O HOMEM, ESSE ATUAL SER IRRACIONAL
Por que nós, seres humanos, praticamos tanta desumanidade? Vivemos tropeçando, embora não saibamos em quê e nem se tropeçamos? Sofremos e não sabemos por quê?
A resposta mais apropriada que me ocorreu é que o homem se tornou estúpido demais para viver, ou existir. E isso não é só com relação aos não religiosos, mas de forma generalizada. Pv. 1:22-26. Coloco-me entre todos, porque acabo, de alguma forma, fazendo parte da injustiça que se pratica em nosso mundo.
Mas o que é justiça? Já a algum tempo que ouço que a justiça não existe, ou que não mais é praticada. Essa verdade tem servido de argumento para que outros, ditos seres humanos, também não pratiquem a justiça ou concorram para a sua impraticabilidade. Dizem as Escrituras: "Porquanto não se executa logo o juízo sobre a má obra, o coração dos filhos dos homens está inteiramente disposto para praticar o mal". Ec. 8:11
Há quem pense que o homem é um acidente da natureza, o que só complica ainda mais as coisas, já demais complicadas. O dito ser humano, tem buscado, há milênios, explicação para quase tudo o que existe. E, em muitas casos, tem chegado a conclusões fantásticas. Mas até nisso ele acaba chegando a prática de desumanidade, e se tornando insensato e louco, pois pensa que as conclusões a que chegou, quando acertadas, foram frutos de si mesmo.
Disse Salomão: "Quando apliquei o meu coração a conhecer a sabedoria, e a ver o trabalho que se faz sobre a terra (pois homens há que nem de dia nem de noite conseguem dar sono aos seus olhos), então contemplei toda obra de Deus, e vi que o homem não pode compreender a obra que se faz debaixo do sol; pois por mais que o homem trabalhe para a descobrir, não a achará; embora o sábio queira conhecê-la, nem por isso a poderá compreender. Ec. 8:16 e 17.
Só a queda espiritual do homem, apesar de toda conseqüência, não resultaria no estado em que o dito ser humano se encontra. Mas ele, não contente com seu estado, continua na busca de artifícios que lhe possam prover a felicidade perdida. E no afã de alcançá-la, ele tem, dia-a-dia, se enterrado de alma num abismo jamais imaginado. Sua insensatez não o deixa ver o fim a que o mesmo se destina. Até nisso ele é presunçoso, pois quer crer que essa capacidade de ainda resistir a esse tremedal vem de si mesmo. Dizem as Escrituras: “Em verdade Deus criou o homem reto, mas ele procurou muitos artifícios.” Ec. 7:29.
Àqueles que se dedicam ao estudo do homem, sua origem e fim, ocorrem fantásticas e, quase sempre, fantasiosas teorias, não obstante o seu criador ter deixado minucioso compêndio sobre isso.
Entretanto, ligado a isso, deixou também uma espécie de ação mística sem o que ele não pode entender.
Disse o Senhor usando Salomão: “Filho meu, se aceitares as minhas palavras, e esconderes contigo os meus mandamentos..., então entenderás o temor do Senhor e acharás o conhecimento de Deus.” Pv. 2:1-5.
Sim, a verdade divina só pode ser entendida plenamente se houver retidão de coração, e submissão aos mandamentos de Deus. Sem o que não pode ser entendida enquanto lida.
oliprest
Enviado por oliprest em 19/05/2012