Textos

SEM SOBERBA.

Deus tem falado com muitos do Seu povo, o que tem levado alguns a se ensoberbecerem por isso. Existe razão para isso? Se Deus fala com alguém não é porque essa pessoa tenha merecimento, mas porque Deus é misericordioso e compassivo e tardio em irar-se, e não quer que ninguém se perca, mas que todos se salvem.

Nestes dias tem abundado a graça de Deus para com a humanidade. Afinal Deus vela pela sua palavra para cumpri-la. E o Espírito inspirou o apóstolo Paulo para dizer que onde abundou o pecado, superabundou a graça. Assim, ele tem falado a muitos, ainda que nem todos com os quais ele fale obedeçam ou estejam andando corretamente. Mas o fato de Deus falar leva alguns a se vangloriarem nisso.

Ora, Deus também falou com Caim antes de ele matar a seu irmão. Mesmo assim Caim não se deu por avisado, e não se desviou do que intentava, tendo matado a seu irmão Abel. Apesar da sua desobediência, Deus voltou a falar com Caim, fazendo-o saber que o delito dele não estava encoberto com a terra posta sobre o sangue do seu irmão, o qual ele havia matado.

A quem mais é dado mais é exigido. Se o Senhor falou ele irá cobrar aquilo que ele falou.

Vamos citar alguns exemplos de pessoas com as quais Deus falou, e que mesmo assim não foram tementes e até perderam a vida por isso.
Havia um profeta ao tempo em que Deus estava levando o seu povo para Canaã, a terra da promissão, que fora chamado para amaldiçoar esse povo, e que embora se tenha negado inicialmente a fazer o que lhe foi pedido, depois agiu com dolo para fazer que o povo caísse em transgressão, e ficasse maldito. Esse profeta, de nome Balaão, fora advertido por Deus para não acompanhar aos príncipes enviados por Balaque a fim de buscá-lo para amaldiçoar ao povo de Deus. Ainda assim Balaão foi com os príncipes de Balaque, o que levou Deus a se colocar no seu caminho para impedi-lo da empreitada. Deus fez que a jumenta sobre a qual Balaão ia montado, e sobre a qual cavalgava a trinta anos, visse o anjo do Senhor e se desviasse por mais de uma vez. Balaão se indignou com ela e a surrou. Deus abriu a boca da jumenta e lhe falou com voz humana, a fim de evitá-lo de praticar uma loucura. Ainda assim Balaão não foi cauteloso na sua ação. Ensinou ao rei como armar ciladas ao povo de Deus, e foi morto posteriormente. Esse episódio está narrado no livro de Números, no capítulo 22:5 a 24:25 e 31:8.

Outra pessoa com quem Deus falou até por ele mesmo, foi o rei Saul. Houve uma ocasião, quando esse rei procurava a Davi para matar, que o espírito de Deus se apoderou de Saul, e este passou um dia profetizando. Ainda assim ele não se desviou do seu intento, e foi decaindo mais e mais até perder a vida numa guerra. Esse caso está narrado no livro de I Samuel do capítulo nove em diante.

Deus também falou com um profeta a quem comissionou para ir a Samaria profetizar contra o altar que Jeroboão edificara. Ordenou-lhe, entretanto, que não comesse nem bebesse água naquele lugar. Mas outro profeta lhe persuadiu a comer em sua casa naquele lugar, dizendo que ele também era profeta e que um anjo lhe tinha aparecido e lhe dito que fizesse o profeta comissionado por Deus comer e beber água com ele. Essa desobediência resultou na sua morte logo em seguida. Esse episódio está narrado no I livro de Reis no capítulo treze.

Faltar-nos-ia espaço para relacionar os casos registrados tanto nas Sagradas Escrituras quanto os que temos tomado conhecimento haverem ocorrido nestes tempos no meio do povo de Deus, onde ele tem falado, o qual não obedece a voz do Senhor  e a mensagem que lhe tem sido dirigida. E isso não tem sido apenas no nosso meio, ou nas igrejas onde temos congregado. Temos notícias de várias ocorrências havidas também em outros grupos evangélicos.

Certa vez eu estava na cidade de São Paulo, e fui a casa de uma diaconisa, já falecida, a fim de buscarmos uma palavra do Senhor. Nessa ocasião o Senhor nos falou algumas coisas. E entre elas que nós não falássemos nada do que ele nos estava falando, mas que quando ele me mandasse que eu fosse. Se referindo a uma missão que eu teria de cumprir num determinado tempo. Mas voltando de lá, a pessoa da qual o Senhor havia se referido, instou comigo para saber o que o Senhor havia falado. E eu busquei dissimular, mas acabei falando mesmo de forma dissimulada alguma coisa para ela. Quando eu retornei à profetisa para obter uma palavra do Senhor, Ele revelou logo a ela que havíamos falado o que Ele nos havia ordenado que não falássemos. É que Ele havia dito que não falássemos nada do que Ele nos tinha dito. Precisamos pedir perdão a Ele para que Ele voltasse a nos falar.
    
Mas não só esses casos são perigosos. Há os casos em que Deus manda o profeta fazer determinada coisa, mas ele não faz. Lhe revela algo para que ele dê conhecimento da revelação a alguém ou ao povo em geral, e o profeta não cumpre. Depois o profeta perde o dom e não sabe a razão. Outros há que se ensoberbecem pelo fato de o Senhor lhes ter mostrado ou falado algo, ou lhe feito alguma promessa. Ficam propalando e se gloriando como se aquilo fosse recompensa por mérito seu. Não sabem ou esquecem que Deus prova os corações, e que não devemos nos ensoberbecer por nada. Pois somos simples vasos nas mãos do Senhor.

Há uma passagem bíblica na qual o próprio Senhor diz: “Não vos ensoberbeçais porque o Senhor falou.” E se ele não poupou aos Israelitas segundo a carne, teme que não poupe a ti também. Por isso teme.

Sei de casos em que Deus tem mandado guardar os seus mandamentos, deixar de comer comidas imundas, deixar de usar roupas que não convém, deixar de cortar os cabelos (para as mulheres), jejuar, deixar de ouvir músicas profanas, etc., e essas ordens têm sido desprezadas por aqueles que se dizem povo eleito, nação santa, sacerdócio real.

Precisamos fazer como o salmista. Pedir ao Senhor que nos dê um coração sábio e entendido para que saibamos discernir e temer ao Senhor segundo o temor que lhe é devido.

Portanto, como disse o Senhor certa vez para o grupo do qual eu participei: “cada um deve se consertar e se preparar. E que ele vem buscar um povo preparado, e não que está se preparando.”
oliprest
Enviado por oliprest em 19/05/2012


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr