sul do Brasil, onde as condições lhes são propícias.
Uns pensam que são bons por fazerem bem a si mesmos e aos que lhes interessam: parentes, amigos, etc. Ou se tem como bem-aventurados por receber benesses materiais, e até espirituais também, achando que recebem por serem merecedores, e não cogitam que isso é ilusório e temporal, ou seja, tem um tempo de existência, e que depois eles irão aos mortos e a juízo. E se eles já tiveram seu quinhão aqui, e não produziram frutos dignos de vida eterna, nada deverão receber como galardão. Diz uma escritura que se nós esperamos só nesta vida, somos os mais indignos dos homens. I Co. 15:19.
Jesus falou uma parábola relativo a um homem rico, que tinha muitos bens, e que, considerando isso, propôs derrubar os seus celeiros e construir outros maiores, e que, depois disso, disse: “Minha alma tens muitos bens, come bebe e goza, mas que foi tido por Deus como louco”, e disse: “Assim é o homem que é rico, mas não para com Deus”.
Tudo é de Deus e vem de Deus; nada é nosso e nada podemos levar nas mãos para o além. Ninguém pense servir a Deus servindo ao seu ventre, a sua mãe e a filhos. Aliás, quem não aborrece-los por amor a Deus, não é digno dele, disse Jesus.
Avalie ou reconsidere o seu caminho. O que você vislumbra no seu horizonte? O que você tem semeado nesta vida? Cada um vai colher o que tiver semeado. Quem tiver praticado “o bem” ( cumprido os mandamentos de Deus) sairá para a vida eterna; quem tiver feito “o mal” (praticado o pecado, ou seja, transgredido os mandamentos de Deus), irá para a condenação.
Jesus disse haver dois caminhos, a saber: um estreito e outro espaçoso; uma porta apertada e outra larga. Por qual tem você caminhado, e por qual porta quer entrar? Um leva à vida eterna e o outro a morte eterna. Para qual você está indo?
Diz uma escritura: “Provérbios 20: 9. Quem pode dizer: Purifiquei o meu coração, limpo estou de meu pecado?" - Bíblia JFA Offline PRO
Por um delito humano existe um castigo na esfera humana. Mas, quem pecar contra Deus, ou seja, transgredir qualquer uma de suas leis, só Deus pode perdoá-lo, e, para isso, mister se faz que se arrependa, se humilhe, peça perdão e não volte a praticar o erro. A mensagem bíblica de salvação, é:
“Arrependei-vos, e crede no evangelho”. Arrependei-vos para que sejam apagados os vossos pecados”. Arrependei-vos e cada um de vós seja batizado”. “Produzi frutos dignos de vida eterna”.
Quem experimentou um caminho largo, teve uma visão de miragem, mas teve a felicidade de ser salvo antes do fim, pergunta: "Hei! Onde vais?”
Oli Prestes
Missionário
oliprest
Enviado por oliprest em 21/04/2012
Alterado em 16/02/2018