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FALSOS PROFETAS parte II
Muitos têm sido presos por essas coisas, a saber, filosofias e vãs sutilezas. Mas que é filosofia e sutileza? É preciso que se saiba que são a fim de alcançarmos discernimento e não enveredarmos por caminho de heresia, e percamos a nossa carreira. Porque se já muitos anticristo agem no mundo, e nós ainda continuamos nele embora dele já não mais sejamos, então agem no poder do príncipe deste mundo, que tem cegado o entendimento dos indoutos para que não lhes resplandeça a luz do evangelho da glória de Deus. E todos os que se dispõem a guiar a outros para Deus, dizem que estão com a verdade e que são os únicos autênticos guias, ainda que usem de artifícios ardilosos para prenderem os desavisados e incautos. Nós mesmos já quase fomos vítimas deles, não fosse o cuidado com que o Pai nos tem conduzido.
A palavra filosofia é formada do prefixo grego philos, que significa amigo, e do sufixo também grego sophia, que significa saber ou ciência. Assim filosofia, em termos, significa amigo do saber ou da ciência, e, por extensão, amigo do conhecimento.

Entretanto o apóstolo fala na falsa ciência, quando adverte ao seu filho na fé, Timóteo, e diz a ele e a nós:

"Ó Timóteo, guarda o depósito que te foi confiado, tendo horror aos clamores vãos e profanos e às oposições da falsamente chamada ciência, a qual, professando-a alguns, se desviaram da fé. A graça seja contigo. Amém. I Tm. 6:20 e 21."

O que os homens chamam de ciência está recheada de heresias e falsa ciência. E isso decorre da falta de conhecimento de Deus, condição principal para se alcançar sabedoria e entendimento. Como exemplo temos o ensino que hoje é ministrado nas escolas seculares, e que afirma que o homem descende de macacos, ou que os seres vivos descendem de um protozoário, negando assim as Sagradas Escrituras, revelação de Deus para os homens, e que mui claramente dizem como foi feito não só o homem, como todos os animais. Portanto essa é uma falsa ciência. E poderíamos falar ainda de outras, mas basta apenas essa para exemplo.

Segundo um dicionário da língua portuguesa, filosofia é ciência geral do conhecimento das coisas por suas causas ou primeiros princípios; sistema de princípios que tem por objeto agrupar uma certa ordem de fatos para explicar; cada um dos sistemas particulares de filosofia; estudo, investigação dos princípios essenciais de uma arte, de uma ciência particular: a filosofia da música, da medicina; firmeza, elevação de espírito; razão; sabedoria.

Assim, é também um conjunto de conhecimentos pelo qual se conhece e se pode explicar uma coisa e/ou a sua causa.

Mas imaginemos que uma pessoa sem conhecimento das ciências médicas e biológicas pretenda explicar causas e efeitos dos organismos humanos. Seria chamado de louco pelos que conhecem tais ciências. Porém muitos em quem não há conhecimento da sabedoria espiritual têm-se metido a ensinar a outros o caminho que nem eles mesmos conhecem. Ou seja, muitos dizem que Jesus é o caminho, mas ainda assim não conhecem a Jesus. Pois diz a escritura:  “E   nisto   sabemos   que   o   conhecemos:   se  guardamos  os  seus mandamentos; aquele que diz eu o conheço e não guarda os seus mandamentos  é mentiroso e com ele não está a verdade.” I Jo. 2:3.

Mas esses mesmos usam de sutilezas, dizendo que Jesus resumiu a sua lei em dois mandamentos, e que estes são sentimentos de amor para com Deus e o próximo. Apesar de já desde o tempo das escrituras antigas Deus mandar amar tanto a Ele como ao próximo, veja:
Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças. Dt. 6:5.

Amarás, pois, ao Senhor teu Deus, e guardarás as suas ordenanças, e os seus estatutos, e os seus juízos, e os seus mandamentos, todos os dias. Dt. 11:1.

Não te vingarás nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor. Lv. 19:18.
Assim, usam de sutilezas para desviar o povo da observância dos mandamentos de Deus, pois que eles se julgam incapazes de fazê-lo, e indignos do reino de Deus, como os judeus do tempo de Paulo. Apesar de numa das citações mandar além de amar, guardar os mandamentos de Deus.

É sutileza e dito ou argumento sutil, próprio para embaraçar a outrem.E erro doutrinário de homens corruptos de entendimento, que não entendem o que afirmam. Por essa razão diz o Espírito Santo:
E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição. E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade. E por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita. Porque, se Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas, havendo-os lançado no inferno, os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados para o juízo; e não perdoou ao mundo antigo, mas guardou a Noé, pregoeiro da justiça, com mais sete pessoas, ao trazer o dilúvio sobre o mundo dos ímpios; e condenou à destruição as cidades de Sodoma e Gomorra, reduzindo-as a cinza, e pondo-as para exemplo aos que vivessem impiamente; e livrou o justo Ló, enfadado da vida dissoluta dos homens abomináveis (Porque este justo, habitando entre eles, afligia todos os dias a sua alma justa, vendo e ouvindo sobre as suas obras injustas); assim, sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos, e reservar os injustos para o dia do juízo, para serem castigados; mas principalmente aqueles que segundo a carne andam em concupiscências de imundícia, e desprezam as autoridades; atrevidos, obstinados, não receando blasfemar das dignidades; enquanto os anjos, sendo maiores em força e poder, não pronunciam contra eles juízo blasfemo diante do Senhor. Mas estes, como animais irracionais, que seguem a natureza, feitos para serem presos e mortos, blasfemando do que não entendem, perecerão na sua corrupção, recebendo o galardão da injustiça; pois que tais homens têm prazer nos deleites quotidianos; nódoas são eles e máculas, deleitando-se em seus enganos, quando se banqueteiam convosco; tendo os olhos cheios de adultério, e não cessando de pecar, engodando as almas inconstantes, tendo o coração exercitado na avareza, filhos de maldição; os quais, deixando o caminho direito, erraram seguindo o caminho de Balaão, filho de Beor, que amou o prêmio da injustiça; mas teve a repreensão da sua transgressão; o mudo jumento, falando com voz humana, impediu a loucura do profeta. Estes são fontes sem água, nuvens levadas pela força do vento, para os quais a escuridão das trevas eternamente se reserva. Porque, falando coisas mui arrogantes de vaidades, engodam com as concupiscências da carne, e com dissoluções, aqueles que se estavam afastando dos que andam em erro, prometendo-lhes liberdade, sendo eles mesmos servos da corrupção. Porque de quem alguém é vencido, do tal faz-se também servo. Porquanto se, depois de terem escapado das corrupções do mundo, pelo conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, forem outra vez envolvidos nelas e vencidos, tornou-se-lhes o último estado pior do que o primeiro. Porque melhor lhes fora não conhecerem o caminho da justiça, do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado; deste modo sobreveio-lhes o que por um verdadeiro provérbio se diz: O cão voltou ao seu próprio vômito, e a porca lavada ao despojadouro de lama. II Pe. 2:1-22.

Conforme o que o Espírito Santo revela nesse texto, esses estão no meio do povo de Deus; enganam com cobiças da carne, e com dissoluções; prometem liberdade, quando nem eles mesmos são libertos. Porque a única coisa que pode libertar da morte o homem, é a lei de Deus, que o apóstolo Paulo mui apropriadamente chama pelo Espírito de a Lei do Espírito de Vida. Rm. 8:2. E é corretíssima sua colocação, pois disse Jesus: “As palavras que vos falo são espírito e vida.” Jo. 6:63. E o que Jesus sempre enfatizava era seus mandamentos, que lhe representavam, dos quais disse serem a vida eterna, Jo. 12:50; e a verdade, Jo. 8:46, que corresponde a sua lei. Sl. 119:142.

Portanto, os falsos mestres não ensinam tais coisas. E de propósito omitem, arrebatando multidões, já que estava previsto que muitos seguiriam as suas heresias.

E o Senhor diz ainda:

"Os opressores do meu povo são crianças, e mulheres dominam sobre ele; ah, povo meu! Os que te guiam te enganam, e destroem o caminho das tuas veredas. Ah! se tivesses dado ouvidos aos meus mandamentos, então seria a tua paz como o rio, e a tua justiça como as ondas do mar!" Is. 3:12, e 48:18.

Entretanto não é fácil distinguir os falso dos autênticos. Pois os falsos vêm com aparência de autênticos. Travestem-se de ovelhas, mas são lobos. E Jesus deu ensinos em como distingui-los. Um desses ensinos diz:

"Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores. Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus." Mt. 7:15-17.

Ainda assim não é possível para aquele que não sabe discernir entre o bem e o mal, que se guia por vista, a qual é enganosa. E a maioria  dos  que são enganados, o são por este motivo, bem como desprezam o autêntico pelo mesmo motivo. O próprio Jesus foi vítima desse preconceito, veja:

"E estava ele expulsando um demônio, o qual era mudo. E aconteceu que, saindo o demônio, o mudo falou; e maravilhou-se a multidão. Mas alguns deles diziam: Ele expulsa os demônios por Belzebu, príncipe dos demônios. E outros, tentando-o, pediam-lhe um sinal do céu." Lc. 11:14-16.

"Filipe achou Natanael, e disse-lhe: Havemos achado aquele de quem Moisés escreveu na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José. Disse-lhe Natanael: Pode vir alguma coisa boa de Nazaré? Disse-lhe Filipe: Vem, e vê." Jo. 1:45 e 46.

"E alguns deles queriam prendê-lo, mas ninguém lançou mão dele. E os servidores foram ter com os principais dos sacerdotes e fariseus; e eles lhes perguntaram: Por que não o trouxestes? Responderam os servidores: Nunca homem algum falou assim como este homem. Responderam-lhes, pois, os fariseus: Também vós fostes enganados? Creu nele porventura algum dos principais ou dos fariseus? Jo. 7:44-48."

Como vimos na última citação, os fariseus queriam que o povo só cresse se os eminentes tivessem crido. E como eles estivessem cegos, e isso por se terem desviado dos mandamentos de Deus, eles não podiam ver o que o Pai estava fazendo os pequenos verem. Ainda outra ocorrência houve, veja:

"E rogou-lhe um dos fariseus que comesse com ele; e, entrando em casa do fariseu, assentou-se à mesa. E eis que uma mulher da cidade, uma pecadora, sabendo que ele estava à mesa em casa do fariseu, levou um vaso de alabastro com ungüento; e, estando por detrás, aos seus pés, chorando, começou a regar-lhe os pés com lágrimas, e enxugava-lhos com os cabelos da sua cabeça; e beijava-lhe os pés, e ungia-lhos com o ungüento. Quando isto viu o fariseu que o tinha convidado, falava consigo, dizendo: Se este fora profeta, bem saberia quem e qual é a mulher que lhe tocou, pois é uma pecadora. E respondendo, Jesus disse-lhe: Simão, uma coisa tenho a dizer-te. E ele disse: Dize-a, Mestre. Um certo credor tinha dois devedores: um devia-lhe quinhentos dinheiros, e outro cinqüenta. E, não tendo eles com que pagar, perdoou-lhes a ambos. Dize, pois, qual deles o amará mais? E Simão, respondendo, disse: Tenho para mim que é aquele a quem mais perdoou. E ele lhe disse: Julgaste bem. E, voltando-se para a mulher, disse a Simão: Vês tu esta mulher? Entrei em tua casa, e não me deste água para os pés; mas esta regou-me os pés com lágrimas, e mos enxugou com os seus cabelos. Não me deste ósculo, mas esta, desde que entrou, não tem cessado de me beijar os pés. Não me ungiste a cabeça com óleo, mas esta ungiu-me os pés com ungüento. Por isso te digo que os seus muitos pecados lhe são perdoados, porque muito amou; mas aquele a quem pouco é perdoado pouco ama. E disse-lhe a ela: Os teus pecados te são perdoados. E os que estavam à mesa começaram a dizer entre si: Quem é este, que até perdoa pecados? E disse à mulher: A tua fé te salvou; vai-te em paz." Lc. 7:37-50.

E como o ímpio também profetiza, o sumo sacerdote da época de Jesus também profetizou, veja:

"E Caifás, um deles que era sumo sacerdote naquele ano, lhes disse: Vós nada sabeis, nem considerais que nos convém que um homem morra pelo povo, e que não pereça toda a nação. Ora ele não disse isto de si mesmo, mas, sendo o sumo sacerdote naquele ano, profetizou que Jesus devia morrer pela nação." Jo. 11:49-51.

Jesus também previu sobre o aparecimento dos falsos cristos, veja:

"E, se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria; mas por causa dos escolhidos serão abreviados aqueles dias. Então, se alguém vos disser: Eis que o Cristo está aqui, ou ali, não lhe deis crédito; porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos. Eis que eu vo-lo tenho predito." Mt. 24:25-25.

E os cristos que hoje a maioria prega são falsos. Pois que eles não têm lei, e são apenas a lembrança de uma pessoa que dizem ter existido, ou imagem do que dizem ter sido Jesus, a qual adoram e cultuam, transgredindo a lei do autêntico que diz: “Não farás para ti imagem de escultura; não a adorarás nem a servirás”. Êx. 20:4 e 5. Assim, fazem aquilo que receberam por tradição dos seus pais e líderes religiosos, invalidando a palavra de Deus." Mt. 15:3 e 6.

E já que esses cristos que pregam são falsos, logo aqueles que isso fazem também o são, dos quais disse o Espírito Santo por Paulo, veja:

"Mas o que eu faço o farei, para cortar ocasião aos que buscam ocasião, a fim de que, naquilo em que se gloriam, sejam achados assim como nós. Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo. E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz. Não é muito, pois, que os seus ministros se transfigurem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras." II Co. 11:12-15.

E como saber quem são esses ministros de Satanás? Veja:

"Filhinhos, ninguém vos engane. Quem pratica a justiça é justo, assim como ele é justo. Quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo. Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus. Nisto são manifestos os filhos de Deus, e os filhos do diabo. Qualquer que não pratica a justiça, e não ama a seu irmão, não é de Deus." I Jo. 3:7-10.

Que justiça é essa da qual fala o Espírito Santo por João? Veja:

"Os teus mandamentos são a justiça. Sl. 119:172, ú.parte. A tua justiça é uma justiça eterna, e a tua lei é a verdade." Sl. 119:142.

É essa justiça da qual o Espírito Santo diz pelo apóstolo Paulo que os judeus buscaram, mas não acharam devido não terem unido com a fé naqueles de quem ouviram, tendo, assim, rejeitado a justiça de Deus, e procurado estabelecer a sua própria justiça. Rm. 10:1-10.

Diz ainda o apóstolo:

"Porque não ousamos classificar-nos, ou comparar-nos com alguns, que se louvam a si mesmos; mas estes que se medem a si mesmos, e se comparam  consigo mesmos, estão sem entendimento. Porém, não nos gloriaremos fora da medida, mas conforme a reta medida que Deus nos deu, para chegarmos até vós; porque não nos estendemos além do que convém, como se não houvéssemos de chegar até vós, pois já chegamos também até vós no evangelho de Cristo, não nos gloriando fora da medida nos trabalhos alheios; antes tendo esperança de que, crescendo a vossa fé, seremos abundantemente engrandecidos entre vós, conforme a nossa regra, para anunciar o evangelho nos lugares que estão além de vós e não em campo de outrem, para não nos gloriarmos no que estava já preparado. Aquele, porém, que se gloria, glorie-se no Senhor. Porque não é aprovado quem a si mesmo se louva, mas, sim, aquele a quem o Senhor louva." II Co. 10:12-18.

Esses obreiros fraudulentos que se dizem ministros do evangelho de Jesus Cristo, nem ao menos sabem que é o evangelho, muito menos sabem quem é o Senhor.

E para que o leitor saiba, a seguir vamos inserir parte do que já discorremos sobre o tema em outro artigo codificado por nós.
Diz a Escritura que como Deus havia escolhido a Abraão para ser pai de uma numerosa nação, anunciou a ele primeiramente o evangelho. Mas há quem pense que o evangelho é os livros escritos por Mateus, Marcos, Lucas e João, os quais são os primeiros que constam no início do que os homens convencionaram chamar de “Novo Testamento”. Entretanto é bom que considere:

Que evangelho significa “boas-novas”. E que este não tem sido pregado apenas para nós, outrora gentios, veja:

"Porque também a nós foram pregadas as boas-novas, como a eles, mas a palavra da pregação nada lhes aproveitou, porquanto não estava misturada com a fé naqueles que a ouviram. Porque nós, os que temos crido, entramos no repouso, tal como disse: Assim jurei na minha ira que não entrarão no meu repouso; embora as suas obras estivessem acabadas desde a fundação do mundo. Porque em certo lugar disse assim do dia sétimo: e repousou Deus de todas as suas obras no sétimo dia. E outra vez neste lugar: Não entrarão no meu repouso. Visto, pois, que resta que alguns entrem nele, e que aqueles a quem primeiro foram pregadas as boas-novas, não entraram por causa da desobediência, determina um certo dia, Hoje, dizendo por Davi, muito tempo depois, como está dito: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações." Hb. 4:1-6.

Assim, vemos que o evangelho não significa o que pensam, e sim o poder de Deus para salvação daquele que crer. Primeiro do Judeu, e também do grego. Rm. 1:16.

Mas quando a Escritura fala no poder de Deus, há quem possa pensar ser este uma força mística ou misteriosa que emana de Deus, independentemente de algo que concorra para isso. Entretanto diz uma Escritura:

"...falou-nos nestes últimos dias pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo. O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pelo poder da sua palavra, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas." Hb. 1-3.

Como vimos, da palavra de Deus é que emana a virtude e, por conseguinte, o poder.

Também o apóstolo, escrevendo aos crentes de Roma, disse:

"E assim, quanto está em mim, estou pronto para também vos anunciar o evangelho, a vós que estais em Roma." Rm. 1:15.

Ora, se eles já haviam crido em Jesus como Salvador, que necessidade havia de que o apóstolo se preocupasse e se abalasse para ir à Roma a fim de fazer algo desnecessário, e pregar o evangelho, que corresponde aos mandamentos de Deus? Se é que assim consideram alguns a obediência da lei ou mandamentos de Deus.
Mas por causa da desobediência dos homens, diz o apóstolo:

"Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça." Rm. 1:18.

Sendo a verdade de Deus os seus mandamentos, a impiedade corresponde à transgressão desses mandamentos, e, por conseguinte, à injustiça, pelo qual vem a ira de Deus sobre os homens.

E isso foi manifesto na passagem bíblica escrita por João na sua primeira epístola, e que citamos páginas atrás, e constantes em I Jo. 3:7-10. Ali o apóstolo mostra o pecado como antítese da justiça. Portanto o pecado é a transgressão da justiça de Deus, a qual corresponde aos seus mandamentos. E que o Espírito Santo pelo apóstolo Paulo evidencia na parte que atrás citamos, que diz que os homens detêm a verdade de Deus em injustiça. Rm. 1:18.

Também sublinhamos num dos textos do apóstolo Paulo, atrás citado, o seguinte:

"Aquele, porém, que se gloria, glorie-se no Senhor." A que corresponde isso? Será que devemos nos gloriar numa pessoa? Diz o Espírito por Jeremias: Mas aquele que se gloriar, glorie-se em conhecer o Senhor. . .”.  E conhecer o Senhor é guardar os seus mandamentos. I Jo. 2:3.

Leia o artigo que codificamos com o nome “Quem é o Senhor”.
Jesus foi o Cristo encarnado. E Cristo é o Verbo, ou a palavra, ou os mandamentos de Deus. Jo. 1:1; Dt. 30:11-14. Ainda que Jesus seja o Senhor, já dissemos que ele como pessoa de carne e osso deixou de existir, pois, habitando os céus, já é espírito. Mas ele nos deixou a sua palavra que o representa, e que fala como se pessoa fosse. Tanto é que diz a Escritura:

Então o Senhor vos falou do meio do fogo; a voz das palavras ouvistes; porém, além da voz, não vistes figura alguma. Dt. 4:12.

Observe que não diz as palavras da voz, mas a voz das palavras. Portanto a palavra produz voz. E Cristo é a palavra de Deus, por quem ele fala. Na visão do apocalipse o apóstolo João ouviu vozes saindo do templo do Senhor onde está a sua arca com as tábuas do testemunho, Ap. 11:19; que é como o próprio Deus, Dt. 32:47; que outrora havia sido dada através de Moisés, e que habitou em tendas, inicialmente, 2 Sm. 7:2; habitou em Siló, Jr. 7:12; depois habitou no templo construído para ele por Salomão, 1 Cr. 17:12; etc.

O profeta não é um homem que saiba tudo. E isso nos ensina Deus pelas Sagradas Escrituras. Pois quando Davi falou ao profeta Natã da sua intenção de construir um templo ao nome do Senhor, Natã lhe disse que ele fizesse o que o seu coração lhe dizia, que Deus era com ele. Entretanto veio a palavra do Senhor a Natã e disse:

"Sucedeu, pois, que, morando Davi já em sua casa, disse ao profeta Natã: Eis que moro em casa de cedro, mas a arca da aliança do Senhor está debaixo de cortinas. Então Natã disse a Davi: Tudo quanto tens no teu coração faze, porque Deus é contigo. Mas sucedeu, na mesma noite, que a palavra de Deus veio a Natã, dizendo: Vai, e dize a Davi meu servo: Assim diz o Senhor: Tu não me edificarás uma casa para eu morar; porque em casa nenhuma morei, desde o dia em que fiz subir a Israel até ao dia de hoje; mas fui de tenda em tenda, e de tabernáculo em tabernáculo. Por todas as partes por onde andei com todo o Israel, porventura falei alguma palavra a algum dos juízes de Israel, a quem ordenei que apascentasse o meu povo, dizendo: Por que não me edificais uma casa de cedro? Agora, pois, assim dirás a meu servo Davi: Assim diz o Senhor dos Exércitos: Eu te tirei do curral, de detrás das ovelhas, para que fosses chefe do meu povo Israel. E estive contigo por toda a parte, por onde foste, e de diante de ti exterminei todos os teus inimigos, e te fiz um nome como o nome dos grandes que estão na terra, e ordenarei um lugar para o meu povo Israel, e o plantarei, para que habite no seu lugar, e nunca mais seja removido de uma para outra parte; e nunca mais os filhos da perversidade o debilitarão como dantes, E desde os dias em que ordenei juízes sobre o meu povo Israel. Assim abaterei a todos os teus inimigos; também te faço saber que o Senhor te edificará uma casa. E há de ser que, quando forem cumpridos os teus dias, para ires a teus pais, suscitarei a tua descendência depois de ti, um dos teus filhos, e estabelecerei o seu reino. Este me edificará casa; e eu confirmarei o seu trono para sempre." 1 Cr. 17:1-12.

Também quando Nabucodonosor pretendeu matar os sábios de Babilônia por não poderem lhe fazer saber o sonho que ele havia tido nem lhe dar a interpretação do mesmo, Daniel pediu tempo e buscou a Deus para saber tanto o sonho como o seu significado, o que lhe foi concedido saber, e ele revelou ao rei Nabucodonosor. Dn. 2.

Noutra ocasião Daniel fora chamado perante o mesmo rei, e este lhe fez saber um sonho que tivera, e pediu que Daniel lhe desse a interpretação. E ele esteve por uma hora atônito diante do Rei. Acaso não estava Daniel orando em espírito para poder saber a interpretação do Sonho? Dn. 4.

No passado Deus usava duas pedras pelas quais os sacerdotes consultavam ao Senhor. Por uma eles falavam, e pela outra eles ouviam a resposta do Senhor. Era o Urin e o Tumin. Ex. 28:30; Nm. 27:21. E isso era uma figura para os nossos dias, e tem o seu paralelo hoje. São os corações de pedra que falam a Deus, e os corações de pedra pelos quais ele responde. Tanto os que consultam a Deus, como aqueles pelos quais eles obtêm resposta, ambos podem ter os seus corações endurecidos qual pedra. Para os quais Deus diz:

Até quando, ó símplices, amareis a simplicidade? E vós escarnecedores, desejareis o escárnio? E vós insensatos, odiareis o conhecimento? Convertei-vos pela minha repreensão; pois eis que vos derramarei abundantemente do meu espírito e vos farei saber as minhas palavras. Pv. 1:22 e 23.

Que conhecimento é esse que o Senhor denuncia que os símplices odeiam?

Diz o Espírito por João:

"E nisto sabemos que o conhecemos, se guardamos os seus mandamentos." I Jo. 2:3.

Que é a repreensão que diz o Senhor?

No próprio versículo está. São as palavras do Senhor.

E outros textos confirmam a nossa assertiva. Veja:

"O que ama a instrução ama o conhecimento, mas o que odeia a repreensão é estúpido." Pv. 12:1.

"O filho sábio atende à instrução do pai; mas o escarnecedor não ouve a repreensão." Pv. 13:1.

"Pobreza e afronta virão ao que rejeita a instrução, mas o que guarda a repreensão será honrado." Pv. 13:18.

"Porque, eis que o Senhor virá com fogo; e os seus carros como um torvelinho; para tornar a sua ira em furor, e a sua repreensão em chamas de fogo." Is. 66:15.

"E até os profetas serão como vento, porque a palavra não está com eles; assim se lhes sucederá." Jr. 5:13.

Quando o Senhor fala pelo profeta e diz “a palavra”, ele está falando de uma coisa específica. E essa palavra significa a sua lei ou mandamentos, que são a sua palavra, que os falsos profetas não têm.
oliprest
Enviado por oliprest em 28/04/2012
Alterado em 22/09/2012


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Imagem de cabeçalho: raneko/flickr